(ESPCEX (AMAN)) Um projétil é lançado obliquamente, a partir de um solo plano e horizontal, com uma velocidade que forma com a horizontal um ângulo α e atinge a altura máxima de 8,45 m/s. Sabendo que, no ponto mais alto da trajetória, a velocidade escalar do projétil é 9,0 m/s, pode-se afirmar que o alcance horizontal do lançamento é:
Dados: intensidade da aceleração da gravidade g= 10 m/s²; despreze a resistência do ar
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
Texto base: A coroação e a sagração de Luís XIV ocorreram em 1654 na Catedral de Reims. A cerimônia de coroação incluiu um juramento prestado pelo rei prometendo conservar os privilégios de seus súditos. A seguir veio o momento da sagração, em que o rei recebeu do bispo o santo óleo. Leia um trecho referente a esse momento. Mais tarde, em suas memórias, Luís afirmou (tal como os teóricos da monarquia absoluta) que sua sagração não o fizera rei, simplesmente o declarara rei. Acrescentou, no entanto, que o ritual tornara sua realeza “[...] mais inviolável e mais santa”. Essa santidade pode ser ilustrada pelo fato de, dois dias depois, o jovem rei ter desempenhado pela primeira vez o ritual do toque real. Segundo uma crença tradicional, os reis da França, como os da Inglaterra, tinham o poder miraculoso de curar a escrófula, uma doença de pele, tocando os atingidos e dizendo “o rei te toca, Deus te cura” [...]. Nessa ocasião, Luís tocou três mil pessoas. Ao longo de seu reinado, tocaria muito mais. BURKE, Peter. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. 2. ed.
Rio de Janeiro: Zahar, 2009. p. 54-55.
Enunciado:
O fragmento revela que:
- História - Fundamental | 05.2. Os patrimônios brasileiros
Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, o “Arraial de Belô” faz parte do calendário junino nacional há 39 anos. A festa acontece na Praça da Estação e já se consagrou como uma das maiores festas juninas do Brasil.
Um dos objetivos é de resgate cultural, estimulando a criação de novos grupos de quadrilha, uma tradição que teve início nos primeiros tempos da Capital.
http://www.belohorizonte.mg.gov.br/arraial - adaptação.
Identifique o motivo de a festa junina ser uma tradição em Belo Horizonte.
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Examine o cartum.
O efeito de humor presente no cartum decorre, principalmente, da:
- Inglês - Fundamental | 12. Likes and Dislikes (Do Que Gostamos e do Que Não Gostamos)
Choose the correct verb form.
“We don’t like ________ up early.”
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais necessários
- Imagens de obras da artista Thaís Ibanez. Estão disponíveis no mercado também copos descartáveis com desenhos das obras dela – “Copos de papel Espressione Thais Ibanez”.
- Para pesquisa do professor: Vida e imagens de obras da artista. Disponíveis em: <http://www.viladoartesao.com.br/blog/a-arte-brasileira-na-pintura-naif-de-thais-ibanez/>. Acesso em 17 dez. 2015. Se não for possível o acesso à internet, Providencie com antecedência imagens de obras da artista para o trabalho.
- Folhas de papel canson – Gramatura alta – Uma folha para cada criança.
- Retalhos de papel de presente.
- Tesoura.
- Cola branca.
- Pincel para cola.
- Canetinhas hidrocor coloridas.
Procedimentos
Professor, os alunos já devem saber o que é arte naif e ter visto e apreciado obras de outros artistas naif brasileiros.
1 º.Mostre as imagens com as obras da artista para os alunos apreciarem. Se não houver a possibilidade de acesso à internet, providencie imagens de obras de Thais Ibanez, coloridas e em tamanho A4 o A3. Dê bastante ênfase aos personagens que a artista retrata e à padronizagem que usa para colorir suas figuras. Se possível, leve também imagens de bonecas feitas na cabaça e imagens de bois do bumba-meu-boi para inspirar o trabalho das crianças.
2 º.A arte naif representa geralmente, cenas do cotidiano. Peça aos alunos que falem sobre situações do cotidiano deles que eles gostariam de representar. Incentive que façam um esboço em um papel.
3 º.Peça aos alunos que transfiram para o papel canson o desenho que fizeram e que procurem dar ao seu desenho, características e traços do desenho da artista.
4 º.Agora é a hora da colagem dos papéis coloridos. Explique que eles devem completar algumas partes do desenho deles com colagem de papel de presente. Estes devem estar bem recortados e colados. Logo após a colagem, é hora de pintar usando canetinhas hidrocor.
5 º.Exponha para a apreciação de todos.