(UNIRIO) Em 1936, Alexander Oparin propõe uma nova explicação para a origem da vida. Sua hipótese se resume nos seguintes passos descritos no esquema que se segue.
Pela teoria de Oparin, os primeiros seres surgidos na Terra teriam sido
Questões relacionadas
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(INTA) Com base nos conhecimentos sobre o Eletromagnetismo que é bastante utilizado em ressonâncias magnéticas e em outras técnicas relacionadas à área médica, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O eletromagnetismo permitiu a criação das mais eficientes máquinas de conversão de energia: os motores e geradores eletromecânicos.
( ) Fios paralelos percorridos por correntes no mesmo sentido se repelem e fios paralelos percorridos por correntes em sentidos opostos se atraem.
( ) O polo norte magnético é o ponto de onde emergem as linhas de campo magnético e o polo sul magnético é o ponto para onde convergem as linhas de campo magnético.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Biologia | 09. Botânica
(Uefs) As angiospermas são as plantas com maior número de espécies e de indivíduos e que ocupam o maior número de habitats. A polinização nessas plantas pode ser realizada por diversos agentes, sendo este um dos fatores que explica a maior abundância das angiospermas, em relação às demais plantas. Suas flores variam muito em características, podendo ser unissexuadas ou hermafroditas.
As informações do texto referem-se a aspectos da reprodução das angiospermas sobre os quais é correto afirmar:
- Sociologia | 5. Movimentos Sociais
(Upe) Leia o texto a seguir:
[...], mesmo quando represente evidentemente os interesses de grupos bastante restritos, um movimento social o faz em nome de valores e ideais que são ou deveriam ser aceitos por todos: a “segurança nacional”, os “direitos humanos”, a “livre iniciativa”, a “saúde pública”, a “vontade divina” etc.
GALLIANO, G. Touraine e a análise dos movimentos sociais. In: ______. Introdução à Sociologia. São Paulo: Harbra, 1986, p. 274. Adaptado.
De acordo com o texto, o movimento social deve ser definido pelo princípio da
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Bilingüismo en la Educación Media Continuidad, no continuismo
Aun sin escuela e incluso a pesar de la escuela, paraguayos y paraguayas se están comunicando en guaraní. La comunidad paraguaya ha encontrado en la lengua guaraní una funcionalidad real que asegura su reproducción y continuidad. Esto, sin embargo, no basta. La inclusión de la lengua guaraní en el proceso de educación escolar fue sin duda un avance de la Reforma Educativa.
Gracias precisamente a los programas escolares, aun en contextos urbanos, el bilingüismo ha sido potenciado. Los guaraníhablantes se han acercado con mayor fuerza a la adquisición del castellano, y algunos castellanohablantes perdieron el miedo al guaraní y superaron los prejuicios en contra de él. Dejar fuera de la Educación Media al guaraní sería echar por la borda tanto trabajo realizado, tanta esperanza acumulada.
Cualquier intento de marginación del guaraní en la educación paraguaya merece la más viva y decidida protesta, pero esta postura ética no puede encubrir el continuismo de una forma de enseñanza del guaraní que ya ha causado demasiados estragos contra la lengua, contra la cultura y aun contra la lealtad que las paraguayas y paraguayos sienten por su querida lengua. El guaraní, lengua de comunicación sí y mil veces sí; lengua de imposición, no.
MELIÀ, B. Disponível em: http://www.staff.uni-mainz.de. Acesso em: 27 abr. 2010 (adaptado).
Em alguns países bilíngues, o uso de uma língua pode se sobrepor à outra, gerando uma mobilização social em prol da valorização da menos proeminente. De acordo com o texto, no caso do Paraguai, esse processo se deu pelo (a)
- História | B. Roma
A figura apresentada é de um mosaico, produzido por volta do ano 300 d.C., encontrado na cidade de Lod, atual Estado de Israel. Nela, encontram-se elementos que representam uma característica política dos romanos no período, indicada em: