(UFC) A figura adiante mostra o mapa de uma cidade em que as ruas retilíneas se cruzam perpendicularmente e cada quarteirão mede 100 m. Você caminha pelas ruas a partir de sua casa, na esquina A, até a casa de sua avó, na esquina B. Dali segue até sua escola, situada na esquina C. A menor distância que você caminha e a distância em linha reta entre sua casa e a escola são, respectivamente:
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Conocimiento, libertad y moral
Según el planteamiento socrático, una vida que no gobernamos racionalmente, ni siquiera es, propiamente hablando, nuestra vida. En ausencia de pensamiento y conocimiento, se puede decir que, más que vivir, «somos vividos por fuerzas que no gobernamos».
Y es contra esta falta de autonomía y de libertad contra lo que se pronuncia regularmente Sócrates. En un sentido muy preciso, la reivindicación socrática del conocimiento es una reivindicación de la libertad. Sócrates se da cuenta de que el conocimiento es condición de la libertad y que la ignorancia, por el contrario, nos hace dependientes, nos ata indefectiblemente a algo o a alguien. Un individuo sin conocimiento de sí y del mundo en el que vive es como un barco a la deriva: no va a donde quiere, sino a donde es llevado por los vientos y las mareas.
Ahora bien, sólo a propósito de seres racionales con el conocimiento suficiente para actuar libremente tiene sentido hablar de moral. Sería absurdo juzgar desde el punto de vista moral a alguien cuya ignorancia le impide actuar libremente. De lo único que, tal vez, cabría hacerle moralmente responsable es de su propia ignorancia. Pero no de haber actuado mal, porque — si Sócrates está en lo certo — nadie actúa mal sabiendo que lo hace.
Sea como sea, Sócrates no dejará de esforzarse en poner al descubierto el vínculo existente entre el conocimiento, la libertad y la moral. Y tal vez sea este esfuerzo lo más característico y destacable de sus reflexiones filosóficas acerca de la moral.
Internet:Recursostic.educacion.es (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con el texto anterior.
Cualquier ser humano que carezca de conocimiento de sí mismo es realmente libre.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Além de censurar a mídia, o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) tinha outra função no governo de Vargas.
a) Que função era essa?
b) Todos os veículos da mídia aceitaram a censura do Departamento de Imprensa e Propaganda? Justifique sua resposta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Professor, o fragmento a seguir compõe o conteúdo do capítulo 7 – unidade 2 – do livro didático, v.8, p.53.
[...] O homem só tem significado como produtor ou consumidor anônimo (de preferência como consumidor) de mercadorias, tendo, ele próprio, se transformado em mercadoria no que ser refere à questão do trabalho assalariado, ou como apêndice de máquina. [...]
- Ouça e analise com os alunos a canção “Terceira pessoa do plural”, executada pelo Engenheiros do Hawaii.
- Sob a visão da ética, solicite aos alunos que associem a letra da canção ao texto apresentado pelos autores do livro didático, v.8, capítulo 7, unidade 2, p.53, e registrem por escrito.
Corrida pra vender cigarro
Cigarro pra vender remédio
Remédio pra curar a tosse
Tossir, cuspir, jogar pra fora
A venda de produtos que prejudicam a saúde impulsiona as vendas de remédios. A saúde é oferecida a partir da lógica de mercado, ou seja, os lucros. A ética é colocada em segundo plano.
Corrida pra vender os carros
Pneu, cerveja e gasolina
Cabeça pra usar boné
E professar a fé de quem patrocina
Combustíveis que poluem, carros, cervejas, vestuários são associados ao consumo hedônico, a busca pela satisfação. As pessoas ignoram as consequências do consumismo. A ética é colocada em segundo plano.
Eles querem te vender
Eles querem te comprar
Querem te matar (de rir)
Querem te fazer chorar
De acordo com o texto, apresentado pelos autores do livro didático, v.8, p.53, o homem só tem significado como produtor ou consumidor anônimo (de preferência como consumidor) de mercadorias, tendo, ele próprio, se transformado em mercadoria no que ser refere à questão do trabalho assalariado, ou como apêndice de máquina.
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem eles pensam que são? [2X]
"Eles" são as empresas e instituições privadas, detentoras dos meios de produção e do processo de formação e distribuição de riquezas, as grandes corporações internacionais.
Corrida contra o relógio
Silicone contra a gravidade
Dedo no gatilho, velocidade
Quem mente antes diz a verdade
O imediatismo está associado com o hedonismo no contexto atual. O culto ao corpo, ao novo, também são alvos do mercado, da busca pelos lucros.
Satisfação garantida
Obsolescência programada
Eles ganham a corrida
Antes mesmo da largada
Mercadorias que duram pouco para que as compras continuem. Os consumidores estão satisfeitos porque querem continuar a comprar.
Eles querem te vender
Eles querem te comprar
Querem te matar (a sede)
Eles querem te sedar
De acordo com o texto, apresentado pelos autores do livro didático, v.8, p.53, o homem só tem significado como produtor ou consumidor anônimo (de preferência como consumidor) de mercadorias, tendo, ele próprio, se transformado em mercadoria no que ser refere à questão do trabalho assalariado, ou como apêndice de máquina.
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem eles pensam que são? [2X]
"Eles" são as empresas e instituições privadas, detentoras dos meios de produção e do processo de formação e distribuição de riquezas, as grandes corporações internacionais.
Vender, comprar, vendar os olhos
Jogar a rede... contra a parede
Querem te deixar com sede
Não querem te deixar pensar
Este é o vazio do consumidor hedonista. As mídias condicionam a percepção e, por mais que eles comprem, não estarão completos.
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
"Eles" são as empresas e instituições privadas, detentoras dos meios de produção e do processo de formação e distribuição de riquezas, as grandes corporações internacionais. O lucro é mais importante e a ética é parcial.
Humberto Gessinger
Disponível em: <https://www.letras.mus.br/engenheiros-do-hawaii/747530/>. Acesso em: 6 fev. 2017.
Outro endereço - Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=tVQu5CZeE8M&feature=youtu.be>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Professor, organize a turma em grupos e solicite aos alunos que façam paródias de suas canções preferidas, destacando a importância da ética nas ações empreendedoras e as mudanças necessárias nas relações de consumo das pessoas. Em seguida, os alunos apresentarão as paródias para turma.
- Química | 2.3 Termoquímica
Os combustíveis de origem fóssil,como o petróleo e o gás natural,geram um sério problema ambiental,devido à liberação de dióxido de carbono durante o processo de combustão.O quadro apresenta as massas molares e as reações de combustão não balanceadas de diferente combustíveis.
Considerando a combustão completa de 58 g de cada um dos combustíveis listados no quadro,a substância que emite mais CO2 é o:
- Biologia | 13.5 Segunda Lei de Mendel
(PUC-RS) Para responder à questão, considere as quatro premissas a seguir.
-Genes transmitidos por cromossomos diferentes.
-Genes com expressão fenotípica independente.
-Modo de herança com dominância.
-Padrão de bi alelismo.
Um cruzamento diíbrido entre dois indivíduos duplo heterozigotos teria como resultado a proporção fenotípica de