Um feixe luminoso incide sobre uma superfície plana, fazendo um ângulo de 60° com a normal à superfície. Sabendo que este feixe é refratado com um ângulo de 30° com a normal, podemos dizer que a razão entre a velocidade da luz incidente e a velocidade da luz refratada é
Questões relacionadas
- Física | 1. Introdução à Física
Certa grandeza física é medida, com unidades do Sistema Internacional (SI), em kg.m.s-2 .Se as unidades de medida utilizadas fossem as do sistema CGC, no qual, massa é medida em gramas (g) comprimento, em centímetros (cm) e tempo, em segundos (s) a correta equivalência entre as unidades nesses sistemas, relativa à medida da referida grandeza física é:
- Matemática | 2.2 Conjuntos Numéricos
(CEFET-MG) Sobre os números racionais 1/11, 7/33 e 14/55, é correto afirmar que:
- Biologia | 09. Botânica
(Uninorte) Os estômatos são estruturas especializadas presentes na epiderme das folhas.
É função desempenhada pelos estômatos
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
Entre 2014 e 2016, as regiões central e oeste da África sofreram uma grave epidemia de febre hemorrágica causada pelo vírus ebola, que se manifesta em até 21 dias após a infecção e cuja taxa de letalidade (enfermos que vão a óbito) pode chegar a 90%. Em regiões de clima tropical e subtropical, um outro vírus também pode causar febre hemorrágica: o vírus da dengue, que, embora tenha período de incubação menor (até 10 dias), apresenta taxa de letalidade abaixo de 1%.
Disponível em: www.who.int. Acesso em: 1 fev. 2017 (adaptado).
Segundo as informações do texto e aplicando princípios de evolução biológica às relações do tipo patógeno-hospedeiro, qual dos dois vírus infecta seres humanos há mais tempo?
- Geografia | 3.5 Vegetação
O pau-brasil foi a primeira matéria tintorial vinda da América a ser comercializada na Europa [...] A exploração do pau-brasil é reconhecida como o primeiro ciclo econômico da história do Brasil. [...] Foi explorado pelas maiores potências comerciais de então (portugueses, franceses, holandeses e ingleses, entre outros). [...] Em 1501, dom Manuel declarou o paubrasil monopólio da Coroa portuguesa. [...] Embora tenha sido oficialmente designado como espécie em perigo de extinção, o pau-brasil continua sendo alvo de comércio ilegal e também avança incessantemente o desmatamento de seu hábitat natural. [...] A redução da área original é o fator que mais coloca em risco a sobrevivência do pau-brasil, implacavelmente devastada ao longo dos últimos 500 anos.
(Eduardo Bueno. Pau-Brasil, 2002. Adaptado.)
O hábitat natural do pau-brasil é o bioma