(UTFPR) Assinale qual das características abaixo diferencia os primatas dos outros mamíferos.
Questões relacionadas
- Literatura
(UFSM) O poeta árcade Cláudio Manuel da Costa valeu-se, em alguns momentos, da natureza brasileira para compor sua poesia, fugindo, assim, pelo menos em parte, do convencionalismo neoclássico. A partir dessa ideia, leia o poema a seguir.
LVIII
1Altas serras, 3que ao Céu estais servindo
De muralhas, que o tempo não profana,
Se Gigantes não sois, que a forma humana
Em duras penhas foram confundindo;
Já sobre o vosso cume se está rindo
O 4Monarca da luz, que esta alma engana;
Pois na face, que ostenta, soberana,
O rosto de meu bem me vai fingindo.
Que alegre, que mimoso, que brilhante
Ele se me afigura! Ah qual efeito
Em minha alma se sente neste instante!
Mas ai! a que delírios me sujeito!
Se quando no Sol vejo o seu semblante,
Em vós descubro 2ó penhas o seu peito?
Acerca do poema, assinale a alternativa INCORRETA.
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
Durante as estações chuvosas, aumentam no Brasil as campanhas de prevenção à dengue, que têm como objetivo a redução da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.
Que proposta preventiva poderia ser efetivada para diminuir a reprodução desse mosquito?
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
Para evitar uma epidemia, a Secretaria de Saúde de uma cidade dedetizou todos os bairros, de modo a evitar a proliferação do mosquito da dengue. Sabe-se que o número f de infectados é dado pela função f(t) = -2t2 + 120t (em que t é expresso em dia e t = 0 é o dia anterior à primeira infecção) e que tal expressão é válida para os 60 primeiros dias da epidemia.
A Secretaria de Saúde decidiu que uma segunda dedetização deveria ser feita no dia em que o número de infectados chegasse à marca de 1.600 pessoas, e uma segunda dedetização precisou acontecer.
A segunda dedetização começou no
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
No capricho
O Adãozinho, meu cumpadre, enquanto esperava pelo delegado, olhava para um quadro, a pintura de uma senhora. Ao entrar a autoridade e percebendo que o cabôco admirava tal figura, perguntou: "Que tal? Gosta desse quadro?"
E o Adãozinho, com toda a sinceridade que Deus dá ao cabôco da roça: "Mas pelo amor de Deus, hein, dotô! Que muié feia! Parece fiote de cruis-credo, parente do deus-me-livre, mais horríver que briga de cego no escuro."
Ao que o delegado não teve como deixar de confessar, um pouco secamente: "É a minha mãe." E o cabôco, em cima da bucha, não perde a linha: "Mais dotô, inté que é uma feiura caprichada."
BOLDRIN, R. Almanaque Brasil de Cultura Popular. São Paulo: Andreato Comunicação e Cultura, nº 62, 2004 (adaptado).
Por suas características formais, por sua função e uso, o texto pertence ao gênero
- Química | 1.7 Gases
(UEFS)
O estado gasoso tem grande importância teórica e prática. Na prática, os gases são essenciais à vida de todos os seres vivos. Do ponto de vista teórico, pode-se dizer que o comportamento de substâncias no estado gasoso é imprescindível à compreensão das reações químicas. Ao se estudar um gás, a massa, o volume, a temperatura e a pressão devem ser considerados, a exemplo do que ocorre com o nitrogênio, N2(g), a 6,0atm, a 27oC, em um recipiente de 10,0L, interligado a outro de 14,0L, a igual temperatura, onde foi feito vácuo, e em seguida aberta a válvula que interliga os dois recipientes.
Admitindo-se que o volume da interligação entre os recipientes indeformáveis é desprezível, que o nitrogênio se comporta como gás ideal, que a temperatura permanece constante durante essa transformação e que o sistema gasoso atingiu o estado de equilíbrio físico, é correto afirmar: