Questões relacionadas
- Filosofia | 5.1 Filosofia no Século XIX
Assumimos responsabilidades em excesso porque estamos sempre procurando atender às expectativas alheias e tememos que nos julguem negativamente se dissermos “não”. Ficamos inseguros demais quando precisamos fazer uma escolha, consultamos amigos e especialistas e, muitas vezes, depois de finalmente tomarmos uma decisão, criticamos e nos acusamos, achando que fazemos tudo errado.
(RYAN, M. J. O poder da autoconfiança. Rio de Janeiro: Sextante, 2009, p. 12).
Dasein é o termo principal na filosofia existencialista de Martin Heidegger. Na sua obra Ser e tempo, Heidegger põe a questão filosófica do ser. No excerto acima, identifica-se uma consonância com o conceito de vida inautêntica, pois o indivíduo:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Texto I
O chamado “fumante passivo” é aquele indivíduo que não fuma, mas acaba respirando a fumaça dos cigarros fumados ao seu redor. Até hoje, discutem-se muito os efeitos do fumo passivo, mas uma coisa é certa: quem não fuma não é obrigado a respirar a fumaça dos outros.
O fumo passivo é um problema de saúde pública em todos os países do mundo. Na Europa, estima-se que 79% das pessoas estão expostas à fumaça “de segunda mão”, enquanto, nos Estados Unidos, 88% dos não fumantes acabam fumando passivamente. A Sociedade do Câncer da Nova Zelândia informa que o fumo passivo é a terceira entre as principais causas de morte no país, depois do fumo ativo e do uso de álcool.Disponível em: www.terra.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010 (fragmento).
Texto IIDisponível em:http://rickjaimecomics.blogspot.com. Acesso em: 27 abr.2010. (Foto: Reprodução/Enem)
Ao abordar a questão do tabagismo, os textos I e II procuram demonstrar que:
- Física | 3.1 Termometria
(CPS) O adensamento de edificações em uma cidade implica diretamente no aquecimento. Isso acarreta desperdício de energia, devido ao uso de ar condicionado e ventiladores.
Um estudo realizado por uma ONG aponta que é possível diminuir a temperatura do interior das construções. Para tanto, sugere que todas as edificações pintem seus telhados de cor branca, integrando a campanha chamada “One Degree Less” (“Um grau a menos”).
O título da campanha, “Um grau a menos”, pode ser ambíguo para algum desavisado, uma vez que a escala termométrica utilizada não é mencionada. Em caráter global, são consideradas três unidades de temperatura: grau Celsius (oC) grau Fahrenheit (oF) e kelvin (K). A relação entre as variações de temperaturas nas três escalas é feita por meio das expressões:
Na campanha, a expressão “Um grau a menos” significa que a temperatura do telhado sofrerá variação de 1 grau, por exemplo, de 30 oC para 29 oC
Considerando-se que o 1 grau a menos, da campanha, corresponde a 1 oC, essa variação de temperatura equivale a variação de
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Examine a tira Hagar, o Horrível do cartunista americano Dik Browne (1917-1989).
O ensinamento ministrado por Hagar a seu filho poderia ser expresso do seguinte modo:
- Filosofia | 2.2 Clássica
(UNESP) A crítica de Sócrates aos sofistas consiste em mostrar que o ensinamento sofístico limita-se a uma mera técnica ou habilidade argumentativa que visa a convencer o oponente daquilo que se diz, mas não leva ao verdadeiro conhecimento. A consequência disso era que, devido à influência dos sofistas, as decisões políticas na Assembleia estavam sendo tomadas não com base em um saber, ou na posição dos mais sábios, mas na dos mais hábeis em retórica, que poderiam não ser os mais sábios ou virtuosos.
(Danilo Marcondes. Iniciação à história da filosofia, 2010.)
De acordo com o texto, a crítica socrática aos sofistas dizia respeito