(UNIJUI-SP) Uma pessoa caminha em um passeio, num dia de domingo, 180 m do sul para o norte. A seguir, desloca-se 240 m de oeste para leste. Qual é o valor do deslocamento final dessa pessoa?
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Jornal
- Tinta guache – Cores primárias e secundárias
- Vasilhas com água
- Papel toalha
- Papel Sulfite
- Lápis HB
- Papel Canson A4
- Pincel
PROCEDIMENTOS
- O professor vai começar a aula falando sobre as cores secundárias.
O que são “cores secundárias”?
Laranja, verde e violeta são as cores secundárias. São assim chamadas porque surgem a partir da mistura de duas cores primárias.
vermelho + amarelo = laranja
vermelho + azul = violeta
azul + amarelo = verde
Laranja: Estimula a nossa vontade de aprender. É a cor da laranja e da abobóra.
Verde: Cor mais harmoniosa e mais calmante. Nos transfere confiança, determinação e esperança. É a cor da cura.
Violeta: Esta cor representa o mistério, expressa sensação de individualidade e personalidade. É a cor da sabedoria.
Fonte: https://www.smartkids.com.br/trabalho/cores-cores-secundarias
- O professor vai dividir a sala , formando grupo de 06 crianças.
- Forrar as mesas com jornal.
- Distribuir para os grupos, tinta guache nas cores primárias, papel sulfite, vasilhas com
água e papel toalha.
- Apresente o material e convide as crianças a realizarem um estudo de cores primárias
através da pintura com os dedos.
Pintura a dedo com guache - Estudo das Cores Primárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBa/uFU - Fonte: Acervo Soraia Lelis
- O professor vai pedir aos alunos que pintem com os dedinhos as cores primárias no
papel.
- Solicite que nomeiem as cores registradas no papel e posteriormente coloquem o
trabalho para secar em lugar seguro.
- Convide as crianças para brincarem de um “jogo da velha” diferente do convencional,
onde a descoberta de uma cor secundária se dará através da mistura de duas
primárias.
- Entregue uma folha de papel sulfite para cada criança.
- Solicite que tracem por toda a superfície do papel duas linhas verticais e duas linhas
horizontais . O professor deverá auxiliar os alunos, nesta hora.
- Dite a cor que deve ser colocada em cada coluna/linha do gráfico/jogo.
- O professor deverá auxiliar os alunos durante esta etapa do trabalho.
- Sugestão: se for mais fácil, o professor pode colocar no quadro o desenho das linhas
para as crianças copiarem.
- Monte com as crianças a estrutura para a descoberta das cores secundárias
Pintura a dedo com guache sobre papel sulfite - Descoberta das Cores Secundárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU
Fonte: Acervo Soraia Lelis
- Peça as crianças que façam a mistura das cores primárias até obter a cor secundária.
- Lembre as crianças sobre a mistura das cores primárias e seus resultados.
Fonte: http://historiadaarte.com.br/artecriancas.html
- Solicite novamente para que nomeiem as cores registradas no papel e
posteriormente coloque os trabalhos para secar em local seguro.
- Questione sempre os grupos sobre como são formadas as cores secundárias.
- Distribua uma folha de folha de papel Canson formato A4 para cada criança.
- Prepare as mesas da sala, forrando com jornal.
- Disponibilize pinceis, vasilhas com água, papel toalha e tintas nas cores primárias e
secundárias.
- Proponha experimentos com cores primárias e cores secundárias.
- Peça as crianças para fazerem uma pintura, livre, usando toda a sua criatividade,
usando as cores primárias e secundárias.
