(UPE) Um gás ideal é submetido a um processo termodinâmico ABCD conforme ilustra a figura a seguir
Sabendo que o trabalho total associado a esse processo é igual a 1050J qual o trabalho no subprocesso BCD?
Questões relacionadas
- História | 2.2 Período Regencial
(UPE) O Brasil da segunda metade do século XIX viveu um desenvolvimento urbano e econômico, que gerou reflexos na sua produção cultural. Espaço de surgimento e atuação de vários artistas e intelectuais, as cidades do Brasil Imperial foram o palco de uma efervescência artístico-cultural ímpar.
Sobre essa realidade, assinale a alternativa CORRETA.
- Geografia | 3.6 Hidrografia
(UCS) O Brasil tem um grande potencial em sua rede hidrográfica, por apresentar rios caudalosos, grande volume d’água, predomínio de rios perenes, de foz em estuário, de regime pluvial de drenagem exorreica, de grande potencial hidráulico e outros. Observe o mapa das bacias hidrográficas brasileiras.
A linha que vai de “A” a “B” passa sobre três bacias hidrográficas, que são
- Química | 2.5 Oxirredução
Nos compostos H2SO4, KH, H2, H2O2, NaHCO3, o número de oxidação do elemento hidrogênio é, respectivamente,
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão. Como preservar sua privacidade no mundo digital É inegável que os smartphones provocaram uma verdadeira revolução em nossas vidas. [...] Em um mundo onde a privacidade online é uma preocupação cada vez maior, especialistas em segurança dizem que um de nossos maiores erros é a premissa de que, se escondermos nossas identidades com senhas e pseudônimos, nos manteremos seguros e anônimos. Mas as evidências mostram que não é preciso muito para que nossas identidades sejam reveladas. [...] A maioria das pessoas vê a marcação de localização geográfica como a maior ameaça à sua privacidade. [...] No Facebook, por exemplo, essa informação é transmitida automaticamente quando você posta algo ou conversa no chat – é necessário desabilitá-lo manualmente. [...] Disponível em: www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/03/150227_vert_fut_privacidade_internet_ml. Acesso em: 9 abr. 2019.
No trecho “[...] especialistas em segurança dizem que um de nossos maiores erros é a premissa de que, se escondermos nossas identidades com senhas e pseudônimos, nos manteremos seguros e anônimos.”, a oração em destaque expressa
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
- O professor combinará com a turma um estudo sobre a Bossa Nova, um gênero musical
brasileiro que conquistou o mundo. Para tal, precisará saber o que elas já conhecem acerca
do assunto.
. Quem já ouviu a expressão "Bossa Nova" ?
. Sabe o que ela significa ?
. Quem já ouvi alguma músca da Bossa Nova ?
. Quem pode me citar um cantor ou compositor da Bossa Nova ?
. Quem sabe cantar uma música e Bossa Nova ?
- Os alunos , agora, serão convidadas a assistirem um vídeo sobre Bossa Nova, pois
responderão algumas questões sobre o mesmo.
Disponível: Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=n81JA6xSbcs
- Após a exibição, o professor fará mais questionamentos.
. Vocês já conheciam estas músicas?
. O que mais chamou a atenção de vocês nos vídeos?
. Por quê ?
. Quais os cantores aparecem nos vídeos?
- Após o registro com a fala dos alunos, o professor deverá aproveitar a oportunidade e
elaborar um bilhete solicitando que as crianças realizem uma pesquisa junto aos seus pais
acerca da Bossa Nova, falando sobre sua origem, seus principais representantes, as músicas
consagradas e a influência que o movimento trouxe para a músca popular brasileira e
internacional. No site http://pt.wikipedia.org/wiki/bossanova , há uma matéria que pode ser
consultado para auxiliar a pesquisa.
- Quando as crianças trouxerem o materal da pesquisa, o professor deverá dividir a sala em
pequenos grupos e cada grupo deverá fazer um trabalho sobre um representante da Bossa
Nova (João Gilberto, Nara Leão, Toquinho, Vinícios de Morais, entre outros.) Para isso,será
disponibilizado o material necessário: cartolina, cola, e as fotos relacionadas com o tema.
- Durante a atividade, o professor deverá colocar CD's com músicas da Bossa Nova para dar um
clima especial ao momento.
- Depois de tudo pronto, a turma se sentará em círculo e o professor pedirá que cada grupo
fale um pouco sobre a vida e obra do cantor pesquisado.
- Neste momento, o recurso de questionar os alunos poderá se de grande importância para
extrair deles os frutos da pesquisa realizada, também se faz necessário que se tenha uma
música de cada cantor, assim os alunos terão acesso a este tipo de música.
- Expor os trabalhos na sala de aula .
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24985
BOSSA NOVA:UM BANQUINHO E UM VIOLÃO