(ESPCEX (AMAN)) Um projétil é lançado obliquamente, a partir de um solo plano e horizontal, com uma velocidade que forma com a horizontal um ângulo α e atinge a altura máxima de 8,45 m/s. Sabendo que, no ponto mais alto da trajetória, a velocidade escalar do projétil é 9,0 m/s, pode-se afirmar que o alcance horizontal do lançamento é:
Dados: intensidade da aceleração da gravidade g= 10 m/s²; despreze a resistência do ar
Questões relacionadas
- Física | 3.2 Dilatação
(UEFS) Observou-se que um trilho de aço com 10,0 m de comprimento, que se encontrava inicialmente a uma temperatura 25 °C, com o aumento da temperatura, teve um acréscimo de 2,4 mm no seu comprimento.
Sabendo-se que o valor médio do coeficiente de dilatação linear do aço é 1,2.10-5°C-1a temperatura final do trilho, em °C , foi de
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Um experimento realizado na Floresta Nacional dos Tapajós, no Pará, teve como objetivo identificar o papel da redução das chuvas sobre a floresta Amazônica decorrente do aquecimento global. Para tanto, entre os anos de 2000 a 2004, foi simulada uma situação de seca severa em uma área de vegetação nativa que media um hectare, denominada “área estudada”. Os resultados obtidos foram comparados com os dados de outra área com tamanho, vegetação e estrutura similar e que não havia sido exposta à seca, denominada “área controle”. Foi medida a quantidade de água no solo das duas áreas durante os períodos de chuva e de seca na floresta amazônica. A quantidade de água (em milímetros) encontrada na área estudada (pontos cinzas) e controle (pontos pretos) é mostrada no gráfico as seguir. As faixas verticais cinzas representam o período no qual os pesquisadores criaram uma seca artificial na área estudada, durante os períodos chuvosos.
Analisando-se o gráfico, que revela o resultado direto da metodologia usada para criar secas artificiais, observa-se que
- Matemática | 04. Sequência e Progressão
(ESPCEX) Os números naturais ímpares são dispostos como mostra o quadro:
O primeiro elemento da 43ª linha, na horizontal, é:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir.
“O Brasil teme se aproximar dos EUA”
Matias Spektor, entrevista a Época, 19/09/09
Juliano Machado
As declarações de amizade dos presidentes Barack Obama e Luiz Inácio Lula da Silva, na prática, não melhoraram nada as relações entre Brasil e Estados Unidos. É o que pensa o especialista em relações internacionais Matias Spektor, autor do recém-lançado Kissinger e o Brasil. Para Spektor, a política de aproximação com o Brasil planejada pelo ex-secretário de Estado americano Henry Kissinger nos anos 70 foi “o único momento de nossa história em que houve a intenção de uma parceria ativa com os americanos”. A experiência de Kissinger fracassou, mas abre uma reflexão sobre os prejuízos da visão de que é preciso escolher entre alinhamento automático e distanciamento para lidar com os EUA, afirma Spektor.
Disponível emhttp://www.eagora.org.br/arquivo/o-brasil-teme-se-aproximar-dos-eua. Página acessada em maio de2010.
A relação do Brasil com os Estados Unidos no decorrer do século XX foi marcada por uma tensão entre a autonomia e a dependência. Os sucessivos governos buscavam o alinhamento ou a barganha nacionalista ou ainda a política independente.
Diferencie a política externa nos governos de Eurico Dutra e Getúlio Vargas
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UEFS)
Como se teriam aperfeiçoado todas essas adaptações maravilhosas que vão modificando o organismo parte por parte, em função das condições de vida que ele suporta, acabando por transformá-lo num ser diferente de seus ancestrais? (DARWIN, 2011, p. 85).
Os estudos do próprio Charles Darwin e as observações neodarwinistas podem responder a essas questões, afirmando: