(UFJF) Um anel metálico cai verticalmente devido ao seu peso em uma região de campo magnético constante saindo perpendicularmente ao plano da folha, de acordo com a figura abaixo.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a corrente induzida no anel.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o poema. Vidência Eu vi uma velha, um velho e vi um menino.
E sobre as mãos e o colo da anciã
Eu vi a renda, a agulha, o bilro e a lã
Com que tecia as malhas do Destino. Eu vi uma velha, e vi um menino e um velho.
E o quase cego olhar desse ancião
Tentava achar em nosso coração
Vestígio ao menos de seu Evangelho. Eu vi um menino, um velho e vi uma velha.
E esse menino me arrastava a ela.
E a luz do velho se fechava em breus. Chama-se Tempo esse menino forte.
E a costureira, pois, chama-se Morte.
E o velho cego, então, chama-se Deus. Paulo César Pinheiro, Viola Morena.
Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1984, p. 33.
No último terceto, temos as palavras Tempo e Morte, com letras iniciais maiúsculas porque
- Matemática - Fundamental | 4.3 Equação do 1º Grau com Duas Incógnitas
Texto base: .
Enunciado:
Leia as informações a seguir.
Um cassino é um local onde se pode jogar através do uso do dinheiro. Os clientes dos cassinos podem jogar nas slot machines (caça-níqueis), roleta, blackjack, poker e outros jogos de fortuna e azar.
Os jogos de cassino são matematicamente estudados de modo que as probabilidades de ganho favoreçam ligeiramente o próprio cassino.
No Brasil, os cassinos foram proibidos pelo decreto-lei número 9215 de 30 de abril de 1946, assinado pelo presidente Eurico Gaspar Dutra.
Fonte do Texto e Imagem: Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Casino Acesso: 12/07/2011
Como são estudantes bem instruídos, Alexandre e Paulo estão jogando com notas fictícias, apenas para comprovarem a eficácia da utilização da resolução de sistemas nesse tipo de brincadeira.
Quando Alexandre vence uma partida, recebe R$ 2,00 de Paulo e, quando perde, paga R$ 3,00 a Paulo. Depois de 120 partidas, Alexandre está com um lucro de R$ 20,00.
Eles calcularam, então, quantas partidas Alexandre venceu e quantas ele perdeu .
Ficaram entusiasmados porque o resultado obtido na resolução do sistema formulado por eles correspondia, exatamente, ao que aconteceu no final da brincadeira.
Calcule o resultado obtido por Alexandre e Paulo ao resolverem o sistema .
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (Data - Show)
- Lápis HB
- Cola
- Tesoura
- Lápis de cor
- Giz de cera
- Papéis coloridos
- Papel Canson formato A4
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá iniciar a aula propondo a turma a realização de algumas brincadeiras. As brincadeiras sugeridas deverão fazer parte da temática incluída no acervo de obras de Cândido Portinari, como brincadeira de roda, pula carniça, etc.
- Ao final da vivência, o professor deverá apresentar algumas obras de Cândido Portinari relacionadas à temática e junto com as crianças fazer a apreciação delas:
- O que elas estão vendo, crianças, animais, adultos, objetos? Qual ação está ocorrendo? A cena ocorre durante o dia ou a noite? A obra remete a lembranças? Quais?
Ronda Infantil de Cândido Portinari.
Disponível em: http://marciliomedeiros.zip.net/images/RondaInfantilPortinari.jpg
Pula carniça de Cândido Portinari.
Disponível: http://www.portinari.org.br/#/acervo/obra/182 Outras sugestões de imagens: Disponível: http://www.portinari.org.br/#
- Futebol, de 1935, foi feito com tinta a óleo sobre tela de tecido. Tem 97 centímetros de altura por 1 metro e 30 de largura
- Meninos no Balanço, de 1960, tem 61 centímetros de altura e 49 centímetros de largura. Foi pintado com tinta a óleo sobre tela de tecido.
- Palhacinhos na Gangorra foi pintado em 1957 sobre madeira compensada com tinta a óleo.Tem 54 centímetros de altura e 65 centímetros de largura.
- Meninos Soltando Pipas provavelmente é de 1943. Com 16 centímetros de altura por 11 centímetros e meio de largura, foi pintado com tinta a guache sobre papel.
- Meninos Brincando, de 60 centímetros de altura por 72 centímetros e meio de largura, foi feito em 1955 com tinta a óleo sobre tela de tecido.
- Meninos Soltando Papagaios é de 1947. Pintado em tinta a óleo sobre madeira, sua altura é de 60 centímetros e meio e sua largura é de 73 centímetros e meio.
- Meninos Pulando Carniça, de 1957, foi pintado com tinta a óleo sobre madeira. Tem 53 centímetros e meio de altura e 64 centímetros e meio de largura.
- Moleques Pulando Cela é de 1958. Pintado com tinta a óleo sobre tela de tecido, tem 59 centímetros e meio de altura e 72 centímetros e meio de largura.
- Após a apreciação das obras, o professor deverá apresentar Cândido Portinari como o artista que criou as obras: dizer seu nome, mostrar fotos e contar a história de fatos importantes vividos que revelem as crianças o momento histórico e cultural no qual ele viveu.
- Disponível: http://www.portinari.org.br/#/pagina/candido-portinari/apresentacao e https://pt.wikipedia.org/wiki/Candido_Portinari
- Em seguida o professor deverá propor um momento de fazer artístico.
- As crianças deverão fazer um desenho livre, representando a brincadeira que mais gostou.
- O professor vai orientar as crianças a representarem as brincadeiras através de alguma técnica artística que ela vai escolher: colorir com giz de cera, colagem, colorir com lápis de cor.
- A sugestão é organizar os materiais em cima de uma mesa para que as crianças possam manuseá-los de acordo com a técnica escolhida.
- O professor deverá auxiliar as crianças neste momento.
- Deixar as crianças desenharem, usando toda a sua criatividade.
- Expor os trabalhos.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25659
- Língua Portuguesa | Habilidade 19
TEXTO I
TEXTO II
Quadrinista surda faz sucesso na CCXP com narrativas silenciosas
A área de artistas independentes da Comic Con Experience (CCXP) deste ano é a maior da história do evento geek, são mais de 450 quadrinistas e ilustradores no Artists’ Alley.
E a diversidade vai além do estilo das HQ. Em uma das mesas na fila F, senta a quadrinista com deficiência auditiva Ju Loyola, com suas histórias que classifica como “narrativas silenciosas”. São histórias que podem ser compreendidas por crianças e adultos, e pessoas de qualquer nacionalidade, pelo simples motivo de não terem uma única palavra.
A artista não escreve roteiros convencionais para suas obras. Sua experiência de ter que entender a comunicação pelo que vê faz com que ela se identifique muito mais com o que observa do que com o que as pessoas dizem.
E basta folhear suas obras que fica claro que elas não são histórias em quadrinhos que perderam as palavras, mas sim que ganharam uma nova perspectiva.
Disponível em: https://catracalivre.com.br. Acesso em: 8 dez. 2018 (adaptado).
O Texto I exemplifica a obra de uma artista surda, que promove uma experiência de leitura inovadora, divulgada no Texto II. Independentemente de seus objetivos, ambos os textos
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
41. La personalidad de la cual habla el texto es