Um raio de luz monocromática de frequência f = 1,0 x 1015 Hz, com velocidade v = 3,0 x 105 km/s, que se propaga no ar, cujo índice de refração é igual a 1, incide sobre uma lâmina de vidro (nvidro = √2), formando um ângulo 45°com a superfície da lâmina.
O seno do ângulo de refração é
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia os textos a seguir.
Texto 1:
Podemos descrever o Estado como uma sociedade organizada que ocupa um território definido e possui um governo efetivo, independente do controle externo. A essência do estado é a soberania, ou o poder de fazer e executar leis, preservando a ordem social pela punição daqueles que infringem essas leis.
BURNS, Edward Mcnall. História da civilização ocidental. Porto Alegre, Globo, 1978. v. 1.
Texto 2 :
Nas cidades, os cidadãos passaram a ser classificados de acordo com a sua função, incluindo os sacerdotes, os mercadores, os artesãos, os soldados, os camponeses, os estrangeiros. A divisão do trabalho e as desigualdades de riquezas entre os cidadãos criaram a necessidade de leis e de forças capazes de fazer cumprir as leis. A liderança natural do grupo, que nas aldeias era exercida pelos mais velhos e sábios, cedeu lugar ao governo de um só homem, geralmente o principal administrador do templo ou um grande chefe guerreiro, surgindo, assim, o Estado.
COULON, Olga M. Fonseca. História: Pré-História, Antiguidade e Feudalismo.
Explique como surgiu a desigualdade social nas primeiras civilizações.
- História
“Tanto o episódio de Canudos quanto o da Revolta da Vacina, com suas evidentes afinidades, são dos mais exemplares para assinalar as condições que se impuseram com o advento do tempo republicano. Um tempo mais acelerado, em que a exigência de acertar os ponteiros brasileiros com o relógio global suscitou a hegemonia de discursos técnicos, confiantes em representar a vitória inelutável do progresso e por isso dispostos a fazer valer a modernização a ‘qualquer custo’. As ações concretas desencadeadas por esses discursos, como visto nesses dois exemplos, se traduziram em formas extremas de opressão quando voltadas para as populações destituídas de qualquer educação formal e alheadas dos processos decisórios. No afã do esforço modernizador, as novas elites se empenhavam em reduzir a complexa realidade social, singularizada pelas mazelas herdadas pelo colonialismo e pela escravidão, ao ajustamento em conformidade com padrões abstratos de gestão social aspirados dos modelos europeus ou norte-americanos. Os episódios de Canudos e da Revolta da Vacina revelam o quanto essa situação era precária para as camadas subordinadas da população. A autoridade pública permitia-se invadir e não raro destruir, seja o casebre sertanejo, seja o cortiço, o barraco ou o mocambo das cidades. Em suma, nem lares, nem âmbitos sagrados, nem corpos, tinham garantias quando se tratava de grupos populares.”SEVCENKO, Nicolau. Introdução. O prelúdio republicano, astúcias da ordem e ilusões do progresso. SEVCENKO, Nicolau (org.) História da vida privada no Brasil. Vol. 3. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 27-30 [Adaptado].
Considerando a análise realizada pelo historiador Nicolau Sevcenko sobre as relações sociais e de poder na Primeira República e os movimentos citados, analise as proposições abaixo.
I. A Revolta da Vacina foi uma resposta da população do Rio de Janeiro à vacinação obrigatória aprovada por decreto em 1904. As autoridades, por sua vez, reprimiram violentamente a revolta, deixando um saldo de dezenas de mortos, presos e feridos.
II. Para Nicolau Sevcenko a Revolta da Vacina e de Canudos possuem evidentes afinidades, por exemplo, ambos os grupos eram compostos por pessoas pobres, excluídas e marginalizadas socialmente, que sofreram violenta repressão por parte das autoridades.
III. Para Nicolau Sevcenko, parte da violência cometida pelas autoridades republicanas às populações pobres pode ser explicada pelo projeto de modernização e progresso valorizado nos discursos republicanos. Em nome do progresso, as autoridades estavam dispostas a fazer valer a modernização a “qualquer custo”.
IV. Com a grave crise econômica e social que assolava o Nordeste, no final do século XIX, milhares de ex-escravos e sertanejos humildes seguiram Antônio Conselheiro, acreditando em uma salvação milagrosa que os pouparia dos flagelos do clima e da pobreza extrema. Pressionados por lideranças locais as autoridades republicanas empreenderam diferentes ações contra Antônio Conselheiro e seus seguidores. Dos confrontos havidos, estima-se que até 20 mil sertanejos tenham sido mortos.
Assinale a alternativa correta.
- Física | A. Leis de Newton
(UERN) De maneira geral, quando a superfície de um corpo desliza sobre a superfície de outro, há um movimento relativo entre as superfícies e os corpos exercem entre si forças tangenciais às superfícies em contato, que se opõem ao deslizamento. Essas forças são chamadas Forças de Atrito de Deslizamento.
Com base nos conhecimentos sobre as Leis de Newton, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A intensidade da força de atrito depende da área de contato entre os corpos.
( ) A força é uma grandeza física que pode causar a variação da velocidade vetorial de um corpo.
( ) A força normal e a força de atrito são os componentes da força de reação da superfície de apoio sobre o corpo que se encontra sobre ela.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Biologia | 10. Zoologia
A salinidade da água é um fator fundamental para a sobrevivência dos peixes. A maioria deles vive em condições restritas de salinidade, embora existam espécies como o salmão, que consegue viver em ambientes que vão da água doce à água do mar. Há peixes que sobrevivem em concentrações salinas adversas, desde que estas não se afastem muito das originais. Considere um rio que tenha passado por um processo de salinização. Observe na tabela suas faixas de concentração de cloreto de sódio.
Considere um peixe em estresse osmótico que consegue sobreviver eliminando mais urina e reabsorvendo mais sais do que em seu habitat original.
Esse peixe é encontrado no trecho do rio identificado pela seguinte letra:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
A notícia, do ponto de vista de seus elementos constitutivos,