(UEG) Recentemente, os noticiários divulgaram a descoberta de ondas gravitacionais, previstas teoricamente por Albert Einstein. Essa descoberta reforça a teoria
Questões relacionadas
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Um ambiente capaz de asfixiar todos os animais conhecidos do planeta foi colonizado por pelo menos três espécies diferentes de invertebrados marinhos. Descobertos a mais de 3.000 m de profundidade no Mediterrâneo, eles são os primeiros membros do reino animal a prosperar mesmo diante da ausência total de oxigênio. Até agora, achava-se que só bactérias pudessem ter esse estilo de vida. Não admira que os bichos pertençam a um grupo pouco conhecido, o dos loricíferos, que mal chegam a 1,0 mm. Apesar do tamanho, possuem cabeça, boca, sistema digestivo e carapaça. A adaptação dos bichos à vida no sufoco é tão profunda que suas células dispensaram as chamadas mitocôndrias.
LOPES, R. J. Italianos descobrem animal que vive em água sem oxigênio.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 abr. 2010 (adaptado).
Que substâncias poderiam ter a mesma função do O2 na respiração celular realizada pelos loricíferos?
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
A fotossíntese é importante para a vida na Terra. Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar é convertida em energia química que, juntamente com água e gás carbônico (CO2), é utilizada para a síntese de compostos orgânicos (carboidratos). A fotossíntese é o único processo de importância biológica capaz de realizar essa conversão. Todos os organismos, incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada nos carboidratos para impulsionar os processos celulares, liberando CO2 para a atmosfera e água para a célula por meio da respiração celular. Além disso, grande fração dos recursos energéticos do planeta, produzidos tanto no presente (biomassa) como em tempos remotos (combustível fóssil), é resultante da atividade fotossintética.
As informações sobre obtenção e transformação dos recursos naturais por meio dos processos vitais de fotossíntese e respiração, descritas no texto, permitem concluir que:
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
(UNIT) O sistema óptico mais simples é a câmara escura, que consiste em uma caixa com um pequeno orifício em uma face e um papel fino na face oposta. Considere um objeto extenso de altura 20,0 cm colocado a uma distância de 4,0m de uma câmara escura cuja distância entre a face de entrada e a face onde se encontra o anteparo é de 50,0 cm.
Nessas condições, conclui-se que o tamanho da imagem fornecido pela câmara, em cm, é igual a
- Biologia | 12.6 Populações
(UFF) Um aluno ao fazer uma pesquisa verificou que uma fêmea de mosca é capaz de pôr em média cento e vinte ovos. Ele considerou que, se metade desses ovos desse origem a fêmeas e que, se cada uma delas colocasse também cento e vinte ovos, após sete gerações, o número calculado de moscas seria próximo de seis trilhões. Na verdade, isso não acontece, pois a densidade populacional depende de alguns fatores. Um fator que NÃO é determinante para a densidade populacional é a
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
(FUVEST 2008 1ª FASE) No seguinte trecho (adaptado) de uma peça teatral de C. Djerassi e R. Hoffmann, as esposas de três químicos do século XVIII conversam sobre um experimento feito com uma mistura de gases.
"SENHORA POHL - Uma vez o farmacêutico Scheele estava borbulhando [a mistura gasosa] através de uma espécie de água.
MADAME LAVOISIER - Deve ter sido água de cal.
SENHORA PRIESTLEY - A água ficou turva, não ficou?
MADAME LAVOISIER - É o mesmo gás que expiramos... o gás que removemos com a passagem através da água de cal.
SENHORA POHL - Depois ele me pediu que colocasse no gás remanescente um graveto já apagado, apenas em brasa numa das extremidades. Já estava escurecendo.
SENHORA PRIESTLEY - E o graveto inflamou-se com uma chama brilhante... e permaneceu aceso!"
Empregando símbolos e fórmulas atuais, podem-se representar os referidos componentes da mistura gasosa por: