(UERJ) Uma pessoa empurra uma caixa sobre o piso de uma sala. As forças aplicadas sobre a caixa na direção do movimento são:
Fp: força paralela ao solo exercida pela pessoa;
Fa: força de atrito exercida pelo piso.
A caixa se desloca na mesma direção e sentido de Fp.
A força que a caixa exerce sobre a pessoa é Fc.
Se o deslocamento da caixa ocorre com velocidade constante, as magnitudes das forças citadas apresentam a seguinte relação:
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1.3 Modelo de Questão: ENEM X Tradicional
La Sala II de la Cámara de Casación Penal ordenó que Marcela y Felipe Noble Herrera, los hijos adoptivos de la dueña de Clarín, se sometan “a la extracción directa, con o sin consentimiento, de mínimas muestras de sangre, saliva, piel, cabello u otras muestras biológicas” que les pertenezcan de “manera indubitable” para poder determinar si son hijos de desaparecidos. El tribunal, así, hizo lugar a un reclamo de las Abuelas de Plaza de Mayo y movió un casillero una causa judicial que ya lleva diez años de indefinición. Sin embargo, simultáneamente, fijó un límite y sólo habilitó la comparación de los perfiles genéticos de los jóvenes con el ADN de las familias de personas “detenidas o desaparecidas con certeza” hasta el 13 de mayo de 1976, en el caso de Marcela, y hasta el 7 de julio del mismo año en el de Felipe. La obtención del material genético no será inmediata, ya que algunas de las partes apelarán y el tema inevitablemente desembocará a la Corte Suprema, que tendrá la palabra final sobre la discusión de fondo.
“Es una de cal y otra de arena, es querer quedar bien con Dios y con el diablo”, resumió la presidenta de Abuelas, Estela Carlotto, su primera impresión de la resolución que firmaron Guillermo Yacobucci, Luis García y Raúl Madueño. Aun así la evaluó como “un paso importante” porque determina que “sí o sí la extracción de sangre o de elementos que contengan ADN debe proceder’. “Lo que nos cayó mal”, acotó, es “la limitación” temporal que permitirá que la comparación se haga sólo con un grupo de familias. “Seguimos con la historia de que acá hay de primera y de segunda. ¿Por qué todos los demás casos siempre se han comparado con el Banco (de Datos Genéticos) completo y en éste no?”, se preguntó.
HAUSER, I. Disponível em: www.pagina12.com.ar. Acesso em: 30 maio 2016.
Nessa notícia, publicada no jornal argentino Página 12, citam-se comentários de Estela Carlotto, presidente da associação Abuelas de Plaza de Mayo, com relação a uma decisão do tribunal argentino. No contexto da fala, a expressão “una de cal y otra de arena” é utilizada para
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A propaganda, no período da Segunda Guerra Mundial, foi uma das estratégias utilizadas pelo governo norte-americano para recrutar soldados e obter apoio para a participação no conflito. Analise um dos cartazes produzidos nesse contexto.
Tradução: Não deixe a sombra deles tocá-los. Compre bônus de guerra.
Disponível em: <http://obviousmag.org/archives/2010/02/a_propaganda_aliada_na_ii_guerra_mundial.html>. Acesso em: 17 out. 2012.
O cartaz chama a atenção para os riscos da expansão nazista sobre as famílias norte-americanas e incentiva a compra dos bônus de guerra, na qual os Estado Unidos entraram em 1941 motivados
- Química | 2.3 Termoquímica
(FUVEST 2018 1ª FASE) A energia liberada na combustão do etanol de cana de açúcar pode ser considerada advinda da energia solar, uma vez que a primeira etapa para a produção do etanol é a fotossíntese. As transformações envolvidas na produção e no uso do etanol combustível são representadas pelas seguintes equações químicas:
6 CO2 (g) + 6 H2O (g) C6H12O6 (aq) + 6 O2 (g)
C6H12O6 (aq) 2 C2H5OH (l)+ 2 CO2 (g) ΔH= -70 kJ/mol
C2H5OH (l)+3 O2 (g) 2 CO2 (g) + 3 H2O (g) ΔH= -1.235 kJ/mol
Com base nessas informações, podemos afirmar que o valor de ΔH para a reação de fotossíntese é
- Química | 2.3 Termoquímica
(UEFS)
I. H2(g) + ½ O2(g) → H2O(l) ΔH° = −286 kJmol−1
II. C(graf.) + O2 (g) → CO2 (g) ΔH° = −394 kJmol−1
III. CH4(g) + 2 O2 (g) → CO2 (g) + 2H2O(l) ΔH° = −891 kJmol−1
Utilizando-se a Lei de Hess, é possível calcular a variação de entalpia de uma reação química a partir das entalpias de outras reações que apresentem substâncias comuns à reação desejada
Assim, considerando-se as equações termoquímicas de combustão representadas em I, II e III e aplicando a Lei de Hess, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.3 Sujeito
Texto base: A questão 6 baseia-se no poema a seguir. Floripa Floripa era uma tulipa
Era uma tulipa negra:
Alta, magra e negra. Não sei se é verdade, contam
Que ela dormia ao relento,
Na serra habitada de onças. Passam meses, entram meses,
Desapareceu Floripa.
De súbito reaparece
Nos seus largos passos rítmicos. Todos conhecem Floripa.
Floripa só fala com a sombra,
Fala, fala, gesticula,
Entre borboletas e cães. Os vestidos de Floripa
Lembram asas voando.
Negros membros esculpidos
Com planejamentos de onda. Floripa era louca mansa:
Por que será que os meninos
Apedrejavam Floripa? “Floripa”. In: O menino poeta. LISBOA, Henriqueta. São Paulo: Peirópolis, 2008, p. 46.
Enunciado:
O sujeito do verbo em destaque é indeterminado, por não se identificar o ser de quem se fala, no verso: