(FATEC) Suponha que a velocidade média do Kasato Maru durante a sua viagem de 52 dias do Japão ao Brasil em 1908 tenha sido de 15 Km/h. Podemos afirmar que, especificamente nessa viagem histórica para imigração japonesa, o navio percorreu, em milhas náuticas, aproximadamente, a distância de:
(Dado: 1 milha náutica -- 1,85 km)
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(PUC-RS) Responda à questão com base na figura abaixo, que representa o trecho de uma montanha-russa pelo qual se movimenta um carrinho com massa de 400 kg. A aceleração gravitacional local é de 10 m/s².
Partindo do repouso (ponto A), para que o carrinho passe pelo ponto B com velocidade de 10 m/s, desprezados todos os efeitos dissipativos durante o movimento, a altura hA, em metros, deve ser igual a
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
O novo papel das moscas
Usos científicos de dípteros ajuda a mudar imagem negativa desses insetos.
Já imaginou ter a capacidade de sentir um odor a mais de 40 km de distância? Equivale a estar em Jacarepaguá e detectar um peixe assado na brasa no mercado São Pedro em Niterói. Esta façanha é facilmente realizada por algumas espécies de moscas.
No entanto, as moscas sempre foram vistas como responsáveis por problemas de saúde pública, por carregar em seus corpos vários microrganismos que podem causar doenças muito graves no homem. Nos últimos tempos, porém, elas vêm exercendo um novo papel: seu uso na elucidação de crimes vem fazendo com que sejam vistas com outros olhos por pesquisadores e mesmo pela população.A novidade está na ajuda preciosa que estes insetos fornecem na coleta de informações importantes na reconstrução da cena do crime. Um cadáver, de acordo com seu estado de decomposição, apresenta diferentes graus de “atratividade” para diferentes espécies de insetos necrófagos. Logo, ocorre uma sucessão ecológica de colonização do cadáver, e ao se identificar as espécies presentes e/ou seu grau de desenvolvimento, pode-se inferir o tempo decorrido da morte, as condições ambientais e até o local. Por exemplo, a presença de determinada espécie de mosca implica um intervalo de morte de alguns dias, enquanto a presença de certos tipos de besouro pode indicar uma morte ocorrida há no mínimo dois meses.Adaptado de http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2005/220/o-novo-papel-dasmoscasem
07/09/10Sobre as moscas podemos afirmar que: - História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: A foto apresenta os desempregados na fila de alimentos durante a Grande Depressão. STRICKLAND, Carol; BOSWELL, John. Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro, Ediouro, [s.d.].
Enunciado:
“O mais alto padrão de vida do mundo” – “Não modo de vida como o modo americano”
Analise os elementos que compõem a fotografia e explique o contraste que pode ser percebido na imagem.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o fragmento de um texto e responda à questão. Escola moderna: três questões cruciais em debate 2 – Livros [...] ou tablets? A revolução digital representa uma ameaça adicional ao antigo livro impresso, disponibilizando conteúdos da internet, por meio de computadores, nas salas de aula – em países “conectados”, claro. [...] Um estudo feito [...] indica que países com bom desempenho em testes internacionais tendem a insistir no uso de livros escolares como base para o ensino. [...] Entretanto, a frente “antilivro” responde que ele gera pressão econômica adicional sobre os pais em escolas onde livros não são oferecidos gratuitamente. Além disso, eles são produzidos “em massa”, sem levar em conta necessidades diferenciadas de crianças em salas de aula diversas. Além disso, argumenta esse grupo, o livro escolar não tem como competir com tablets e tecnologias do tipo quando se trata de permitir o acesso aos conteúdos atualizados [...] Disponível em: www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150825_escola_moderna_debate_mv.
Acesso em: 10 abr. 2019. (Adaptado.)
Analise o título e o subtítulo e assinale o tema do texto.
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
(FUVEST 2011 1° FASE)
Atualmente, grandes jazidas de diamantes, localizadas em diversos países africanos, abastecem o luxuoso mercado mundial de joias. O diamante é uma forma cristalina do carbono elementar constituída por uma estrutura tridimensional rígida e com ligações covalentes. É um mineral precioso devido a sua dureza, durabilidade, transparência, alto índice de refração e raridade.
Analise as afirmações abaixo:
I. O diamante e a grafite são formas alotrópicas de carbono com propriedades físicas e químicas muito similares. Apesar disso, o diamante é uma das pedras preciosas mais valiosas existentes e, a grafite, não.
II. A partir do cartaz acima, é possível inferir a associação entre a extração de diamantes na África e o comércio internacional de armas, que abastece grupos rivais envolvidos nas guerras civis desse continente.
III. O cartaz denuncia a vinculação dos países africanos islâmicos com o terrorismo internacional e o seu financiamento por meio do lucrativo comércio mundial de diamantes e pedras preciosas.
Está correto o que se afirma apenas em