(MACKENZIE) O ser humano tem travado batalhas constantes contra os vírus. A mais recente é contra o vírus H1N1, que causa a “gripe suína”. A respeito dos vírus, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Geografia | 6.1 Agricultura
A enxada é um bom instrumento de jardim, de um pomar ou de uma horta: porém pretender aplicá-la com proveito a grande cultura e o mesmo que querer tirar uma pega de cantaria (pedra de construção de tamanho grande) com um prego, ou falquejar (tornar quadrado), um pão com uma faca. A enxada mal arranha a terra a custa de fadiga do mísero trabalhador.
BURLAMAQUE, F. L. C. Catechismo de Agricultura,1870. In: MOTTA, M.; GUIMARAES, E. Direito as avessas: por uma historia social da propriedade. Niterói: UFF, 2011.
No final do século XIX, o discurso que afirmava estar em crise a agricultura brasileira apontava como razão para esse fato a
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Considere o pentágono da figura abaixo.
Ligando o vértice V por linhas retas a todos os vértices não adjacentes a V, dividimos o pentágono em vários triângulos. Com essa divisão, podemos calcular a soma das medidas de todos os ângulos internos do pentágono. Essa soma é igual a:
- História | 4. Patrimônio Cultural
Para dar conta do movimento histórico do processo de inserção dos povos indígenas em contextos urbanos, cuja memória reside na fala dos seus sujeitos, foi necessário construir um método de investigação, baseado na História Oral, que desvelasse essas vivências ainda não estudadas pela historiografia, bem como as conflitivas relações de fronteira daí decorrentes. A partir da história oral foi possível entender a dinâmica de deslocamento e inserção dos índios urbanos no contexto da sociedade nacional, bem como perceber os entrelugares construídos por estes grupos étnicos na luta pela sobrevivência e no enfrentamento da sua condição de invisibilidade.
MUSSI, P. L. V. Tronco velho ou ponta da rama? A mulher indígena terena nos entrelugares da fronteira urbana. Patrimônio e Memória, n. 1, 2008.
O uso desse método para compreender as condições dos povos indígenas nas áreas urbanas brasileiras justifica-se por
- Literatura | 5.2 Modernismo
(FUVEST 2008 1ª FASE) Considere as seguintes comparações entre Vidas secas e Iracema:
I. Em ambos os livros, a parte final remete o leitor ao início da narrativa: em Vidas secas, essa recondução marca o retorno de um fenômeno cíclico; em Iracema, a remissão ao início confirma que a história fora contada em retrospectiva, reportando-se a uma época anterior à da abertura da narrativa.
II. A necessidade de migrar é tema de que Vidas secas trata abertamente. O mesmo tema, entretanto, já era sugerido no capítulo final de Iracema, quando, referindo-se à condição de migrante de Moacir, “o primeiro cearense”, o narrador pergunta: “Havia aí a predestinação de uma raça?”
III. As duas narrativas elaboram suas tramas ficcionais a partir de indivíduos reais, cuja existência histórica, e não meramente ficcional, é documentada: é o caso de Martim e Moacir, em Iracema, e de Fabiano e sinhá Vitória, em Vidas secas.
Está correto o que se afirma em
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(UERJ) Um produto industrial consiste na substância orgânica formada no sentido direto do equilíbrio químico representado pela seguinte equação:
A função orgânica desse produto é: