Um sistema de pistão contendo um gás é mostrado na figura. Sobre a extremidade superior do êmbolo, que pode movimentar-se livremente sem atrito, encontra-se um objeto. Através de uma chapa de aquecimento é possível fornecer calor ao gás e, com auxílio de um manômetro, medir sua pressão. A partir de diferentes valores de calor fornecido, considerando o sistema como hermético, o objeto elevou-se em valores Δh, como mostrado no gráfico. Foram estudadas, separadamente, quantidades equimolares de dois diferentes gases, denominados M e V.
A diferença no comportamento dos gases no experimento decorre do fato de o gás M, em relação ao V, apresentar
Questões relacionadas
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(IFSP) Dois dos principais efeitos causados pela passagem de uma corrente elétrica são:
I. Efeito térmico ou Joule – uma corrente elétrica, pela sua passagem, provoca uma variação de temperatura num condutor.
II. Efeito magnético – toda corrente elétrica cria ao seu redor um campo magnético no espaço em torno de si. Isto pode ser verificado experimentalmente aproximando-se uma bússola de um condutor sendo percorrido por corrente elétrica: a agulha sobre deflexão.
Considerando um condutor metálico percorrido por uma corrente de intensidade de 1A assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
(ENEM 2012 2ª APLICAÇÃO) No Brasil de hoje são falados por volta de 200 idiomas. As nações indígenas do país falam cerca de 180 línguas, e as comunidades de descendentes de imigrantes cerca de 30 línguas. Há uma ampla riqueza de usos, práticas e variedades no âmbito da própria língua portuguesa falada no Brasil, diferenças estas de caráter diatópico (variações regionais) e diastrático (variações de classes sociais) pelo menos. Somos, portanto, um país de muitas línguas, tal qual a maioria dos países do mundo (em 94% dos países são faladas mais de uma língua).
Fomos no passado, ainda muito mais do que hoje, um território plurilíngue. Cerca de 1078 línguas indígenas eram faladas quando aqui aportaram os portugueses, há 500 anos, segundo estimativas de Rodrigues (1993). Porém, o Estado português e, depois da independência, o Estado brasileiro, que o sucedeu, tiveram por política impor o português como a única língua legítima, considerando-a “companheira do Império”. A política linguística principal do Estado sempre foi a de reduzir o número de línguas, num processo de glotocídio (eliminação de línguas) por meio do deslocamento linguístico, isto é, de sua substituição pela língua portuguesa. Somente na primeira metade do século XX, segundo Darcy Ribeiro, 67 línguas indígenas desapareceram no Brasil — mais de uma por ano, portanto. Das cerca de 1 078 línguas indígenas faladas em 1 500, ficamos com aproximadamente 180 em 2000 (um decréscimo de 85%), e várias destas 180 encontram-se em estado avançado de desaparecimento.
Disponível em: www.cultura.gov. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).
As línguas indígenas contribuíram, entre outros aspectos, para a introdução de novas palavras no português do Brasil. De acordo com o texto apresentado, infere-se que a redução do número de línguas indígenas:
- História - Fundamental | 1º ano
Mesmo depois de abolida a escravidão,
negra é a mão de quem faz a limpeza.
Lavando a roupa encardida, esfregando o chão.
(...) Negra é a vida consumida ao pé do fogão.
Negra é a mão nos preparando a mesa.
Limpando as manchas do mundo com água e sabão.
GIL,Gilberto. Mão da limpeza. Em Raça humana. Rio de Janeiro, Warner Music Brasil, 1984.
A partir da leitura do trecho da música responda: quais eram as condições de vida dos africanos e de seus descendentes após a abolição dos escravos no Brasil?
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Leia as informações e responda.
DESDE OS TEMPOS DO CABO DE GUERRA
Não apenas os equipamentos, os recordes e as regras mudaram em 112 anos de Olimpíadas. Esportes também foram aceitos ou expulsos
Circule na imagem as medidas que foram usadas.
10. USANDO O DINHEIRO
Texto base: Observe as notas que Carolina tem para comprar uma boneca. Agora, faça o que se pede.
Enunciado:
Carolina precisava de 48 reais para comprar a boneca Lili. Ela tinha duas notas de 10 reais e uma nota de 5 reais. Seu papai lhe deu o que faltava. Quantos reais ele lhe deu?
Operação
Resposta
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Leia o texto.
Nunca deixe seu filho mais confuso que você
De manhã, na copa. O pai mexe o café na xícara. O filho caçula vem da sala, dispara:
— Pai, o que é genitália? O homem volta-se:
— Ge... o quê?
— Genitália.
— Onde é que você tirou isso, da sua cabeça?
— Tá no jornal, pai.
— Genitália, no jornal? Bem, esse assunto não é comigo agora. Já estou atrasado pro trabalho. Cadê sua mãe? Rita! Ritinhaaaaa! Onde é que essa mulher se enfiou? Rita, venha ouvir aqui o que seu filho está aprontando.
Dona Rita desce esbaforida:
— Algum problema, Gervásio?
— Problema nenhum. O garoto está apenas querendo saber o que é genitália. Explique pra ele. Estou de saída.
— Genitália? Eu? Isso é conversa de homem pra homem. Vai dizer que você não sabe?
— Saber eu sei, lógico. Mas há coisas que a gente sabe o que é na teoria, mas fica difícil de explicar na prática.
— Deixa de bobagem.
Lourenço Diaféria, “O invisível cavalo voador – Falas contemporâneas”,
Editora FTD – 1990.
O conflito gerador do enredo é