(UPE) O experimento, utilizando-se de frascos de vidro, com o formato de “pescoço de cisne”, contendo um “caldo nutritivo” e submetido primeiramente ao isolamento e posteriormente à exposição ao ar, conforme figura abaixo, foi usado para se provar a origem da vida.
O autor e a teoria por ele provada foram, respectivamente:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe a imagem abaixo, que traz fotos de pessoas que habitam o continente africano.
Considerando o que você observou e estudou sobre a África, a legenda que melhor representa a imagem é:
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
O mercado de beleza em 2015: crescimento e investimento das empresas
O cuidado com o corpo tem conquistado mais adeptos entre mulheres e homens; hoje, a lista de produtos de beleza que são indispensáveis está bem mais ampla. O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos cada vez mais se consolida dentro da economia brasileira, e seu papel é fundamental nos aspectos econômicos, financeiros, sociais e também na contribuição em iniciativas sustentáveis.
(Disponível em http://www.hairbrasil.com. Acesso em 04 out. 2015. Adaptação.)
A palavra “perfume” vem do latim per, que significa “origem de”, e fumare, que é “fumaça”, isso porque seu uso originou-se, provavelmente, em atos religiosos, em que os deuses eram homenageados pelos seus adoradores por meio de folhas, madeiras e materiais de origem animal, que, ao serem queimados, liberavam uma fumaça com cheiro doce, como o incenso. Os perfumes são formados, principalmente, por uma fragrância, que é a essência ou óleo essencial; por etanol, que atua como solvente; e por um fixador. A estrutura de algumas essências usadas em perfumes é mostrada a seguir.
Leia as proposições seguintes, referentes às estruturas mostradas acima.
I. O grupo carbonila presente no composto I pertence a uma cetona, enquanto, no composto II, pertence a um aldeído.
II. A nomenclatura oficial do composto II é 3,7-dimetil-oct-2,6-dien-1-ol, e sua fórmula molecular é C10H18O
III. A nomenclatura oficial do composto III é 10-undecanal.
Sobre as proposições acima, pode-se afirmar que
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A questão se baseia no texto abaixo, que está no blog dos quadrinistas brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá.
Eu tenho vontade de sempre fazer mais do que faço. Experimentar mais, trabalhar mais rápido. Tenho vontade de criar o tempo todo, fico imaginando histórias entre uma conversa e outra, às vezes entre uma frase e outra, e muitas vezes me deixo levar pelas histórias imaginárias que fico elaborando e acabo esquecendo de me concentrar com a realidade, seja ela um momento de trabalho ou um momento de lazer. Tenho vontade de criar tanto que acabo criando pouco. Quando respiro, tiro a cabeça mergulhada nas ideias e olho ao redor, me lembro de que o importante não é fazer tudo, nem muito, nem rápido: o importante é fazer bem feito. Faça com vontade de fazer mais, mas não com vontade de fazer de novo, ou pior ainda, sem vontade nenhuma.
(Disponível em: <http://10paezinhos.blog.uol.com.br/>
Acesso em: 16 abr. 2012.)
A vírgula no trecho “Faça com vontade de fazer mais, mas não com vontade de fazer de novo” separa
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Usando pressões extremamente altas, equivalentes s encontradas nas profundezas da Terra ou em um planeta gigante, cientistas criaram um novo cristal capaz de armazenar quantidades enormes de energia. Utilizando-se um aparato chamado bigorna de diamante, um cristal de difluoreto de xenônio (XeF2) foi pressionado, gerando um novo cristal com estrutura supercompacta e enorme quantidade de energia acumulada.
Inovação tecnológica. Disponível em: www.inovacaotecnologica.com.br.
Acesso em: 7 jul. 2010 (adaptado).
Embora as condições citadas sejam diferentes do cotidiano, o processo de acumulação de energia descrito é análogo ao da energia
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Join the sentences using the connectives although or however.
(A) It was very hot. We put on warm clothes.
Although : _____________________________________________________________________________
(B) We told them to study for the tests. They didn’t listen to us.
However: ______________________________________________________________________________
(C) I think that my youngest child would like this kind of food. I am sure the oldest one would think it was a little chilly.
However: ______________________________________________________________________________