(CESGRANRIO) Uma onda bidimensional se propaga em uma corda longa segundo um plano vertical. Os deslocamentos verticais, em relação à posição horizontal de repouso da corda, são dados em função do tempo por em que y está em decímetros, e t, em segundos. A figura abaixo representa um trecho dessa onda.
A velocidade de propagação da onda, em dm/s, é
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Parque Plaza Sésamo, diversión garantizada
[1] La diversión para chicos y grandes siempre está
presente en una gran ciudad como Monterrey. Se trata del
Parque Plaza Sésamo, en donde podrás conocer en vivo a los
[4] personajes que todos hemos visto en televisión de una forma
educativa y divertida.
Personajes como Abelardo, un cotorro emplumado y
[7] curioso que resalta por sus movimientos de cabeza graciosos;
el famoso Elmo, personaje de color rojo siempre participativo;
Lucas, el monstruo come galletas de color azul y ojos
[10] desorbitados; Aurora, muñeca de felpa color rosa y cabello
rubio a quien le gusta mucho la música; e não podían faltar Beto
y Enrique, de colores amarillo y naranja, quienes tienen
[13] Personalidades contrárias, uno muy bromista y otro más serio,siempre
están juntos como los mejores amigos.
Dentro de las instalaciones del parque se encuentra la
[16] colorida Villasésamo en donde viven todos los personajes,entonces
Usualmente ahí los encontrarás y te podrás tomar una
que otra foto con ellos. Además, es un lugar con restaurantes,
[19] Tiendas y teatros.
Internet: <elsouvenir.com> (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem.
El trecho "uno muy bromista y otro más serio" (l.13) se puede sustituir por uno más divertido y otro más juguetón, sin que se produzcan alteraciones semánticas en el texto.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Escreva três diferenças existentes entre a infância do avô de Mundinho e sua infância no que diz respeito à forma de viver.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. [...] Como teria sido possível que um candidato praticamente sem estrutura partidária alcançasse tamanho sucesso? Ora, não por acaso, no referido mês de março, começaram os programas eleitorais dos partidos da coligação a que ele pertencia. A eleição de 1989 mostrava uma nova faceta da democracia: o peso dos meios de comunicação de massa, principalmente a televisão. Collor explora com muita habilidade esse meio de comunicação, conseguindo o apoio das camadas mais pobres e sem escolaridade. PRIOIRE, Mary del; VEVÂNCIO, Renato Pinto. O livro de ouro da história do Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. p. 377.(Fragmento)
Enunciado:
O texto, ao abordar a eleição do presidente Fernando Collor de Melo, procura evidenciar que
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
Documentário homenageia a era de ouro do rádio
Newton Almeida
Divulgação
Dirigido pelo paranaense Gil Baroni, o filme resgata a história de Carmélia Alves, Carminha Mascarenhas, Violeta Cavalcanti e Ellen de Lima, que viveram o auge há quase 60 anos
As atemporais canções que embalavam o cotidiano da sociedade brasileira entre os anos 30 e 50 e atravessam gerações são retratadas no documentário Cantoras do rádio.
O filme, que entra em cartaz a partir do dia 11, em cinco capitais (Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo), conta a história de vida de quatro artistas que fizeram parte da chamada Era de Ouro do Rádio no Brasil, com suas alegrias, o sucesso e a dificuldade em manter as eternas canções ainda vivas na cultura popular.
O documentário, dirigido pelo paranaense Gil Baroni, resgata a história de Carmélia Alves, Carminha Mascarenhas, Violeta Cavalcanti e Ellen de Lima, que viveram o auge há quase 60 anos. As protagonistas do documentário acompanharam a pré estreia, exibida esta semana no Unibanco Arteplex do Shopping Crystal em Curitiba.
O filme traz os depoimentos das cantoras em meio a um show, gravado no Rio de Janeiro em 2005, produzido especialmente para as filmagens, no qual as cantoras, num surpreendente ato de resistência, lutam para sobreviver da música.
Segundo Gil Baroni, além de um resgate dos valores culturais da sociedade brasileira, o foco do filme é mostrar a força de vontade das cantoras. “É admirável saber da persistência dessas mulheres. É importante mostrar a experiência que estas senhoras podem trazer para a juventude”, afirma.
Baroni conta que as cantoras conviveram com grandes compositores e intérpretes que fizeram sucesso nos anos dourados da MPB. Com o declínio da era do rádio, elas amargaram um período de ostracismo.
“A intenção foi fazer um trabalho de resgate sem apelar para o saudosismo, evitando uma coisa apelativa, mas, como diz a Carminha, mostrar a beleza da alma.”
Para Baroni, que também foi um dos roteiristas, o documentário presta um serviço cultural, já que, segundo ele, “uma parte das pessoas não sabe que a raiz da Música Popular Brasileira está nesse período”.
No show, exibido durante o filme, as cantoras homenageiam as Divas do rádio, das quais fizeram parte. O roteiro do show, produzido pelo pesquisador Ricardo Cravo Albin, relembra Carmem Miranda, Aracy de Almeida, Aurora Miranda, Dalva de Oliveira, Dolores Duran, Elizeth Cardoso, Linda e Dircinha Baptista, Isaura Garcia e Nora Ney. Em depoimentos reveladores, as cantoras relatam casos e bastidores daquela época.
O documentário, do início do projeto até a edição, levou cinco anos para ser concluído. No entanto, o diretor não esconde a satisfação em apresentar o filme. “Foi como se todos da equipe descobrissem um tesouro enterrado”, diz.
Segundo Baroni, o filme, que foi exibido no Festival do Rio 2008, em sessão de gala no Cine Odeon, foi muito bem recebido na capital fluminense. O documentário Cantoras do rádio foi idealizado pela produtora curitibana Laura Dalcanale e produzido pela sua Arte Lux Produções.
http://www.parana-online.com.br/editoria/almanaque/news/377181/
Converse com a turma sobre a época em que a música brasileira era difundida através do rádio, conhecida como “Época de ouro do rádio”, peça aos alunos para pesquisarem a respeito em livros, revistas, jornais e sites. Depois de realizadas as pesquisas, abra uma roda de conversa para que os alunos possam trocar as descobertas, se conseguirem músicas daquela época, promova um momento de audição das músicas e incentive-os a procurar vídeos que mostrem essa época.
Proponha aos alunos que montem uma peça teatral que mostre o resultado da pesquisa, enfatizando as grandes cantoras do rádio Carmem Miranda, Aracy de Almeida, Aurora Miranda, Dalva de Oliveira, Dolores Duran, Elizeth Cardoso, Linda e Dircinha Baptista, Isaura Garcia e Nora Ney. Oriente os alunos na montagem do roteiro, do cenário e figurino.
Organize uma apresentação no espaço cultural da escola e auxilie os alunos na divulgação
- História | 1.7 Período Joanino
(IFSC) Em 1806, o Imperador francês Napoleão Bonaparte anunciou o Bloqueio Continental à Inglaterra, estabelecendo que nenhum país europeu poderia comercializar com os ingleses. O rei de Portugal, pressionado pela onda liberal da Revolução Francesa e apoiado pela Inglaterra, fugiu para a colônia portuguesa, na América, para esperar a situação se normalizar.
Com relação à presença da Família Real portuguesa no Brasil é CORRETO afirmar que: