(UFRGS) Existe uma possibilidade de mudar a frequência de uma onda eletromagnética por simples reflexão. Se a superfície refletora estiver em movimento de aproximação ou afastamento da fonte emissora, a onda refletida terá, respectivamente, frequência maior ou menor do que a onda original.
Esse fenômeno, utilizado pelos radares (RaDAR é uma sigla de origem inglesa: Radio Detection And Ranging), é conhecido como efeito
Questões relacionadas
- Física | 7.1 Relatividade
(FUVEST 2016 1° FASE) O elétron e sua antipartícula, o pósitron, possuem massas iguais e cargas opostas. Em uma reação em que o elétron e o pósitron, em repouso, se aniquilam, dois fótons de mesma energia são emitidos em sentidos opostos. A energia de cada fóton produzido é, em MeV, aproximadamente,
Note e adote:
-> Relação de Einstein entre energia (E) e massa (m): E= mc2
-> Massa do elétron = 9x10-31 kg
-> Velocidade da luz c = 3,0 108 m/s
-> 1 eV= 1,6 10-19 J
-> 1 MeV = 106 eV
-> No processo de aniquilação, toda a massa das partículas é transformada em energia dos fótons.
- Química | 3.7 Polímeros
(UEFS)
O poli(acetato de vinila), PVA, representado de forma simplificada pela estrutura química, é utilizado na fabricação de tintas, adesivos, gomas de mascar, dentre outras aplicações. É um termoplástico, portanto, quando submetido a uma temperatura adequada, amolece, permitindo uma nova conformação.
Considerando-se a informação e as propriedades das substâncias químicas, é correto afirmar:
- Física | B. Força Magnética
(BAHIANA) A eletricidade estuda fenômenos que ocorrem graças à existência de cargas elétricas nos átomos que compõem a matéria. No modelo de Bohr, para o átomo de hidrogênio, o elétron de carga q gira em órbita circular de raio R em trono do próton, considerado em repouso em um meio de constante eletrostática k. Nesse contexto, de acordo com a Mecânica Clássica, pode-se afirmar:
- História - Fundamental | 07. Colonização Inglesa na América
Texto base: Leia o trecho extraído da carta de Pero Vaz de Caminha, relatando o encontro dos portugueses com os índios. E dali avistamos homens que andavam pela praia, uns sete ou oito, segundo disseram os navios pequenos que chegaram primeiro. [...]. Pardos, nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Traziam arcos nas mãos, e suas setas. [...] Um deles trazia um arco, e seis ou sete setas. E na praia andavam muitos com seus arcos e setas; mas não os aproveitou. A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. [...] Disponível em: <http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/carta.pdf> Acesso em: 23 nov. 2013. (Fragmento).
Enunciado:
De acordo com o autor do texto, o encontro dos europeus com as comunidades indígenas nas Américas,
- Matemática | 04. Sequência e Progressão
(UEMA) As equipes A e B de uma gincana escolar devem recolher livros na vizinhança para montar uma biblioteca comunitária. O juiz da competição começou a fazer anotações das quantidades de livros trazidos a cada rodada pelas duas equipes e verificou um padrão de crescimento, conforme a tabela 1. A cada rodada, o juiz também avalia o total de livros colocados nas estantes de cada equipe, como mostrado na tabela 2, a seguir.
O número de rodadas necessárias para que as duas equipes disponham da mesma quantidade total de livros nas estantes é: