(FGV) A figura ilustra uma lente biconvexa de cristal, imersa no ar. O seu eixo óptico principal é E.
Considerando satisfeitas as condições de Gauss, a única trajetória correta descrita pelo raio refratado é a da alternativa
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(EPCAR) Carta da Terra (excerto)
A Carta da Terra é um documento produzido no final da década de 1990 com a participação de países.
“Ela representa um grito de urgência face às ameaças que pesam sobre a biosfera e o projeto planetário humano. Significa também um libelo em favor da esperança de um futuro comum da Terra e Humanidade.”
(Leonardo Boff)
PRINCÍPIOS
I. RESPEITAR E CUIDAR DA COMUNIDADE DA VIDA
(...)
4. Garantir as dádivas e a beleza da Terra para as atuais e as futuras gerações.
a) Reconhecer que a liberdade de ação de cada geração é condicionada pelas necessidades das gerações futuras.
b) Transmitir às futuras gerações valores, tradições e instituições que apoiem, em longo prazo, a prosperidade das comunidades humanas e ecológicas da Terra.
II. INTEGRIDADE ECOLÓGICA
5. Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam a vida.
(...)
c) Promover a recuperação de espécies e ecossistemas ameaçados.
d) Controlar e erradicar organismos não nativos ou modificados geneticamente que causem dano às espécies nativas, ao meio ambiente, e prevenir a introdução desses organismos daninhos.
e) 1Manejar o uso de recursos renováveis como água, solo, produtos florestais e vida marinha de forma que não excedam as taxas de regeneração e que protejam a sanidade dos ecossistemas.
6. 2Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, 3quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.
a) 4Orientar ações para evitar a possibilidade de sérios ou irreversíveis danos ambientais mesmo quando a informação científica for incompleta ou não conclusiva.
(...)
d) Impedir a poluição de qualquer parte do meio ambiente e não permitir o aumento de substâncias radioativas, tóxicas ou outras substâncias perigosas.
(...)
Ministério do Meio Ambiente. www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta-terra.pdf. Acesso em 20/05/2016.
Dá-se o nome de coesão à conexão interna entre os vários enunciados de um texto, a qual é fruto das relações de sentido entre eles. Essas relações são manifestas por certa categoria de palavras as quais chamamos elementos de coesão.
A partir dessa definição e da leitura atenta do texto, considere os fragmentos abaixo e as análises apresentadas.
I. “Orientar ações (...) mesmo quando a informação científica for incompleta...” (ref. 4) – a expressão coesiva mesmo quando serve para evidenciar uma exceção em relação à prática de as ações serem pautadas em conhecimentos científicos conclusivos.
II. “Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental...” (ref. 2) – a palavra como introduz um termo com função adverbial e estabelece um sentido de conformidade.
III. “... quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.” (ref. 3) – É possível afirmar que a conjunção quando além de veicular uma ideia de tempo, sugere também uma condição.
IV. “Manejar o uso de recursos renováveis (...) de forma que não excedam as taxas de regeneração...” (ref. 1) o pronome relativo que introduz uma oração adjetiva que está subordinada ao substantivo “forma”, especificando-o.
Está correto o que se afirma nos enunciados:
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(UEG) A sensibilidade do ouvido humano varia de acordo com a idade. À medida que as pessoas envelhecem, a máxima frequência audível diminui, enquanto o nível de intensidade sonora deve aumentar para ser detectável.
Sobre as características da audição humana é correto afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia os títulos de notícia.
Texto 1
Hospital do Câncer Uopeccan realiza leilão beneficente no próximo mês
Disponível em: https://umuarama.portaldacidade.com/noticias/cidade/hospital-do-cancer-
uopeccan-realiza-leilao-beneficente-no-proximo-mes-0010. Acesso em: 26 jun. 2019.
Texto 2
Cachorro pega ônibus em estação-tubo, viaja por 3 km e
desce sozinho em terminal, em Curitiba
Disponível em: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2019/06/07/cachorro-pega-onibus-em-estacao-tubo-
viaja-por-3-km-e-desce-sozinho-em-terminal-em-curitiba-fotos.ghtml. Acesso em: 25 jun. 2019.
Texto 3
Lei que proíbe sacolas plásticas começa a valer amanhã no Rio
NITAHARA, Akemi. Lei que proíbe sacolas plásticas começa a valer amanhã no Rio. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/
geral/noticia/2019-06/lei-que-proibe-sacolas-plasticas-comeca-valer-amanha-no-rio. Acesso em: 26 jun. 2019.
Considerando os verbos destacados, observa-se que o presente do indicativo pode ser usado para indicar um evento futuro em relação à publicação da notícia. Isso ocorre
- Química | A. Modelos Atômicos
Para termos ideia sobre as dimensões atômicas em escala macroscópica podemos considerar que se o prédio central da Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis, fosse o núcleo do átomo de hidrogênio, a sua eletrosfera pode estar a aproximadamente 1000 km. Dessa forma, o modelo atômico para matéria é uma imensidão de vácuo com altas forças de interação.
Considerando-se a comparação apresentada no enunciado, a presença de eletrosfera é coerente com os modelos atômicos de
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(ENEM 2022 1° APLICAÇÃO) Ser cronista
Sei que não sou, mas tenho meditado ligeiramente no assunto. Crônica é um relato? É uma conversa? É um resumo de um estado de espírito? Não sei, pois antes de começar a escrever para o Jornal do Brasil, eu só tinha escrito romances e contos. E também sem perceber, à medida que escrevia para aqui, ia me tornando pessoal demais, correndo o risco de em breve publicar minha vida passada e presente, o que não pretendo. Outra coisa notei: basta eu saber que estou escrevendo para o jornal, isto é, para algo aberto facilmente por todo o mundo, e não para um livro, que só é aberto por quem realmente quer, para que, sem mesmo sentir, o modo de escrever se transforme. Não é que me desagrade mudar, pelo contrário. Mas queria que fossem mudanças mais profundas e interiores que não viessem a se refletir no escrever. Mas mudar só porque isso é uma coluna ou uma crônica? Ser mais leve só porque o leitor assim o quer? Divertir? Fazer passar uns minutos de leitura? E outra coisa: nos meus livros quero profundamente a comunicação profunda comigo e com o leitor. Aqui no jornal apenas falo com o leitor e agrada-me que ele fique agradado. Vou dizer a verdade: não estou contente.
LISPECTOR, C. In: A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
No texto, ao refletir sobre a atividade de cronista, a autora questiona características do gênero crônica, como