(EBMSP)
A figura representa a imagem de um astronauta – plano de fundo – que aparece em uma gota d’água – primeiro plano – que está flutuando na Estação Espacial Internacional. A análise da figura, com base nos conhecimentos da Física, permite afirmar:
Questões relacionadas
- Física | A. Escalar
(UNEAL) Da mesma altura do topo de um edifício, lançou-se uma esfera, verticalmente para baixo, com velocidade de 5,0 m/s. Observou-se que, depois de descer 30,0 m, a esfera ainda demorou 0,5s para chegar ao solo.
Desprezando-se a resistência do ar e considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local, 10 m/s², a altura do edifício em relação ao solo, em metros, é igual a
- Filosofia | 1. Introdução à Filosofia
(UECE) Atente para a seguinte passagem, que trata do alvorecer da filosofia: “A derrocada do sistema micênico ultrapassa, largamente, em suas consequências, o domínio da história política e social. Ela repercute no próprio homem grego; modifica seu universo espiritual, transforma algumas de suas atitudes psicológicas. A Grécia se reconhece numa certa forma de vida social, num tipo de reflexão que definem a seus próprios olhos sua originalidade, sua superioridade sobre o mundo bárbaro: no lugar do Rei cuja onipotência se exerce sem controle, sem limite, no recesso de seu palácio, a vida política grega pretende ser o objeto de um debate público, em plena luz do Sol, na Ágora, da parte de cidadãos definidos como iguais e de quem o Estado é a questão comum; no lugar das antigas cosmogonias associadas a rituais reais e a mitos de soberania, um pensamento novo procura estabelecer a ordem do mundo em relações de simetria, de equilíbrio, de igualdade entre os diversos elementos que compõem o cosmos”.
VERNANT, J.-P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996, p.6/adaptado.
Com base na passagem acima, é correto afirmar que
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto e observe a imagem:
Presente odioso, futuro incerto
O sonho não era apenas fazer uma reforma ou uma reforma nas opressivas estruturas existentes. O poder da imaginação tinha sido liberado. Os estudantes, que ergueram barricadas no Centro de Paris e nas aleias* das bem cuidadas universidades americanas e tomaram as ruas na bela e secular Praga e em muitas outras cidades, queriam uma nova vida. Seus cantos, suas palavras de ordem, suas bandeiras e cartazes não vinham do passado. Representavam o futuro. Contra o centralismo, queriam autogestão. Contra o autoritarismo, propunham assembleias gerais. Rebelião e revolução nunca estiveram tão próximas.
ZAPPA, R.; SOTO, E. 1968: eles só queriam mudar o mundo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008. p. 13.
Glossário
Aleias – rua ou caminho ornado de árvores ou arbustos; alameda.
O ônibus mágico
Considerando a tendência do movimento de contracultura da década de 1960, é possível traduzi-lo como uma busca
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
LUTA: prática corporal imprevisível, caracterizada por determinado estado de contato proposital, que possibilita a duas ou mais pessoas se enfrentarem numa constante troca de ações ofensivas e/ou defensivas, regida por regras, com o objetivo mútuo sobre um alvo móvel personificado no oponente.
GOMES, M. S. P. et al. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais.
Movimento, n. 2, abr.-jun. 2010 (adaptado).
De acordo com o texto, podemos identificar uma abordagem das lutas nas aulas de educação física quando o professor realiza uma proposta envolvendo
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe as imagens:
As imagens acima retratam o fascismo na Itália e na Alemanha, respectivamente, e apresentam três importantes características desse movimento: