(UFJF) Dois problemas de visão comuns são a miopia e a hipermetropia. A miopia é um problema de visão que ocorre quando a imagem de um objeto se forma antes da retina. A hipermetropia, por sua vez, é um problema de visão que ocorre quando os raios de luz interceptam a retina antes de a imagem ser formada – nesse caso a imagem formar-se-ia depois da retina. Maria e Fernanda foram ao oftalmologista. Maria descobriu que possui miopia. Fernanda descobriu que possui hipermetropia.
A partir da informação obtida do enunciado, marque a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Geografia | 3.3 Solo
Processos importantes
I.
Ataque, pela acidez da água, nas estruturas dos cristais.
II.
Desintegração de minerais que possuem ferro mais solúvel e móvel, transformando-o em óxidos pouco solúveis.
III.
O ferro no estado menos solúvel é dissolvido.
IV.
Dissolução completa (como a da rocha calcária, que pode formar cavernas).
LEPSCH, I. F. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2002 (adaptado).
Na formação dos solos, os processos destacados são responsáveis pelo (a)
- Física | A. Escalar
(UNICENTRO) Um trem passa por uma estação a 72,0 km/h. Uma bola rola ao longo do piso do trem com velocidade de 54,0 km/h. Considere que a bola se move no sentido oposto ao movimento do trem.
Com base nessas informações, é correto afirmar que a velocidade da bola relativa a um observador, em pé, sobre a plataforma da estação, em m/s, é igual a
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Disponível em < http://palma1.no.sapo.pt/acucarbr.htm> Acesso em 01/07/2010
a) No século XVI, onde se concentrava a maior parte dos engenhos coloniais?
b) Que consequências essa atividade econômica trouxe para essa região nessa época?
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
Um dos conceitos utilizados para a compreensão de genética diz que a propriedade de um alelo de produzir o mesmo fenótipo tanto em condição homozigótica quanto em condição heterozigótica é causada por um gene
- Arte - Fundamental | 04.Pontos, linhas e formas.
Materiais:
- Malhas de texturas, cores e estampas diferentes
- Fitas finas coloridas
- Linhas grossas coloridas
- Espumas
- Tesoura
Desenvolvimento:
1 – A proposta é levar as crianças a pensar em dobraduras a partir de um material maleável, no caso, um tecido ou uma espuma. “Dobrar aqui” pode significar amassar, torcer, enrolar ou todos os movimentos que possibilitem a experiência da tridimensionalidade.
2 – Pedir aos alunos para trazerem, na próxima aula, os materiais acima.
]
3 – Apresentar aos alunos o conceito de escultura: um desenho que, além da altura e do comprimento, possui também a proximidade com as obras de Ligia Clarck nas páginas 50 e 51 do livro.
3 – Reunir as crianças em duplas.
4 – Sugerir que criem formas a partir dos materiais que têm em mãos usando das fitas coloridas e das linhas para fixá-las.
5 – Veja alguns exemplos na obra do artista Ernesto Neto.
Referências:
Imagens de Ernesto Neto:
Biografia do artista:
http://obviousmag.org/archives/2009/02/ernesto_neto.html
Observações:
1 – Acredito que a obra de Ernesto Neto deixe as crianças mais à vontade para realizar diferentes experiências com formas e amarrações.
2 – As espumas podem ser colocadas ou não dentro do tecido.