(UFU) João, representado pela letra J, entra em uma sala retangular, onde duas paredes são revestidas por espelhos planos. Ele se posiciona na bissetriz do ângulo reto formato entre os dois espelhos. Como se configuram o conjunto das imagens de João em relação aos espelhos e sua posição na sala?
Questões relacionadas
- Química | 1.7 Gases
Considere a expansão de um gás ideal inicialmente contido em um recipiente de 1 L sob pressão de 10 atm. O processo de expansão pode ser realizado de duas maneiras diferentes, ambas à temperatura constante:
I. Expansão em uma etapa, contra a pressão externa constante de 1atm, levando o volume final do recipiente a 10 L
II. Expansão em duas etapas: na primeira, o gás expande contra a pressão externa constante de 1 atm até atingir um volume de 2L; na segunda etapa, o gás expande contra uma pressão constante de 1 atm atingindo o volume final de 10 L.
Com base nestas informações, assinale a proposição CORRETA.
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Na verdade, o mestre fitava-nos. Como era mais severo para o filho, buscava-o muitas vezes com os olhos, para trazê-lo mais aperreado. Mas nós também éramos finos, metemos o nariz no livro, e continuamos a ler. Afinal, cansou e tomou as folhas do dia, três ou quatro, que ele lia devagar, mastigando as ideias e as paixões. Não esqueçam que estávamos então no fim da Regência, e que era grande a agitação pública. Policarpo tinha, decerto, algum partido, mas nunca pude averiguar esse ponto. O pior que ele podia ter, para nós, era a palmatória. E essa lá estava, pendurada no portal da janela, à direita, com os seus cinco olhos do diabo.
Era só levantar a mão, despendurá-la e brandi-la, com a força do costume, que não era pouca. E daí, pode ser que, alguma vez, as paixões políticas dominassem nele a ponto de poupar-nos uma ou outra correção. [...]
Estendi-lhe a mão direita, depois a esquerda, e fui recebendo os bolos uns por cima dos outros, até completar doze, que me deixaram as palmas vermelhas e inchadas. Acabou, pregou-nos outro sermão. Chamou-nos sem vergonhas, desaforados, e jurou que, se repetíssemos o negócio, apanharíamos tal castigo que nos havíamos de lembrar para todo o sempre.
ASSIS, M. de. Contos de escola. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
O fragmento, extraído de Contos de Escola, revela uma situação cotidiana à época em que Machado de Assis o escreveu. Ao reunir recursos expressivos para descrever essa situação, o autor
- História | 1. Colônia
Leia o texto.
"As águas são muitas e infindas. E em tal maneira [a terra] é grandiosa que, querendo aproveitá-la, tudo dará nela, por causa das águas que tem.
Porém, o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza nela deve lançar.
E que não houvesse mais que ter aqui Vossa Alteza esta pousada para a navegação [...], isso bastava. Mas ainda, disposição para nela cumprir-se - e fazer - o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber o acrescentamento da nossa Santa Fé!"
("Carta de Pero Vaz de Caminha", 1o de maio de 1500.)
Com base nesse trecho da carta de Caminha, o descobrimento do Brasil pode ser relacionado
- História | 6.02 Era Napoleônica
(PUC-RJ) Como general, cônsul e, depois, imperador, Napoleão Bonaparte transformou a França de um país sitiado numa potência expansionista com influência em todo o continente europeu. No entanto, a expansão francesa com seus ideais burgueses encontrou muitas resistências principalmente entre as nações dominadas por setores aristocráticos.
Assinale a opção que identifica corretamente uma ação implementada pelo governo napoleônico.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto.
Alemães, à Espanha!
A tragédia espanhola foi um episódio capital da história política e intelectual da Europa antes da Segunda Guerra Mundial. A Espanha é o terreno em que os blocos realizam grandes manobras. A Alemanha experimenta seu material, exercita seus especialistas [...]. Bombardeio de cidades abertas, destruição de Guernica, reides aéreos de terror sobre a população civil de Madri e Barcelona, utilização da 5ª coluna: já se delineiam os traços da guerra total que será lançada pela Alemanha. É também o palco onde povos cuidam ver representado, por terceiros, o drama que os dilacera intimamente.
REMOND, René. O século XX: de 1914 aos nossos dias. 3. ed. Cultrix, 1982.
Considerando as ações alemãs durante a Guerra da Espanha, é possível considerá-las