(UFTM) No imóvel representado, as paredes que delimitam os ambientes, bem como as portas e janelas, são isolantes acústicos. As portas externas e janelas estão fechadas e o ar em seu interior se encontra a uma temperatura constante, podendo ser considerado homogêneo.
Uma pessoa, junto à pia da cozinha, consegue conversar com outra, que se encontra no interior do quarto, com a porta totalmente aberta, uma vez que, para essa situação, é possível ocorrer com as ondas sonoras, a
Questões relacionadas
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(UFU) Com relação à produção dos frutos pelas angiospermas, considere as afirmativas a seguir.
I. O pimentão e o milho são chamados de frutos indeiscentes, uma vez que não se abrem.
II. O caju é um pseudofruto derivado do pedúnculo da flor e não do ovário da flor.
III. A amora é um exemplo de infrutescência, ou seja, é um conjunto de frutos derivados de inflorescência.
IV. Os frutos são formados a partir do desenvolvimento do grão de pólen.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UNESP) Dois vasos, um deles com uma planta heliófi la e outro com uma planta umbrófila, ambas de mesmo porte e com suprimento hídrico adequado, foram expostos durante todo o período da manhã à luz do Sol. Às 12h os vasos foram deslocados para um ambiente coberto, sombreado, com intensidade luminosa reduzida quando comparada àquela do ambiente externo, e com temperatura constante e igual àquela medida às 12h. Os dois vasos permaneceram nesse ambiente até as 18h.
As intensidades da fotossíntese e da respiração dessas plantas foram quantificadas às 12h e às 18h. Verifi cou-se que as plantas não diferiram na quantidade de oxigênio consumido. Os dados obtidos foram registrados no gráfico.
No gráfico, nos dois horários de medição, as barras que mostram a intensidade da fotossíntese na planta heliófi la, a intensidade da fotossíntese na planta umbrófila e a intensidade da respiração comum às plantas são, respectivamente, as de números
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.07 Resumo
Leia o fragmento da narrativa de aventura A torre mal-assombrada, de Susannah Leigh.
Para onde vamos?
Fantasmas, formas estranhas, mistério... Quem seria o tal “vocês sabem quem”? Kika estava disposta a encontrar as respostas para tudo isso. Mas era preciso ir até ao cemitério.
— Não estou gostando nem um pouco — confessou Fred.
— Nem eu — concordou Bel. — Além disso, nós não sabemos chegar lá. A floresta é escura, e nós vamos acabar nos perdendo.
Mas Kika já estava a caminho, seguindo a única trilha que conduzia à torre, e os outros tiveram de correr para alcançá-la.
Logo chegaram a uma encruzilhada, de onde partiam trilhas em diversas direções. No chão, um velho poste de orientação tinha suas placas destruídas e quebradas.
Kika ficou olhando atentamente os pedaços espalhados. Num lampejo de inspiração, ela conseguiu descobrir o caminho que os levaria ao cemitério.
LEIGH, Susannah. A torre mal-assombrada. São Paulo: Scipione, 1997.
Um breve resumo dos principais eventos do segmento está em:
- Física
Em um recipiente com paredes perfeitamente condutoras de calor encontra-se uma solução altamente concentrada de ácido clorídrico à temperatura de 27 °C e à pressão atmosférica. Certa quantidade de pó de magnésio é colocada na solução e, imediatamente depois, o recipiente é tampado com um pistão de massa desprezível, que fica em contato com a superfície do líquido e que pode deslizar sem atrito ao longo do recipiente. Quando a situação de equilíbrio é alcançada observa-se que o magnésio reagiu completamente com o ácido e que o pistão levantou-se em relação à superfície da solução devido à produção de gás. Sabendo que no processo todo o sistema realizou um trabalho de 240 J, e considerando o gás produzido como ideal, conclui-se que a massa, em gramas, de magnésio inicialmente colocada na solução foi:
DADOS: R=8,0J/K mol Mg=24,30
- Química | 3.8 Bioquímica
(MACKENZIE) O aspartame é um dipeptídeo cristalino, inodoro, de baixa caloria e com uma doçura de 180 a 200 vezes à da sacarose, que é um dissacarídeo formado por glicose e frutose. Abaixo estão representadas as fórmulas estruturais da sacarose e do aspartame.
A respeito dessas moléculas, considere as afirmações I, II, III, IV e V abaixo.
I. O aspartame possui os grupos funcionais ácido carboxílico, amina, cetona e éster.
II. A sacarose possui uma ligação peptídica unindo a glicose e a frutose.
III. Na molécula do aspartame, existe somente um átomo de carbono terciário.
IV. A sacarose é um hidrocarboneto de fórmula molecular C12H22O11.
V. A molécula do aspartame possui atividade óptica.
Estão corretas, somente: