(IFCE) Um garoto parado na rua vê sua imagem refletida por um espelho plano preso verticalmente na traseira de um ônibus que se afasta com velocidade escalar constante de 36 km/h. Em relação ao garoto e ao ônibus, as velocidades da imagem são, respectivamente,
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03. Estudo das Cores
MATERIAL
- Tinta guache
- Pincel
- Recipiente para água
- Desenho impresso (anexo)
- Papel toalha
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá reunir as crianças em uma roda para uma conversa, se possível
este encontro poderá ser realizado ao ar livre.
- Em seguida, o professor vai solicitar as crianças que observem o entorno e percebam
as cores e seus diferentes tons, distinguindo os tons mais claros e os tons mais
escuros.
- Peça para as crianças observarem as roupas das pessoas , continuando com a
percepção das diferentes cores e tons.
- Explicar para as crianças sobre a harmonia das cores, que é a combinação de uma ou
mais cores. Falar um pouco sobre a monocromia.
Monocromia: essa é uma harmonia que conseguimos quando utilizamos somente uma cor com suas variações de tons, obtidas com o auxílio da cor branca ou preta. Essas colorações obtidas a partir de uma só cor são chamadas de tom sobre tom.
Fonte: http://www.immaginare.com.br/pt/como-desenhar-com-cores-monocromaticas/
- Pedir para as crianças para escolherem uma cor que quer trabalhar.
- Com o auxílio do professor, peça as crianças para pintar a imagem criando tons,
utilizando o preto e branco para dar volume e brilho no desenho.
- Instrua as crianças para fazer a mistura das cores no pratinho e depois pintar o
desenho. Lembrá-las que sempre que for necessário, lavar os pincéis
- O professor deverá auxiliar as crianças durante todo o processo.
ANEXO ATIVIDADE AS CORES E SEUS TONS
Fonte: https://www.acessaber.com.br
O DESENHO E O VOLUME
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Uma empresa de ônibus utiliza um sistema de vendas de passagens que fornece a imagem de todos os assentos do ônibus, diferenciando os assentos já vendidos, por uma cor mais escura, dos assentos ainda disponíveis. A empresa monitora, permanentemente, o número de assentos já vendidos e compara-o como número total de assentos do ônibus para avaliar a necessidade de alocação de veículos extras.
Na imagem tem-se a informação dos assentos já vendidos e dos ainda disponíveis em um determinado instante.
A razão entre o número de assentos já vendidos e o total de assentos desse ônibus, no instante considerado na imagem, é
- Matemática | B. Regra de Três
Em uma fábrica, quatro máquinas empacotam 10.000 balas por hora. Se quisermos empacotar 50.000 balas em meia hora,é CORRETO afirmar que o número de máquinas necessárias para executar esse trabalho será exatamente:
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
A célula humana a seguir está capturando bactérias no processo conhecido como fagocitose.
A função desse processo para o organismo humano é a:
- Física | 3.6 Termodinâmica
O manual de instruções de um aparelho de ar condicionado apresenta a seguinte tabela, com dados técnicos para diversos modelos:
Considere-se que um auditório possua capacidade para 40 pessoas, cada uma produzindo uma quantidade média de calor, e que praticamente todo o calor que flui para fora do auditório o faz por meio dos aparelhos de ar-condicionado. Nessa situação, entre as informações listadas, aquelas essenciais para se determinar quantos e/ou quais aparelhos de ar-condicionado são precisos para manter, com lotação máxima, a temperatura interna do auditório agradável e constante, bem como determinar a espessura da fiação do circuito elétrico para a ligação desses aparelhos, são