(UEPA) O planeta Terra formou-se há cerca de 4,5 bilhões de anos. Inicialmente sua superfície era constituída por magma quente. As rochas teriam se formado a seguir, com o resfriamento desse material. As rochas mais antigas de que se tem conhecimento datam de 3,9 bilhões de anos e nelas não foram encontrados registros de vida, levantando a questão sobre como ocorreu o surgimento da vida no planeta.
(Texto Modificado: Bio, Sônia Lopes, 2008.)
Sobre o processo em destaque no texto, é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
Você é o gerente de produção de uma fábrica engarrafadora de bebidas com sabor e foi encarregado de produzir 114 garrafas da bebida mais popular da fábrica. A bebida é preparada com uma relação quantitativa muito precisa de água doce gaseificada e limões. Existe um padrão definido da quantidade para obter um litro concentrado do sumo dessa fruta. Sua tarefa é definir o número de limões necessários para fazer a mistura dessa bebida com o objetivo de encher garrafas de 0,35 L, a quantidade de água gaseificada e de suco de limão em cada garrafa, bem como a mistura total.
Clique aqui para acessar o laboratório.
E veja, aqui, as orientações para realização dessa prática.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Releia a outra parte da letra da música:
“[...] E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa
Assume o jogo
Faz questão de se cuidar [...]”
Faça uma comparação entre a letra da música e os papéis assumidos pelas mulheres na atualidade.
Escreva o papel da mulher em relação:
Ao contexto familiar.
À sua educação.
- Matemática | 1.8. Porcentagem e Juros
Uma pessoa decide fazer intercâmbio e planeja fazer um empréstimo para custear alguns gastos com a viagem. Para ter o menor gasto possível com juros, essa pessoa pede as melhores condições de empréstimo ao seu gerente no banco. As condições para emprestar R$ 30.000,00 apresentadas pelo gerente dela são:
* Proposta 1: taxa de juro composto de 0,8% ao mês;
* Proposta 2: taxa de juros compostos de 5,7% ao semestre.
Considere 1,0086 = 1,05 e 1,0572 = 1,12. Se essa pessoa pretende pagar o empréstimo em um ano, ela deverá optar pela proposta
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(UPE) Retirantes (1944) é uma pintura de Cândido Portinari, que retrata corpos muito magros de emigrantes nordestinos fugindo da seca do sertão e de suas sequelas sociais, entre elas, a fome e desnutrição. Em portadores de distúrbios alimentares, outros fatores de ordem social podem levar às mesmas consequências, embora por diferentes causas, dentre elas a distorção da imagem corporal. Na tela, Portinari retrata o que vê e interpreta. No espelho, uma adolescente com distúrbios alimentares, de certo modo, faz o mesmo.
Sobre os distúrbios alimentares e sua relação com a desnutrição, analise as afirmativas a seguir:
I. Na anorexia, o paciente chega a ficar severamente desidratado, ocorrendo a perda de íons, como o sódio, o potássio e o cálcio, importantes para a manutenção do equilíbrio hídrico e iônico e o funcionamento das células musculares, por exemplo.
II. Na bulimia, pacientes exibem compulsão alimentar e comportamentos compensatórios à alta ingestão de alimentos, como vômitos, uso indevido de laxantes, diuréticos, polivitamínicos e anabolizantes.
III. Na anorexia e na bulimia, os pacientes praticam jejum e exercícios intensos, além de provocarem vômito.
IV. Os pacientes estão em estado de desnutrição, o que pode acarretar um baixo rendimento escolar e, com a progressão dos sintomas da anorexia e da bulimia, podem chegar a óbito.
V. Para o tratamento da anorexia e da bulimia, é necessária a ação de uma equipe multiprofissional a fim de ser feita uma abordagem ampla dos distúrbios, que envolve o uso de medicamentos, acompanhamentos nutricional e psicológico por causa dos transtornos relacionados à imagem corporal.
Estão CORRETAS apenas
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
Perder a tramontana
A expressão ideal para falar de desorientados e outras palavras de perder a cabeça É perder o norte, desorientar-se. Ao pé da letra, "perder a tramontana" significa deixar de ver a estrela polar, em italiano stella tramontana, situada do outro lado dos montes, que guiava os marinheiros antigos em suas viagens desbravadoras.
Deixar de ver a tramontana era sinõnimo de desorientação. Sim, porque, para eles, valia mais o céu estrelado que a terra. O Sul era região desconhecida, imprevista; já o Norte tinha como referência no firmamento um ponto luminoso conhecido como a estrela Polar, uma espécie de farol para os navegantes do Mediterrãneo, sobretudo os genoveses e os venezianos. Na linguagem deles, ela ficava transmontes, para além dos montes, os Alpes. Perdê-la de vista era perder a tramontana, perder o Norte.
No mundo de hoje, sujeito a tantas pressões, muita gente não resiste a elas e entra em parafuso. Além de perder as estribeiras, perde a tramontana...
COTRIM, M. Língua Portuguesa, n. 15, jan. 2007.
Nesse texto, o autor remonta às origens da expressão "perder a tramontana". Ao tratar do significado dessa expressão, utilizando a função referencial da linguagem, o autor busca