(CFT-MG) Diversos tipos de espelhos podem ser utilizados em aparelhos tais como telescópio, binóculos e microscópios. A figura a seguir representa um objeto puntiforme em frente a um espelho plano.
Considerando-se a reflexão da luz nesse espelho proveniente do objeto, sua imagem será formada na região
Questões relacionadas
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(UESB) É provável que você nunca tenha ouvido falar de proclorococos. Esses micro-organismos de nome complicado estão presentes no seu cotidiano de modo simples, insuspeito e crucial. “Eles produzem o oxigênio de uma em cada cinco lufadas de ar que você respira”. [...] O consumo “desnecessário” de frutos do mar, causa rupturas em ecossistemas inteiros e na química do oceano (que depende da estabilidade de cadeias alimentares que vão do plâncton às baleias). [...] Quanto ao peixe, é preciso pensar seletivamente: quem obtém essas proteínas? O mercado de luxo de atum, de lagosta, de salmão, de camarão. Vão para as cidades, não para alimentar gente faminta.” [...] Peixes de rio, criados em cativeiro, têm sido comidos na China por mais de mil anos. Peixes herbívoros. Bagres. [...] há muito risco de introdução de espécies invasoras. A tendência hoje não é criar herbívoros, mas carnívoros, o que não faz o menor sentido.” [...] Earle afirma que não estamos pagando o preço real desse consumo: “É preciso calcular quantas plantas fazem um peixe que alimenta o salmão. Quando você fala com um criador de salmão, ele diz: ‘Ah, é cinco ou seis para um’.” Para ela, a conta não fecha. [...] estamos começando a entender que não sabemos repor essas coisas: “Você não pode construir um atum depois que ele se acabou. Noventa por cento dos atuns-azuis estão extintos. Se eles se extinguirem, como você os trará de volta? [...] Golfinhos captam a presença do submarino e tentam se “comunicar” com ele, afinando seus sonares na frequência dos instrumentos da engenhoca. (ANGELO, 2011, p. 4).
A preocupação da pesquisadora em relação aos atuns-azuis se justifica porque a espécie representa:
- História | 6.15 Descolonização
(FUVEST 2010 1ª FASE) Cartaz de 1994 da campanha de Nelson Mandela à presidência da África do Sul.
Essa campanha representou a
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Relacione as perguntas às respostas.
I. O que foi o Primeiro Reinado?
II. Como foi o processo de desenvolvimento da primeira Constituição do Brasil independente?
III. Dom Pedro I enfrentou vários problemas durante o seu governo, como a Confederação do Equador. O que foi esse movimento?
IV. Como acabou o reinado de Dom Pedro I no Brasil?
( ) Dom Pedro I dissolveu a Assembleia que havia convocado para elaborar a Constituição em 1824, que dava plenos poderes ao imperador.
( ) No dia 7 de abril de 1831, Dom Pedro I abdicou do trono em favor de seu fi lho, Pedro de Alcântara, então com cinco anos de idade.
( ) Foi o período em que Dom Pedro I governou o Brasil.
( ) Foi uma revolução que desejava transformar Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba em uma república independente.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Carla e Laura estavam jogando “Perde e Ganha”. A vencedora seria aquela que completasse 30 pontos primeiro. Elas deveriam seguir as instruções das cartas sorteadas. Veja o registro do que aconteceu até a quarta rodada do jogo.
É correto dizer que
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Uma força constante F de intensidade 25N atua sobre um bloco e faz com que ele sofra um deslocamento horizontal. A direção da força forma um ângulo de 60° com a direção do deslocamento. Desprezando todos os atritos, a força faz o bloco percorrer uma distância de 20m em 5s.
A potência desenvolvida pela força é de:
Dados: sen 60°= 0,87 e cos 60° = 0,50