(UERJ) A força magnética que atua em uma partícula elétrica é expressa pela seguinte fórmula:
Admita quatro partículas elétricas idênticas, P1, P2, P3 e P4 penetrando com velocidades de mesmo módulo em um campo magnético uniforme B conforme ilustra o esquema.
Nesse caso, a partícula em que a força magnética atua com maior intensidade é:
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
A partir da leitura dessa tirinha, infere-se que o discurso de Calvin teve um efeito diferente do pretendido, uma vez que ele:
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
Observe a tabela seguinte. Ela traz especificações técnicas constantes no manual de instruções fornecido pelo fabricante de uma torneira elétrica.
Considerando que o modelo de maior potência da versão 220 V da torneira suprema foi inadvertidamente conectada a uma rede com tensão nominal de 127 V, e que o aparelho está configurado para trabalhar em sua máxima potência. Qual o valor aproximado da potência ao ligar a torneira?
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
“Episódio que em princípio deveria ter marcado a memória popular foi a Proclamação da República. Mas não foi o que aconteceu [...]. A participação popular foi menor do que na proclamação da independência.”
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 17ª edição, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013, p. 80-81. (Adaptado)
Entre os principais grupos sociais, envolvidos na articulação do referido evento, destacam-se os:
- Biologia | 15.5 Genética de Populações
(PUC-RJ) Em uma determinada população humana, o lócus A está em equilíbrio. Considerando a tabela acima, marque a opção que corresponde à frequência do alelo A e à frequência de heterozigotos, respectivamente.
- História | A. Grécia
(UFRN) Durante os primeiros meses de 430 a.C., Péricles proferiu um discurso em homenagem aos mortos da Guerra do Peloponeso. Nesse discurso ele afirmou:
Temos um regime que nada tem a invejar das leis estrangeiras. [...] Se, em matéria de divergências particulares, a igualdade de todos diante da lei é assegurada, cada um, em virtude das honras devidas à posição ocupada, é julgado naquilo que pode ocasionar sua distinção: no que se refere à vida pública, as origens sociais contam menos que o mérito, sem que a pobreza dificulte a alguém servir à cidade por causa da humildade de sua posição.
PINSKI, Jaime (Comp.). 100 textos de história antiga. São Paulo: HUCITEC, 1972. p. 94-95.
Desse fragmento do discurso de Péricles, pode-se inferir