O movimento de pessoas na Terra tem aumentado constantemente. Isto tem alterado o curso da evolução humana, pois possibilita o aumento de:
Questões relacionadas
- Física
Dois bastões metálicos idênticos estão carregados com a carga de 9,0µC.Eles são colocados em contato com um terceiro bastão, também idêntico aos outros dois, mas cuja carga líquida é zero. Após o contato entre eles ser estabelecido, afastam-se os três bastões.Qual é a carga líquida resultante, em µC no terceiro bastão?
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
As misturas efervescentes, em pó ou comprimidos, são comuns para a administração de vitamina C ou de medicamentos para azia. Essa forma farmacêutica sólida foi desenvolvida para facilitar o transporte, aumentar a estabilidade de substâncias e, quando em solução, acelerar a absorção do fármaco pelo organismo.
As matérias primas que atuam na efervescência são, em geral, o ácido tartárico ou ácido cítrico que reagem como um sal de caráter básico, como o bicarbonato de sódio (NaHCO3), quando em contato com a água. A partir do contato da mistura efervescente com a água, ocorre uma série de reações químicas simultâneas: liberação de ions, formação de ácido e liberação de gás carbônico - gerando a efervescência.
As equações a seguir representam as etapas da reação da mistura efervescente na água, em que foram omitidos os estados de agregação dos reagentes, e H3A representa o ácido cítrico.
I - NaHCO3 → NA++ HCO3
II - H2CO3 ↔H2O + CO2
III - HCO3 + H+ ↔ H2CO3
IV - H3A ↔ 3H++ AA ionização, a dissociação iônica, a formação do ácido e a liberação do gás ocorrem, respectivamente, nas seguintes etapas:
- Química | A. Modelos Atômicos
(PUC-RS) O átomo, na visão de Thomson, é constituído de:
- Física
Num sistema termodinâmico um gás ideal, ao receber 300J do meio externo, realiza um trabalho de 200J É correto afirmar que:
- História | 5.4 Absolutismo
(CEFET) O processo de centralização do poder iniciado ainda no século Xl, com a formação das monarquias nacionais, desembocou, na Idade Moderna, na constituição de monarquias de caráter absolutistas. Nesta forma de organização política, o rei detinha a totalidade do poder, confundindo-se com o próprio Estado.
Entre a relação do rei com a sociedade a função do monarca era: