(EPCAR (AFA)) O diagrama a seguir mostra os níveis de energia permitidos para elétrons de um certo elemento químico.
Durante a emissão de radiação por este elemento, são observados três comprimentos de onda: λA , λB , λC .Sabendo-se que λA < λB < λC pode-se afirmar que λA /λC é igual a
Questões relacionadas
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
A anemia falciforme, também chamada de drepanocitose ou anemia drepanocítica, é uma doença hereditária e hematológica que acontece por conta da produção anormal de glóbulos vermelhos do sangue, o que deforma as hemácias. As células da membrana são alteradas e se rompem com facilidade, causando a anemia. Por conta desse rompimento, elas tornam-se parecidas com uma foice, por isso o termo falciforme. Esse tipo de anemia acontece quando a pessoa herda duas cópias anormais do gene da hemoglobina de seus pais, uma década. A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Os primeiros sintomas costumam surgir entre os 5 e 6 meses de idade, e vários problemas de saúde podem ser desenvolvidos, como infecções e até mesmo AVC.
(A ANEMIA falciforme..., 2017).
A partir da análise das informações contidas no texto e com base nos conhecimentos a respeito da anemia falciforme, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
CERCA DE 100 MILHÕES DE MENINAS TRABALHAM AO INVÉS DE ESTUDAR
Um relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) revela que, atualmente, cerca de 100 milhões de meninas trabalham, em todo o mundo.
Com relação ao trabalho infantil, as meninas são sempre mais prejudicadas que os meninos. Por isso, a organização decidiu dedicar o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil deste ano --realizado no dia 12 de junho-- às meninas, que são a maioria dos menores que se dedicam ao trabalho doméstico (em casa ou fora) e à agricultura. Entre os 5 e os 11 anos, há mais meninas que trabalham que meninos. As meninas trabalham em funções mais perigosas e, além disso, trabalham mais horas que os meninos.
Comparadas com os meninos, as meninas abandonam a escola mais frequentemente. Quando as famílias se afundam cada vez mais na pobreza e têm que escolher entre enviar seus filhos ou suas filhas à escola, são as meninas que saem perdendo. No mundo, cerca 75 milhões de crianças não estão na escola. Delas, mais da metade são meninas.
Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u579361.shtml> Acesso em 01/07/2010 - adaptação
Que problemas relacionados com o trabalho infantil são citados nessa reportagem?
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
A reportagem "Primo pobre das doenças" publicada na revista Ciência Hoje em 2005, relatava a ação de uma organização não governamental norte americana em busca do desenvolvimento de uma vacina contra o Plasmodium. 0 Plasmodium é um parasita que, ao penetrar no corpo humano, pode causar uma série de sintomas, sendo clássico o estado febril grave que pode levar o indivíduo ao Óbito.
Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 01 mar. 2012.
Essa vacina tem como objetivo controlar a ocorrência da:
- Química | B. Espacial
Certa vitamina apresenta as seguintes características:
- lipossolubilidade;
- Carbono assimétrico.
- Presença da função éter
- ligação pi entre carbonos.
- Hidrogênio ionizável.
A análise das informações permite inferir que a as características citadas contemplam a vitamina que possui uma fórmula estrutural correspondente a
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
Leia o texto abaixo para responder a questão.
Pesquisa: uma em cada cinco crianças consome vegetais diariamente
Um novo estudo, conduzido pela Vouchercloud.com, concluiu que apenas uma em cada cinco crianças consome vegetais todos os dias, e a maioria estaria substituindo alimentos saudáveis por comidas processadas. A pesquisa contou com pais de crianças com 10 anos ou menos e também descobriu que uma criança come, em média, apenas cinco diferentes tipos de refeições por semana no Reino Unido. [...] Ainda, mais de dos pais consideraram a dieta das crianças limitada, enquanto apenas disseram ter tentado ampliar as preferências dos filhos em relação à alimentação. “É surpreendente a pequena quantidade de refeições que a criança média consome no Reino Unido. Mas com tão poucos pais tentando aumentar as opções nas dietas dos filhos, entendemos o porquê”, disse Matthew Wood, da Vochercloud.com. Estas descobertas alarmantes acontecem após a revelação de que um terço das crianças do ensino fundamental está com sobrepeso ou até mesmo obesas. No ano passado, foi descoberto também que adolescentes de apenas 14 anos estão se submetendo a cirurgias para perda de peso, sendo que 45 já fizeram a operação na Inglaterra, desde 2007.
Fonte: http://www.jb.com.br/ciencia-e tecnologia/noticias/2014/03/05/
pesquisa-uma-em-cada-cinco-criancas-consome-vegetaisdiariamente/.
Acesso: 7 mar. 2014.
Considerando o texto e o tema tecido adiposo, assinale a alternativa CORRETA.