(UNAERP) Além do dano que podem causar à audição, os sons fortes têm vários outros efeitos físicos. Sons de 140 decibéis (dB) (som de um avião a jato pousando) podem produzir numerosas sensações desagradáveis; entre elas, perda de equilíbrio e náusea.
A unidade Bel (B), utilizada no texto, representa:
Questões relacionadas
- Literatura(UNIFESP) Leia o soneto de Cláudio Manuel da Costa para responder à questão.
Onde estou? Este sítio desconheço:
Quem fez tão diferente aquele prado?
Tudo outra natureza tem tomado;
E em contemplá-lo tímido esmoreço.
Uma fonte aqui houve; eu não me esqueço
De estar a ela um dia reclinado;
Ali em vale um monte está mudado:
Quanto pode dos anos o progresso!
Árvores aqui vi tão florescentes,
Que faziam perpétua a primavera:
Nem troncos vejo agora decadentes.
Eu me engano: a região esta não era;
Mas que venho a estranhar, se estão presentes
Meus males, com que tudo degenera!
(Obras. 1996)
No soneto, o eu lírico expressa-se de forma
- Língua Inglesa | 2.05 Adjetivos
(ESPCEX) We’re so well educated – but we’re useless
Record numbers of students have entered higher education in the past 10 years, but despite being the most educated generation in history, it seems that we’ve grown increasingly ignorant when it comes to basic life skills.
Looking back on my first weeks living in student halls, I consider myself lucky to still be alive. I have survived a couple of serious boiling egg incidents and numerous cases of food-poisoning, probably from dirty kitchen counters. Although some of my clothes have fallen victim to ironing experimentation, I think I have now finally acquired all the domestic skills I missed out in my modern education.
Educationist Sir Ken Robinson says that our current education system dislocates people from their natural talents and deprives us of what used to be passed from generation to generation – a working knowledge of basic life skills. Today’s graduates may have earned themselves distinctions in history, law or economics, but when it comes to simple things like putting up a shelf to hold all their academic books, or fixing a hole in their on-trend clothes, they have to call for help from a professional handyman or tailor.
Besides what we need to know for our own jobs, we must have practical skills. We don’t grow our own crops, build our own houses, or make our own clothes anymore; we simply buy these things. Unable to create anything ourselves, what we have mastered instead is consumption.
Sociologist Saskia Sassen argues that the modern liberal state has created a middle class that isn’t able to “make” anymore. I suggest that we start with the immediate reintroduction of some of the most vital aspects of “domestic science” education. Instead of only maths, language and history, we should create an interactive learning environment in schools where craftsmanship and problem-solving are valued as highly as the ability to absorb and regurgitate information. We need to develop children into people that not only think for themselves, but are also able to act for themselves.
Adapted from http://www.guardian.co.uk/education/mortarboard/2013/feb/25/well-educated-but-useless
In the sentence “I think I have now finally acquired all the domestic skills I missed out in my modern education.” (paragraph 2), the words missed out mean:
- História - Fundamental | 01. Revoluções Inglesas
Leia, a seguir, o contexto da Inglaterra durante o reinado de Elizabeth I:
A Inglaterra prosperou muito durante o longo e glorioso reinado da rainha Elizabeth I, um período áureo, no qual exploradores como Sir Francis Drake empreendiam ousadas viagens ao Novo Mundo e retornavam com seus navios repletos de tesouros e empolgantes histórias sobre terras distantes. Nessa época, os princípios religiosos da Idade Média esfacelavam-se, [...] enquanto, na ciência, o Sol – não mais a Terra – era apontado como o centro do sistema planetário. O período elisabetano caracterizou-se também pela eclosão de grandes talentos literários: as peças de William Shakespeare [...] começaram a ser encenadas [...]. No plano político...
KAPLAN, Lawrence. Oliver Cromwell. São Paulo: Nova Cultural, 1988. p. 16.
Vocabulário:
esfacelavam-se: destruíam-se; arruinavam-se.
Levando em consideração o reinado de Elizabeth I, assinale a alternativa que complementa de forma correta o trecho a seguir:
No plano político,
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
A importância da preservação do meio ambiente para a saúde é ressaltada pelos recursos verbais e não verbais utilizados nessa propaganda da SOS Mata Atlântica. No texto, a relação entre esses recursos:
- Filosofia | 2.2 Clássica
Ao falar do caráter de um homem não dizemos que ele é sábio ou que possui entendimento, mas que é calmo ou temperante. No entanto, louvamos também o sábio, referindo-se ao hábito; e aos hábitos dignos de louvor chamamos virtude.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural, 1973 .
Em Aristóteles, o conceito de virtude ética expressa a