(IFSUL) A receita de óculos para um míope indica que ele deve usar lentes de 2,0 graus, isto é, o valor da vergência das lentes deve ser 2,0 dioptrias. Com base nos dados fornecidos na receita, conclui-se que as lentes desses óculos devem ser
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 05. Composição e Diversidade da Sociedade Local
Leia o texto a seguir. Você vai conhecer um pouco mais sobre uma escola que tem uma cultura bem diferente da nossa.
NO JAPÃO, ALUNOS LIMPAM ATÉ BANHEIRO DA ESCOLA PARA APRENDER A VALORIZAR PATRIMÔNIO
No Japão, atividades como varrer e passar pano no chão, lavar o banheiro e servir a merenda fazem parte da rotina escolar dos estudantes do ensino fundamental ao médio.
"Na escola, o aluno não estuda apenas as matérias mas aprende também a cuidar do que é público e a ser um cidadão mais consciente", explica o professor Toshinori Saito. "Ninguém reclama porque sempre foi assim."
Nas escolas japonesas, também não existem refeitórios. Os estudantes comem na própria sala de aula e são eles mesmos que organizam tudo e servem os colegas.
Depois da merenda, é hora de limpar a escola. Os alunos são divididos em grupos, e cada um é responsável por lavar o que foi usado na refeição e pela limpeza da sala de aula, dos corredores, das escadas e dos banheiros num sistema de rodízio coordenado pelos professores.
Disponível em: <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/11/no-japao-alunos-limpam-ate-banheiro-da-escola-para-aprender-a-valorizar-patrimonio.html>. Acesso em: 12 jan. 2016. (Adaptado)
De acordo com o texto, o que torna as escolas japonesas diferentes das escolas brasileiras?
- Inglês - Fundamental | 05. Simple Past: Regular and Irregular Verbs (Passado Simples: Verbos Regulares e Irregulares)
Read the text and answer the question:
A Terrible Day
Martin had a terrible day yesterday. It was the day of his vacation to Spain but it was a nightmare. He left the house at 10 o'clock in the morning and caught a taxi to the airport. Martin went to the check-in with his luggage. When the man who worked for the airline asked for his passport, Martin became very upset. Where was his passport? Martin realized he didn't have his passport with him. What a disaster!
He jumped back into the taxi and told the driver to take him home. The driver drove quickly and Martin arrived back at his house in twenty minutes. He ran into the house and went into his bedroom. He found his passport on the bedside table and left the house again. But the taxi wasn't there! Where was the taxi!
Martin jumped up and down angrily. "I don't believe it. The taxi left!" he shouted. He ran down the street and looked for another taxi. After a few minutes, Martin found another taxi and told the driver to take him to the airport as quickly as possible. The traffic on the roads was very bad and, unfortunately, Martin's taxi arrived at the airport late. His plane left for Spain at 11.30 and Martin missed it. He was very sad and went to speak to the airline. They promised to get him a seat on an evening flight and Martin went home on another taxi to wait.
What time did he leave the house?
- Geografia - Fundamental | 05. Hidrosfera
(UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado a seguir, na ordem em que aparecem.
A urbanização promove alterações no ciclo hidrológico por reduzir a infiltração no solo. O volume de água que deixa de infiltrar permanece na superfície, _____________ o escoamento superficial. As vazões máximas ______________. Com a redução da infiltração, ____________ o nível do lençol freático.
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é manifestação clínica da infecção pelo vírus HIV, que leva, em média, oito anos para se manifestar, No Brasil, desce a identificação do primeiro caso de AIDS em 1980 até junho de 2007, já foram identificados cerca de 474 mil casos da doença. O país acumulou, aproximadamente, 192 mil óbitos devidos à AIDS até junho de 2006, sendo as taxas de mortalidade crescente até meados da década de 1990 e estabilizando-se em cerca de 11 mil óbitos anuais desde 1998. [...] A partir do ano 2000, essa taxa se estabilizou em cerca de 6,4 óbitos por 100 mil habitantes, sendo esta estabilização mais evidente em São Paulo e no Distrito Federal.
Disponível em: http://www.aids.gov.br. Acesso em: 01 de meio 2009 (adaptado)
A redução nas taxas de mortalidade devido a AIDS a partir da década de 1990 é decorrente:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto sobre a Primeira Guerra Mundial. Hoje usamos o nome “Primeira Guerra Mundial”, mas nem sempre foi assim. Quando a guerra começou, muitos líderes políticos e militares europeus acreditavam que o conflito duraria pouco tempo. Porém, essa previsão estava completamente equivocada – houve a participação de muitos países, a guerra se estendeu no tempo e no espaço, com consequências destrutivas para as sociedades envolvidas. FERREIRA, Jorge. Da Grande Guerra a Primeira Guerra. São Paulo: Saraiva 2010, p. 74. (Fragmento).
Enunciado:
A extensão territorial e o tempo de duração da Primeira Guerra Mundial se justificam em decorrência do