(PUC-RS) Comparando as características ondulatórias da radiação ultravioleta e das micro-ondas, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- Matemática | 3.5 Inversa e Composta
(UERN) Sejam as funções f(x) = x - 3 e g(x) = x2 - 2x + 4. Para qual valor de x tem f(g(x)) = g(f(x))?
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(IMED) TEXTO: Dia da Proclamação da República
1____ exatos 125 anos, em 15 de novembro de 1889, foi proclamada a república do Brasil.
Na época, o país era governado por D. Pedro II e passava por grandes problemas, em razão da abolição da escravidão, em 1888.
2Como os negros não trabalhavam mais nas lavouras, os 3imigrantes começaram a ocupar seus lugares, plantando e colhendo, mas cobravam pelos trabalhos realizados, o que gerou insatisfação nos proprietários de terras.
As perdas também foram grandes para os coronéis, 4pois 5________ gasto uma enorme 6quantidade de dinheiro investindo nos escravos, e o governo, após a abolição, não pagou nenhuma indenização a eles.
A guerra do Paraguai (1864 a 1870) também ajudou na luta 7contra o regime monárquico no Brasil. Soldados brasileiros se aliaram aos exércitos do Uruguai e da Argentina, recebendo orientações para implantarem a república no Brasil.
Os movimentos republicanos também já aconteciam no 8país, a 9imprensa trazia politização 10____ população civil, 11para lutarem pela libertação do país dos domínios de Portugal. Com isso, vários partidos teriam sido criados, desde 1870.
A Igreja também teve sua participação para que a república do Brasil fosse proclamada. Dois bispos foram nomeados para 12acatarem as ordens de D. Pedro II, tornando-se seus subordinados, 13mas não aceitaram tais imposições. Com isso, foram punidos com pena de prisão, levando 14_____ igreja 15_____ ir contra o governo.
Com as tensões aquecendo o mandato de D. Pedro II, o imperador dirigiu-se com sua família para a cidade de Petrópolis, também no estado do Rio de Janeiro.
16Porém seu afastamento não foi nada favorável, fazendo com que fosse posto em prática um golpe militar, onde o Marechal Deodoro da Fonseca conspirava a derrubada de D. Pedro II.
Boatos de que os responsáveis pelo plano seriam presos fizeram com que a armada acontecesse, recebendo o apoio de mais de seiscentos soldados.
No dia 15 de novembro de 1889, ao passar pela Praça da Aclamação, o Marechal, com espada em punho, declarou que, a partir daquela data, o país seria uma república.
Dom Pedro II recebeu a notícia de que seu governo 17havia sido derrubado e um decreto o expulsava do país, juntamente com sua família. Dias depois, voltaram a 18Portugal.
Para governar o Brasil República, os responsáveis pela conspiração montaram um governo provisório, mas o Marechal Deodoro da Fonseca permaneceu como presidente do país. Rui Barbosa, Benjamin Constant, Campos Sales e outros foram escolhidos para formar os ministérios.
(FONTE: Jussara de Barros, http://www.brasilescola.com-Texto Adaptado)
No que tange ao uso de nexos coesivos no texto, analise as afirmações que seguem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Na referência 4, pois poderia ser substituído por porque sem causar alteração de sentido.
( ) Na referência 11, o vocábulo para expressa finalidade.
( ) Na referência 13, a palavra mas expressa oposição, assim como Porém na referência 16.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
A figura a seguir representa parte da planta de um loteamento, em que foi usada a escala 1 : 1 000. No centro da planta uma área circular, com diâmetro de 8 cm, foi destinada para a construção de uma praça.
O diâmetro real dessa praça, em metro, é:
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
Analise as ilustrações a seguir.
Esses animais pertencem ao mesmo filo e classe, mas a diferentes ordens. Mesmo assim, apresentam grande semelhança de coloração. Esse fato justifica-se por
- História | 6.03 Revolução Industrial
Os principais distúrbios começaram em Nottingham, em 1811. Uma grande manifestação de malharistas, gritando por trabalho e por um preço mais liberal, foi dissolvida pelo exército. Naquela noite, sessenta armações de malha foram destruídas na grande vila de Arnold por amotinados que não tomaram nenhuma precaução em se disfarçar e foram aplaudidos pela multidão.
THOMPSON, E.P. A formação da classe operária inglesa.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987 (fragmento).
Esse texto diz respeito à nova realidade socioeconômica da Inglaterra implantada a partir da Revolução Industrial. A principal consequência para os trabalhadores nas primeiras décadas do século XIX se manifestou por meio