(UECE) Um pêndulo ideal, formado por uma esfera presa a um fio, oscila em um plano vertical sob a ação da gravidade, da tensão no fio e de uma força de atrito entre o ar e a esfera. Considere que essa força de atrito seja proporcional à velocidade da esfera. Assim, é correto afirmar que, no ponto mais baixo da trajetória,
Questões relacionadas
- Química | A. Modelos Atômicos
(UNIT) A tabela a seguir apresenta algumas características dos modelos atômicos propostos por Dalton, Rutherford, Thomson e Bohr, em momentos distintos da sua evolução:
A alternativa que contém a associação correta modelo/cientista é a
- História - Fundamental | 12. A Mineração na América Portuguesa
Leia os textos a seguir.
Texto 1
A organização do engenho exigia a utilização de numerosos trabalhadores na produção açucareira, estimulando a escravidão. Na época da moagem de cana, os escravos trabalhavam dia e noite nos engenhos, em turnos, proporcionando grandes lucros aos proprietários. Para os escravos esse ritmo de trabalho era massacrante e em geral sobreviviam cerca de oito anos nesse regime.
Disponível em: http://vejahistoria1.blogspot.com/2009/08/escola-professor-lordao-2-ano-c-e-3-ano.html
Texto 2
Havia basicamente dois tipos de empresas mineradoras: a lavra e a faiscação. A lavra consistia numa exploração de dimensão relativamente grande de jazida e utilizava amplamente o trabalho escravo. À medida que essas jazidas iam se esgotando e sua exploração tornava-se antieconômica, ocorria deslocamento das lavras para outra jazidas, deixando o que restara da anterior para a faiscação, praticada por pequenos mineradores.
Disponível em: http://oficiodahistoria.blogspot.com/2008/11/economia-colonial.html
A respeito da economia colonial é correto afirmar que:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Analise a imagem que simboliza a proclamação de República no Brasil. Disponível em: <http://goo.gl/MA0YA>. Acesso em: 08 out. 2013.
Enunciado:
A imagem relacionada ao momento de transição do Brasil Imperial para o Brasil Republicano
- História - Fundamental | 08. Das Rebeliões Coloniais à Luta pela Emancipação da América Portuguesa
Texto base: Observe a imagem e leia o trecho.
Pesquisa desenvolvida para a tese de doutoramento de Joely Ungaretti Pinheiro, apresentada ao Instituto de Economia (IE) da Unicamp, mergulha num dos mais importantes episódios da história do Brasil, o processo de colonização, e promove um resgate minucioso dos conflitos ocorridos entre jesuítas e colonos por conta do uso da mão de obra escrava indígena.
De acordo com o levantamento feito pela autora, após consulta a documentos da época arquivados no Brasil e em Portugal, a relação entre as duas partes, que sempre foi marcada pela tensão, tornou-se crítica com a promulgação do breve (espécie de decreto) do Papa Urbano VIII em abril de 1639. O documento ameaçava de excomunhão todo aquele que mantivesse um índio cativo. A posição da Igreja contrariou os senhores de escravos, que reagiram de forma surpreendente: hostilizaram e, no caso das capitanias de São Paulo e do Maranhão, expulsaram os religiosos.
Disponível em:< http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/agosto2007/ju368pag6-7.html >Acesso em: 10 abr. 2015.
Enunciado:
- a) Justifique o enfrentamento, no século XVII, entre religiosos e senhores de escravos no Brasil.
b) No contexto colonial, o que seria a “guerra justa”.
- Língua Espanhola | 1.6 Interpretação de Imagem
A imagem da televisão, aliada ao conteúdo verbal no anúncio, tem a função de