Processo em pintura com guache sobre papel canson - Estudo das Cores Primárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU Fonte: Acervo Soraia Lelis
Processo em pintura com guache sobre papel canson - Descoberta das Cores Secundárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU
Fonte: Acervo Soraia Lelis
Pintura com guache sobre papel canson A4 - Fixação das Cores Primárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU
Fonte: Acervo Soraia Lelis
Pintura com guache sobre papel canson A4 - Fixação das Cores Secundárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU
Fonte: Acervo Soraia Lelis
Fonte: http://arteplanejamentoaula.blogspot.com/2011/06/estudo-das-cores-primarias-e-descoberta.html
A RODA DAS CORES
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
Recentemente, uma nova espécie de caramujo aquático foi descrita para a América do Norte. Os pesquisadores estavam estudando o que acreditavam se tratar de duas populações de uma espécie bem conhecida, quando observaram que os indivíduos da população ‘A’ apresentavam características morfológicas diferentes daquelas observadas nos indivíduos da população ‘B’. Para confirmar que a população ‘A’ representava uma nova espécie, os pesquisadores analisaram e compararam o DNA dos indivíduos provenientes das duas populações e provaram, através de experimentos de laboratório, que esses indivíduos não são capazes de se acasalar. As diferenças observadas no DNA e o fato de os indivíduos das duas populações não terem acasalado e, portanto, não gerarem descendentes férteis foram interpretados pelos cientistas como provas de que essas duas populações correspondem a duas espécies diferentes.
I. O mecanismo de isolamento reprodutivo entre as populações de caramujos poderia ser do tipo pré-zigótico, já que os indivíduos não foram capazes de se acasalar.
II. Duas populações que se encontram em alopatria podem se tornar espécies diferentes ao longo do tempo devido à manutenção do fluxo gênico.
III. Através de mutações no DNA e ausência de fluxo gênico, alelos diferentes vão sendo fixados nas duas populações levando à formação de duas espécies diferentes.
IV. O isolamento geográfico pode resultar em mudanças no fenótipo, que tornam os indivíduos incompatíveis para a reprodução.
V. O isolamento reprodutivo pode ocorrer em consequência do isolamento geográfico e ausência de fluxo gênico entre populações alopátricas.
Assinale a opção com as afirmativas CORRETAS:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Seria ingenuidade procurar nos provérbios de qualquer povo uma filosofia coerente, uma arte de viver. É coisa sabida que a cada provérbio, por assim dizer, responde outro, de sentido oposto. A quem preconiza o sábio limite das despesas, porque “vintém poupado, vintém ganhado”, replicará o vizinho farrista, com razão igual: “Da vida nada se leva”. (...)
Mais aconselhável procurarmos nos anexins não a sabedoria de um povo, mas sim o espelho de seus costumes peculiares, os sinais de seu ambiente físico e de sua história. As diferenças na expressão de uma sentença observáveis de uma terra para outra podem divertir o curioso e, às vezes, até instruir o etnógrafo.
Povo marítimo, o português assinala semelhança grande entre pai e filho, lembrando que “filho de peixe, peixinho é”. Já os húngaros, ao formularem a mesma verdade, não pensavam nem em peixe, nem em mar; ao olhar para o seu quintal, notaram que a “maçã não cai longe da árvore”.
Paulo Rónai, Como aprendi o português e outras aventuras.
(FUVEST 2016 1° FASE) Considere as seguintes afirmações sobre os dois provérbios citados no terceiro parágrafo do texto.
I. A origem do primeiro, de acordo com o autor, está ligada à história do povo que o usa.
II. Em seu sentido literal, o segundo expressa costumes peculiares dos húngaros.
III. A observação das diferenças de expressão entre esses provérbios pode, segundo o pensamento do autor, ter interesse etnográfico.
Está correto apenas o que se afirma em
- História | 4. Patrimônio Cultural
O arrojado projeto arquitetônico e urbanista da nova capital federal fez com que Brasília fosse, no ano de 1987, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, porque o Plano Piloto de Brasília concretizava os princípios do
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Cumpriu a rotina da manhã com uma curiosidade comovida, atento aos menores gestos que sempre repetiu automaticamente e que agora analisava, fragmentando-os em câmara lenta, como se fosse a primeira vez que abria uma torneira. Podia também ser a última. Fechou-a, mas que sentimento era esse?
TELLES, L. F. A mão no ombro. In: TELLES, L. F. Melhores contos de Lygia Fagundes Telles. São Paulo: Global, 2015.
Nesse fragmento, a variedade dos tempos verbais tem como objetivo principal