(PUCRJ) Considere os tópicos abaixo:
I. Seleção natural
II. Herança dos caracteres adquiridos
III. Adaptação ao meio
IV. Ancestralidade comum
V. Mutação
Quais deles foram considerados por Darwin na elaboração de sua teoria da evolução das espécies?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Look at the picture and answer the questions: Available at < https://br.pinterest.com/pin/556264991447680440/> accesses on 4 April, 2018.
A) Which of these sports can you play?
B) Can you play baseball in your school?
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Jogar limpo
Argumentar não é ganhar uma discussão a qualquer preço. Convencer alguém de algo é, antes de tudo, uma alternativa à prática de ganhar uma questão no grito ou na violência física — ou não física. Não física, dois pontos. Um político que mente descaradamente pode cativar eleitores. Uma publicidade que joga baixo pode constranger multidões a consumir um produto danoso ao ambiente. Há manipulações psicológicas não só na religião. E é comum pessoas agirem emocionalmente, porque vítimas de ardilosa — e cangoteira — sedução. Embora a eficácia a todo preço não seja argumentar, tampouco se trata de admitir só verdades científicas — formar opinião apenas depois de ver a demonstração e as evidências, como a ciência faz. Argumentar é matéria da vida cotidiana, uma forma de retórica, mas é um raciocínio que tenta convencer sem se tornar mero cálculo manipulativo, e pode ser rigoroso sem ser científico.
Língua Portuguesa, São Paulo, ano 5, n. 66, abr. 2011 (adaptado).
No fragmento, opta-se por uma construção linguística bastante diferente em relação aos padrões normalmente empregados na escrita. Trata-se da frase “Não física, dois pontos”. Nesse contexto, a escolha por se representar por extenso o sinal de pontuação que deveria ser utilizado:
- Matemática - Fundamental | 2.3 Multiplicação e Divisão com Números Inteiros
Texto base:
Leia o texto a seguir:
A persistência multiplicativa de um número inteiro é definida como o número de passos necessários para atingir um número de um só dígito através do processo interativo de multiplicação dos dígitos do número. Por exemplo, a persistência multiplicativa de 679 é 5, pois
A persistência de um número de um só dígito é 0. Sabe-se que existem números de persistência multiplicativa 11, mas não se tem a certeza se existem números de persistência multiplicativa igual ou superior a 12. Disponível em: http://algol.fis.uc.pt/quark/viewtopic.php?f=30&t=1080. Acesso em: 13 mar. 2015.
Enunciado:
Determine a persistência de:
A) 88
B) 2359
- História | 4.2 Baixa Idade Média
Depois do século XI, a palavra burguês passou a significar algo diretamente oposto ao feudalismo, e burgueses eram principalmente os mais destacados comerciantes e artesãos. [...] O mundo feudal, contudo, se opunha ao burguês e vice-versa. Ele não era subordinado a ninguém e não devia satisfação sobre seus atos a quem quer que fosse. Entretanto, sobre ele pesavam inúmeros privilégios senhoriais: pagar pelo uso de pontes e caminhos, por exemplo, incomodava muito ao mercador, que ansiava por poder ir e vir com seus produtos sem ver seu lucro reduzido pelo pagamento de taxas absurdas e descabidas.
MICELI, P. O feudalismo. Editora Atual. São Paulo, 1988 (adaptado). VOT2021
A partir do século XI teve início a Baixa Idade Média, período marcado por transformações no modo de produção feudal. De acordo com o texto do historiador Paulo Miceli, no contexto dessa transformação destaca-se o - Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UNICAMP) Olhos pouco desenvolvidos e ausência de pigmentação externa são algumas das características comuns a diversos organismos que habitam exclusivamente cavernas. Dentre esses organismos, encontram-se espécies de peixes, anfíbios, crustáceos, aracnídeos, insetos e anelídeos. Em relação às características mencionadas, é correto afirmar que: