Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
(Cefet-MG) —
Episódio que em princípio deveria ter marcado a memória popular foi a Proclamação da República. Mas não foi o que aconteceu [...]. A participação popular foi menor do que na proclamação da independência.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 17ª edição,
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013, p. 80-81. (Adaptado)
Entre os principais grupos sociais, envolvidos na articulação do referido evento, destacam-se os
- Biologia | 02. Origem da Vida
(FCM-MG) “Tétis entrega as novas armas a seu filho Aquiles e cuida do corpo de Pátroclo” ...
“Mãe, estas armas que Hefesto me enviou, dizem bem com os trabalhos
dos imortais; nenhum homem seria capaz de forjá-las.
Vou para a luta aprontar-me, envergando-as; mas tenho receio
de que entrementes as moscas penetrem nas chagas abertas
pelo cruel bronze no corpo do filho do claro Menécio (Pátroclo)
e criem larvas, afeando, dessa arte, o cadáver do amigo -
ah, sem mais vida nenhuma - e estragando-lhe a bela aparência”.
ILÍADA - Homero, Canto XIX, v. 21-7.
Há mais de 2.500 anos, muito antes de Francesco Redi (1626 - 1697), podemos afirmar que os gregos:
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
De acuerdo a las informaciones leídas, el objetivo del texto es
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Analise os sólidos geométricos e complete a tabela.
- Filosofia | 2.2 Clássica
(UNIOESTE) Leia os dois trechos a seguir.
“(...) a imaginação é algo diverso tanto da percepção sensível quanto do raciocínio (...) imaginação será o movimento que ocorre pela atividade da percepção sensível. (...) E porque [as imagens produzidas passivamente a partir da percepção sensível] perduram e são semelhantes às percepções sensíveis, os animais fazem muitas coisas com elas: (...) como os homens, por terem o intelecto algumas vezes obscurecido pela doença ou pelo sono.”
ARISTÓTELES, De Anima. Trad.: Maria Cecília Gomes dos Reis. São Paulo:
“(...) em geral, a palavra imagem está cheia de confusão na obra dos psicólogos: veem-se imagens, reproduzem-se imagens, guardam-se imagens na memória. A imagem é tudo, exceto um produto direto da imaginação. Na obra de Bergson Matéria e Memória, em que a noção de imagem tem uma grande extensão, uma única referência (p. 198) é dedicada à imaginação produtora. Essa produção fica sendo então uma atividade de liberdade menor, que quase não tem relação com os grandes atos livres, trazidos à luz pela filosofia bergsoniana. (...) Propomos, ao contrário, que se considere a imaginação como um poder maior da natureza humana. Certamente não adianta nada dizer que a imaginação é a faculdade de produzir imagens. Mas essa tautologia tem ao menos o interesse de deter as assimilações das imagens às lembranças.”
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad.: A.C. Leal; Lídia Leal. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
Segundo os trechos de Aristóteles e de Bachelard, acima, é CORRETO dizer que: