(ENEM 2014 1ª APLICAÇÃO) Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o Sol, todo mundo sabe, está se deitando na França. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr do sol.
A diferença espacial citada é causada por qual característica física da Terra?
Questões relacionadas
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(FEEVALE) Um Light Emitting Diode (LED) de alto brilho trabalha sujeito a uma tensão de 3,40 V. e a uma corrente elétrica de intensidade de 0,02 A . A potência de consumo aproximada desse LED nessas condições será
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Hoje o Rio de Janeiro é famoso pela bela alcunha de “Cidade Maravilhosa”, mas seu passado esconde apelidos muito menos lisonjeiros. “Porto Sujo” e “Cidade da Morte” eram os nomes que os estrangeiros usavam para se referir à capital fluminense antes da Reforma Pereira Passos. Muitos navios passaram a evitar a Baía de Guanabara por medo. Em um episódio dramático, em 1895, 333 marinheiros do navio italiano Lombardia, que tinha 340 tripulantes, contraíram febre amarela, e 234 morreram.
BIAS, M. Passado a limpo. Disponível em: www.revistadehistoria.com.br. Acesso em: 14 abr. 2015 (adaptado).
Os termos pelos quais a cidade era conhecida no passado, antes da reforma mencionada no texto, são explicados pela associação entre os seguintes fatores:
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(UECE) Bases nitrogenadas são elementos constituintes das moléculas de DNA e de RNA presentes nas células dos seres vivos. Sobre essas bases, é correto afirmar que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto.
Ciência da Natureza e Meio Ambiente
Raquel Beer em 30/04/2015 às 15:45
Pesquisa divulgada hoje na revista americana Science mostra que, se as emissões de gás carbônico continuarem no mesmo ritmo, levando a um aumento de até 4,3 graus de temperatura em 90 anos, uma em cada seis espécies de animais e de plantas deve ser extinta. Caso os esforços globais de mitigação surtam efeito e consiga-se limitar o aquecimento a apenas dois graus até o fim do século, o risco passaria a ser 10% menor.
As espécies que têm como hábitat a América Latina, Nova Zelândia e Austrália serão as mais ameaçadas. Isso porque uma das consequências do aquecimento global é o aumento do nível do mar, que faria com que a área dos territórios diminuísse. Para agravar a situação, muitas dessas regiões têm terrenos acidentados, cortados por rios, montanhas ou florestas densas, que funcionam como barreiras e dificultam a migração dos animais.
“É importante ressaltar que os modelos utilizados para prever os riscos de extinção são bastante completos, mas não são perfeitos”, disse à Veja o americano Mark Urban, professor de Biologia da Universidade de Connecticut e autor do estudo. “Não é analisado, por exemplo, o potencial que as espécies têm de se adaptar às mudanças climáticas. Mas há outros fatores que poderiam aumentar a taxa de risco que também ficaram de fora”. [...]
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/uma-em-cada-seis-especies-
podem-ser-extintas-devido-as-mudancas-climaticas>. Acesso em: abr. 2015.
Em “ Mas há outros fatores que poderiam aumentar a taxa de risco que também ficaram de fora”, o termo em destaque opõe a frase à ideia de que:
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
(UNESP) Dois casais, Rocha e Silva, têm, cada um deles, quatro filhos. Quando consideramos os tipos sanguíneos do sistema ABO, os filhos do casal Rocha possuem tipos diferentes entre si, assim como os filhos do casal Silva. Em um dos casais, marido e mulher têm tipos sanguíneos diferentes, enquanto que no outro casal marido e mulher têm o mesmo tipo sanguíneo. Um dos casais tem um filho adotivo, enquanto que no outro casal os quatro filhos são legítimos. Um dos casais teve um par de gêmeos, enquanto que no outro casal os quatro filhos têm idades diferentes. Considerando-se os tipos sanguíneos do sistema ABO, é correto afirmar que,