(CPS) Pela primeira vez, cientistas detectaram a presença de partículas de poluição que interferem no funcionamento do cérebro, podendo inclusive ser uma das causas de Alzheimer. A conexão entre esses materiais e o mal de Alzheimer ainda não é conclusiva. Um desses materiais poluentes encontrados no cérebro é a magnetita, um óxido de ferro que constitui um ímã natural.
http://tinyurl.com/hzvm3fh Acesso em: 30.09.16. Adaptado.
Sobre o óxido citado no texto, é correto afirmar que ele apresenta
Questões relacionadas
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(IFBA) TUBERCULOSE NA MIRA
A prevenção da tuberculose, sobretudo em crianças portadoras de HIV pode ganhar um novo aliado. Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) descreveram como o sistema imune do hospedeiro reconhece a bactéria Mycobacterium avium, do mesmo gênero da M. tuberculosis, e que, pelas semelhanças, serve como modelo para o estudo da infecção.
Pelo mecanismo descrito, um receptor específico das células imunes, o TLR9, identifica o DNA do bacilo. “Esse reconhecimento é um importante mecanismo que desencadeia a resposta imunológica”, afirma Sérgio Costa Oliveira, do Departamento de Bioquímica da UFMG [...]. Ao reconhecer o bacilo, as células de defesa são ativadas a liberar citocinas, que são proteínas importantes no mecanismo de destruição do micro-organismo.
Adaptado de: Ciência Hoje, nº 283 / julho de 2011, p. 69.
Sobre a tuberculose e outras patologias de interesse epidemiológico, foram feitas as seguintes proposições:
I. No herpes, com o uso de antibióticos específicos, há a diminuição dos sintomas e posterior eliminação do agente etiológico da doença.
II. A tuberculose, assim como a meningite, é uma doença que pode ser transmitida por secreção salivar e, ambas, podem ser prevenidas por imunização ativa.
III. A utilização de técnicas adequadas de conservação de alimentos diminui as chances de intoxicação botulínica causada pelo Clostridium botulinium.
IV. Na AIDS, a dupla hélice do DNA do vírus desencadeia uma série de reações imunológicas comandadas pelos macrófagos.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
- Geografia | 6.1 Agricultura
O equilíbrio ecológico e social do caipira se estabeleceu em função do que poderíamos qualificar de condições primitivas do meio: terra virgem de fácil amanho, abundância da caça, pesca e coleta, fraca densidade demográfica, limitando a concorrência vital. Quando, apesar disto, um determinado meio se exauria (relativamente aos seus precários recursos técnicos, é claro, não em absoluto), ele corrigia a situação pela mobilidade. A mobilidade recria o meio, permitindo as condições desejadas; e deste modo garante o equilíbrio.
CANDIDO, A. Os parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Duas Cidades, 1971.
A construção do sujeito histórico mencionado pelo autor problematiza a relação entre
- Língua Inglesa | 1.6 Interpretação de Imagem
Considerando-se as normas sanitárias defendidas pelas autoridades ao redor do mundo, o cartum tem objetivo de criticar a
Disponível em: https://twitter.com. Acesso em: 13 jul. 2021.
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Pulgões são insetos que se alimentam de seiva elaborada. Como consequência, eles eliminam um líquido adocicado, conhecido como honeydew. Formigas alimentam-se desse líquido e protegem os pulgões das joaninhas, quando essas tentam se alimentar deles, derrubando-as.
Sobre os seres vivos envolvidos nessas intrincadas relações ecológicas, é correto afirmar que as (os):
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Um cachorro cor de carvão dorme no azul etéreo de uma rede de pesca enrolada sobre a grama da Praça Vinte e Um de Abril. O sol bate na frente dos degraus cinzentos da escadaria que sobre a encosta do morro até a Igreja da Matriz. A ladeira de paralelepípedos curta e íngreme ao lado da igreja passa por um galpão de barcos e por uma casa de madeira pré-moldada. Acena para a velhinha marrom que toma sol na varanda sentada numa cadeira de praia colorida. O vento nordeste salgado tumultua as árvores e as ondas. Nuvens esparramadas avançam em formação do mar para o continente como um exército em transe. A ladeira faz uma curva à esquerda passando em frente a um predinho do século dezoito com paredes brancas descascadas e janelas recém-pintadas de azul-cobalto.
GALERA, D. Barba ensopada de sangue. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.
A descrição, subjetiva ou objetiva, permite ao leitor visualizar o cenário onde uma ação se desenvolve e os personagens que dela participam. O fragmento do romance caracteriza-se como uma descrição subjetiva porque