(EEAR) Um professor de música esbraveja com seu discípulo:
“Você não é capaz de distinguir a mesma nota musical emitida por uma viola e por um violino!”.
A qualidade do som que permite essa distinção à que se refere o professor é a (o)
Questões relacionadas
- Geografia | 3.5 Vegetação
(FUVEST 2020 1º FASE) Se muita gente hoje enxerga a Terra como um sistema dinâmico de conexões entre atmosfera, águas, rochas e biodiversidade, isso se deve, em larga medida, a Alexandervon Humboldt (1769 – 1859). O vulcão Chimborazo (6.268 m de altitude), no atual Equador, foi utilizado por Humboldt como exemplo para apresentar com clareza, pela primeira vez, como cada faixa altitudinal em regiões montanhosas é um microcosmo de climas e biodiversidade.
Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/. Adaptado
Representação esquemática do vulcão Chimborazo
Disponível em https://www.pinterest.com/. Adaptado. 2019.
Considerando a relação entre vegetação e altitude, da base até o topo das zonas do vulcão representado, é possível obter a sequência:
- Biologia | 05. Embriologia
(FGV) A figura ilustra os vasos sanguíneos maternos e fetais na região da placenta, responsável pela troca dos gases respiratórios oxigênio e dióxido de carbono.
Como a circulação e a ventilação pulmonar nos fetos só iniciam após o nascimento, conclui-se que o sangue do cordão umbilical é conduzido
- Matemática | 1.12 Sistema de Equações do 1º Grau
Três amigos, Gabriel, Tomás e Eduarda, estão colecionando um álbum de figurinhas de animais e perceberam que possuem, juntos, 225 figurinhas distintas. Sabe-se que Gabriel possui 5 figurinhas a mais do que Tomás e que Eduarda possui 5 figurinhas a menos do que Tomás.
O total de figurinhas que Tomás possui é um número cuja soma dos algarismos é igual a
- Literatura | 4.5 Simbolismo
(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO)
Sorriso interior
O ser que é ser e que jamais vacila
Nas guerras imortais entra sem susto,
Leva consigo esse brasão augusto
Do grande amor, da nobre fé tranquila.Os abismos carnais da triste argila
Ele os vence sem ânsias e sem custo...
Fica sereno, num sorriso justo,
Enquanto tudo em derredor oscila.Ondas interiores de grandeza
Dão-lhe essa glória em frente à Natureza,
Esse esplendor, todo esse largo eflúvio.O ser que é ser transforma tudo em flores...
E para ironizar as próprias dores
Canta por entre as águas do Dilúvio!CRUZ e SOUZA, João da. Sorriso interior. Últimos sonetos. Rio de Janeiro: UFSC/Fundação Casa de Rui Barbosa/FCC, 1984.
O poema representa a estética do Simbolismo, nascido como uma reação ao Parnasianismo por volta de 1885. O Simbolismo tem como característica, entre outras, a visão do poeta inspirado e capaz de mostrar à humanidade, pela poesia, o que esta não percebe.
O trecho do poema de Cruz e Souza que melhor exemplifica o fazer poético, de acordo com as características dos simbolistas, é:
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
(Unipê) A elevação do nível do mar é a melhor medida disponível do calor absorvido pela Terra, porque se origina de apenas duas causas principais: o derretimento das geleiras no solo e a expansão do oceano à medida que ele se aquece — em outras palavras, o nível do mar é um termômetro que indica o verdadeiro aquecimento global. (LOVELOCK, 2010, p. 50 e 51).
Uma análise pertinente sobre as variações de temperatura do planeta, variações do nível dos oceanos e efeitos sobre a biodiversidade dos ecossistemas aquáticos, permite afirmar corretamente: