(UFJF) Dois problemas de visão comuns são a miopia e a hipermetropia. A miopia é um problema de visão que ocorre quando a imagem de um objeto se forma antes da retina. A hipermetropia, por sua vez, é um problema de visão que ocorre quando os raios de luz interceptam a retina antes de a imagem ser formada – nesse caso a imagem formar-se-ia depois da retina. Maria e Fernanda foram ao oftalmologista. Maria descobriu que possui miopia. Fernanda descobriu que possui hipermetropia.
A partir da informação obtida do enunciado, marque a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
Um trem de ondas foi desenhado sobre uma malha quadriculada onde cada quadrícula tem lado de medida igual a 1 cm.
Analisando as dimensões desse trem de ondas, a amplitude da onda e o comprimento de onda medem, respectivamente,
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
UMA MENINA CHAMADA CHAPEUZINHO AZUL
Aposto que você adivinhou que essa menina conhecida pelo apelido de Chapeuzinho Azul era irmã daquela outra menina conhecida pelo apelido de Chapeuzinho Vermelho.
As duas meninas ganharam seus chapeuzinhos no mesmo dia. Foi no Dia da Criança de mil seiscentos e me esqueci. Elas gostaram tanto de ganhar seus chapeuzinhos que até se esqueceram de ficar bravas porque não tinham ganhado as bonecas que tanto queriam.
Esses chapeuzinhos na verdade eram duas capinhas com capuz, mas todo mundo conhece a história da menina que ganhou a roupinha vermelha como “Chapeuzinho Vermelho”, então vamos fingir que as capinhas com capuz eram chapeuzinhos, está bem?
Naquele dia em que a menina do chapeuzinho vermelho saiu de casa para levar doces para a vovozinha que estava doente e se encontrou com o lobo etc. e tal, a irmã dela ficou em casa. Ela passou o dia todo no quarto porque estava com gripe.
Ninguém nunca ouviu falar na Chapeuzinho Azul porque ela nunca teve um dia tão agitado como o da irmã dela. Ninguém nunca ouviu falar também do pai das duas meninas porque quando a Chapeuzinho Vermelho foi pela estrada afora bem sozinha, o pai dela estava na cidade, que ficava não muito ali por perto. Ele saía de casa todo dia bem cedinho e só voltava de noite. Porque trabalhava, junto com muitos outros homens, na construção de uma ponte que estava sendo feita sobre um grande rio.
Ninguém nunca ficou sabendo também que a Chapeuzinho Vermelho tinha uma outra avó. Isso é fácil de imaginar, porque afinal as crianças geralmente têm duas avós, a mãe da mãe e a mãe do pai. Essa outra avó era mãe do pai. Aquela que quase virou comida de lobo era a mãe da mãe.
Essa outra avó das Chapeuzinhos se chamava Iolanda, mas todo mundo a chamava de Vó Gorda, você pode imaginar por quê. Ela não se importava com esse apelido, e até achava graça. Então a Vó Gorda saiu lá da casinha dela com uma cestinha de doces para levar para a Chapeuzinho Azul que, como eu já contei, estava gripada, coitadinha. No caminho para a casa da netinha, a avó se encontrou com um lobo. Um lobo tão Lobo Mau quanto aquele que enganou a Chapeuzinho Vermelho. E esse outro Lobo Mau tentou enganar a Vó Gorda, dizendo para ela ir pelo caminho da floresta. Mas como ela não era boba, foi pelo caminho mais curto e chegou antes do Lobo Mau. E quando ele chegou pronto para comer a Chapeuzinho Azul e a avó dela, deu de cara com o pai das meninas, que já tinha voltado do trabalho. Ele estava esperando pelo lobo na frente da casa com sua espingarda em punho. Lá dentro a Chapeuzinho Azul, a mãe dela e a Vó Gorda espiavam pela janela e riam.
O lobo, que era tão Lobo Mau quanto o outro, mas também tão esperto quanto a Vó Gorda, quando viu a espingarda, deu um tchauzinho de longe e deu no pé. Na noite desse mesmo dia, a Chapeuzinho Vermelho chegou acompanhada pelo caçador e contou sua aventura. Foi por isso que os pais das meninas nunca mais deixaram as duas andarem sozinhas pela floresta.
Depois do jantar, as duas irmãs pediram para comer os doces que a Vó Gorda tinha trazido em sua cestinha. Mas ela deu uma gargalhada e confessou que tinha ficado com fome no caminho e foi beliscando, beliscando, beliscando e, quando chegou, a cesta já estava vazia.
(...)
(Fonte: SOUZA, Flávio de. Que história é essa? 2. São Paulo, Companhia das Letrinhas, 2000)
Escreva três informações sobre o pai de Chapeuzinho Azul que foram dadas nesse texto.
- Matemática - Fundamental | 20.1 Medida de Comprimento
Veja uma tabela usada para o consumidor descobrir qual o tamanho da televisão que ele deve comprar para por em sua casa. O tamanho da tela deve ser proporcional a distância entre a TV e o sofá de onde ele assistirá os programas.
Disponível em <http://www.magazineluiza.com.br/linha_setores/linha_setor.asp?linha=ET&Setor=TLCD> Acesso em 10/06/2010
Que tamanhos de tela são adequados para alguém que tem 150 cm de distância entre sua TV e o sofá?
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
— Não há destruição da matéria no que morre, meu filho. Depois que um corpo perde a vida, sua matéria orgânica decompõe-se em outros materiais... A matéria não desaparece, transforma-se em outras. Naquele dia de Santo Antônio em que o compadre mandou uma caixa de fogos e vocês passaram a noite a queimá-los... Para onde foram os fogos?
— Viraram luz, fumaça e cinzas – disse Pedrinho.
— Isso mesmo. As substâncias iniciais se transformaram em outras. Transformaram-se em gases fumaça e cinzas e energia em forma de luz. Mas se você pudesse juntar toda essa fumaça, todos esses gases e todas as cinzas, obteria um total de matéria exatamente igual ao total ao que existia antes de os fogos serem queimados.
Também podemos obter energia durante essas transformações. Sabemos que uma modalidade de energia pode ser convertida em outra com certa facilidade.
Os alimentos que você ingere possuem proteínas, carboidratos, gorduras, que são transformados por processos digestórios em substâncias menores, as quais são absorvidas pelo seu organismo.
Não há, portanto, destruição da matéria, e sim transformação.
LOBATO, Monteiro. Serões de Dona Benta. São Paulo: Círculo do Livro, 1988. Adaptado.
O texto anterior é um exemplo de que, ao descrever fenômenos naturais, a Ciência da Natureza não separa conceitos ligados à Física, Química e Biologia. Nos acontecimentos do dia a dia, elas se integram. Nós é que agrupamos fenômenos e conceitos, separando-os nessas três disciplinas, a fim de organizar e facilitar o estudo.
Assinale a alternativa que apresenta a disciplina que se relaciona de forma mais direta ao trecho do texto.
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
(CPS) Existem regiões da Terra que não favorecem a vida de seres vivos, devido ao clima e às condições do solo. No entanto, essas regiões podem ser eventualmente colonizadas por certas espécies genericamente denominadas espécies pioneiras, que conseguem se instalar e suportar as severas condições desses ambientes.
Essa colonização vai modificando progressivamente o ambiente, pois haverá acúmulo de material orgânico no solo, aumentando a quantidade de nutrientes disponíveis e permitindo que ocorra maior retenção de água. As novas espécies que chegam competem com as pioneiras e vão gradativamente substituindo-as.
As sucessivas gerações de plantas e animais que nascem, crescem, morrem e se decompõem tornam o solo cada vez mais rico em matéria orgânica e umidade. Esse processo complexo, em que há mudança das comunidades ao longo do tempo, é denominado sucessão ecológica e a comunidade estável formada é conhecida como comunidade clímax.
Sobre o processo descrito no texto, assinale a alternativa correta.