(UFRGS) Considere que U é a energia potencial elétrica de duas partículas com cargas +2Q e -2Q fixas a uma distância R uma da outra. Uma nova partícula de carga +Q é agregada a este sistema entre as duas partículas iniciais, conforme representado na figura a seguir.
A energia potencial elétrica desta nova configuração do sistema é
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
Materiais:
- Livros de história diversos
- Desenho animado – Alice no país das maravilhas (o desenho animado)
- Papel sulfite branco
- Canetinhas de várias espessuras e cores
- Música: “Imaginação” – Marcos Valle
Desenvolvimento:
1 – Distribuir os livros para as crianças a fim de que elas explorem as imagens e criem as histórias.
2 – Depois de alguns minutos, sugerir que algumas das crianças contem as histórias para o grupo baseando-se a pena nas imagens.
3 – O professor poderá então escolher duas histórias dentre as apresentadas e realizar a leitura das mesmas.
4 – Neste momento é provável que surjam polêmicas quanto à veracidade da história e das histórias imaginadas pelas crianças. Este é o momento ideal para chamar a atenção das crianças para quantas histórias poderiam ser contadas com as mesmas imagens...
5 – O professor poderá então perguntar: por que será que isto acontece? Conduzir as perguntas até chegar no conceito de imaginação.
6 – O que é a imaginação? Tocar a música “Imaginação”:
IMAGINAÇÃO (Marcos Valle - Paulo Sérgio Valle)
O que eu quiser imaginar eu sou capaz / Eu sou capaz de imaginar que eu sou capaz /
De ver a lua brilhar de dia / E o sol encher a noite de alegria /
A imaginação fica dentro da cabeça / Com ela a gente faz o que bem quer /
Com ela eu olho prá dentro de mim / E vejo coisas lindas / Vejo o que eu quiser /
Tudo a gente pode de tudo / A gente é capaz /
Basta que a gente acredite em tudo / Que a gente faz /
Mas tudo na vida começa lá dentro da cabeça da gente /
Num lugar lá dentro / No meio dela / Onde vive a imaginação.
7 – Tudo que imaginamos pode um dia se tornar realidade. Foi assim com tudo o que existe no mundo: um dia alguém imaginou e se dedicou em transformar aquela ideia em realidade. A arte é pura imaginação! O artista imagina e escolhe meios para fazer sua imaginação se tornar realidade na obra que ele elabora. Quando a imaginação se torna algo concreto podemos dizer que criamos alguma coisa, no caso do artista, uma obra.
8 – O professor poderá então convidar os alunos a assistirem o filme Alice no país das maravilhas, o desenho animado dos estúdios Walt Disney.
9 – Numa roda de conversa as crianças poderão se manifestar sobre algo que o filme apresenta que fez com que elas pensassem na imaginação. O país das maravilhas é um país imaginário?
10 – E se o país das maravilhas pudesse ser de cada um de nós? Como ele seria? Vamos criar o nosso país das maravilhas? Neste momento o professor convidará as crianças a criar o desenho do seu próprio país das maravilhas:
- Quem mora lá?
- Onde ele fica?
- Como se chega lá?
- O que se come?
...e deixe as crianças criarem livremente.
Referências:
“Imaginação” – música de Marcos Valle:
- Matemática | 12.2 Arcos e Ciclos
Nádia e Hugo estão jogando batalha naval em um campo de batalha não convencional, onde as coordenadas estão dispostas de acordo com o ciclo trigonométrico. Na vez de Nádia, só resta um submarino de Hugo para ser atingido, o qual está posicionado conforme a figura a seguir:
Em sua jogada, Nádia deve informar uma coordenada (cos α, sen β), e o tiro será dado no ponto correspondente. Para que em sua próxima jogada Nádia acerte o submarino de Hugo, ela deve informar as coordenadas
- Biologia | 10.2 Platelmintos e Nematelmintos
(UFPR) Existe uma regra geral em fisiologia animal que define como sendo de 1 mm a espessura máxima de um tecido capaz de sustentar suas células se o mecanismo de transporte é realizado apenas por difusão. Células, tecidos e organismos precisam ter acesso a oxigênio e nutrientes e remover compostos nitrogenados e gás carbônico para poderem realizar suas funções vitais adequadamente. O principal sistema que provê essas condições nos cordados vertebrados é o sistema circulatório. Inegável reconhecer que, graças a esse sistema (entre outros), vertebrados podem atingir tamanhos tão grandes como o de baleias ou elefantes. Entretanto, mesmo não apresentando um sistema circulatório completo, com coração e vasos, alguns animais com estrutura corporal mais simples podem atingir tamanhos consideravelmente grandes. Sob essa perspectiva, considere as seguintes afirmativas:
1. Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, não são capazes de desenvolver órgãos ou sistemas que possam resolver o problema das trocas internas de gases, nutrientes e excretas. Assim, poríferos são animais para os quais a regra do 1 mm é efetivamente aplicável, e por isso nenhuma espécie desse grupo atinge esse tamanho.
2. Alguns cnidários (celenterados) podem atingir grandes dimensões. As soluções para o problema do 1 mm são variáveis e geralmente baseadas em duas características: a) esses animais são diblásticos (apresentam duas monocamadas corporais, que geralmente se encontram diretamente em contato com a água externa ou com a água da gastroderme); b) o aumento corporal está associado ao aumento de uma camada acelular ou com poucas células, denominada mesogleia.
3. Animais pseudocelomados (também denominados de blastocelomados) podem realizar as trocas internas utilizando o fluido do pseudoceloma em si. O transporte pode, ainda, ser auxiliado por um sistema de canais como os encontrados em acantocéfalos e rotíferos, denominado em alguns desses grupos de sistema lacunar de canais.
4. Apesar de serem acelomados e de não apresentarem um sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes tamanhos. É o caso das planárias terrestres, que atingem mais de 30 cm de comprimento, e das tênias (algumas com dezenas de metros de comprimento). Nesses casos específicos, as trocas de gases, nutrientes e excretas ocorrem através do trato digestivo e pela superfície corporal desses animais, com um processo de difusão eficiente.
Assinale a alternativa correta.
- Matemática | 09. Probabilidade
A tabela a seguir mostra o número de internações hospitalares da população idosa ( ou mais anos de idade), numa determinada região, de acordo com as causas da internação.
Causas
N° de internações
Doenças cardíacas
Doenças cerebrovasculares
Doenças pulmonares
Doenças renais
Diabetes melito
Fraturas de fêmur e ossos dos membros
Hipertensão arterial
Infecção de pele e tecido subcutâneo
Pneumonia bacteriana
Úlcera
Considere que hipertensão arterial, doenças renais, doenças cardíacas e osteoporose estão associadas ao consumo excessivo de sódio e que as fraturas de fêmur e ossos dos membros são causadas pela osteoporose.
Assim, a probabilidade de um idoso internado, escolhido ao acaso, ter como diagnóstico principal uma doença associada ao consumo excessivo de sódio, de acordo com a tabela, é igual a
- Matemática | 13.5 Polígonos
A piscina da casa de Suyanne tem o formato de um hexágono regular, conforme representado na figura a seguir.
A distância entre lados paralelos desse hexágono é 25 metros. Assinale a alternativa que mais se aproxima da área da piscina (adote )