Um feixe de luz monocromática, propagando-se em um meio transparente com índice de refração n1, incide sobre a interface com um meio, também transparente, com índice de refração n2. Considere θ1 e θ2 , respectivamente, os ângulos de incidência e de refração do feixe luminoso.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. Haverá reflexão total do feixe incidente se __________ e se o valor do ângulo de incidência for tal que __________.
Questões relacionadas
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Em uma cidade, a cada inauguração de prédios, a orientação da prefeitura, por meio de uma lei de incentivo à cultura, é a construção de uma obra de arte na entrada ou no hall desse prédio. Em contrapartida, a prefeitura oferece abatimento em impostos. No edifício das Acácias, o artista contratado resolveu fazer um quadro composto de 12 mosaicos, de dimensões de 12 cm por 6 cm cada um, conforme a figura.
A área da figura sombreada do quadro é de:
- Ciências - Fundamental | 02. A Terra e o Universo
Era uma vez uma menina chamada Sofia que amava olhar para o céu e ver as estrelas e a lua. Em uma noite muito estrelada, Sofia notou algo diferente no céu. Era um objeto brilhante que se movia bem devagar. Sofia ficou muito curiosa e perguntou para o seu avô o que poderia ser. O avô dela explicou que poderia ser um satélite artificial, que é feito pelo homem e lançado no espaço, e que esse satélite gira em torno da Terra. Ele também contou que existiam outros satélites que não eram feitos pelos homens e eram chamados de satélites naturais, como a Lua.
Sofia resolveu perguntar para o avô qual era a utilidade de um satélite artificial. Qual pode ser uma explicação que o avô de Sofia pode falar sobre as principais funções e usos dos satélites artificiais?
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
Analise o diagrama a seguir.
A teia alimentar representada evidencia as relações interespecíficas de uma comunidade que ocorre em vários ecossistemas. No caso da retirada dos consumidores secundários, espera-se inicialmente que a população de:
- Literatura | 5.2 Modernismo
Cantiga de enganar
(...)
O mundo não tem sentido.
O mundo e suas canções
de timbre mais comovido
estão calados, e a fala
que de uma para outra sala
ouvimos em certo instante
é silêncio que faz eco
e que volta a ser silêncio
no negrume circundante.
Silêncio: que quer dizer?
Que diz a boca do mundo?
Meu bem, o mundo é fechado,
se não for antes vazio.
O mundo é talvez: e é só.
Talvez nem seja talvez.
O mundo não vale a pena,
mas a pena não existe.
Meu bem, façamos de conta.
De sofrer e de olvidar,
de lembrar e de fruir,
de escolher nossas lembranças
e revertê‐las, acaso
se lembrem demais em nós.
Façamos, meu bem, de conta
– mas a conta não existe –
que é tudo como se fosse,
ou que, se fora, não era.
(...)
Carlos Drummond de Andrade, Claro Enigma.
(FUVEST 2020 1º FASE) Em Claro Enigma, a ideia de engano surge sob a perspectiva do sujeito maduro, já afastado das ilusões, como se lê no verso‐síntese “Tu não me enganas, mundo, e não te engano a ti.” (“Legado”).
O excerto de “Cantiga de enganar” apresenta a relação do eu com o mundo mediada
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(FASA) Entre os trabalhos científicos realizados no século XVIII, um dos mais importantes é a Lei da Conservação da Massa, atribuída ao cientista francês Antoine Laurent Lavoisier, considerado o "pai da Química". A partir do uso de uma balança para determinar a massa de um sistema fechado, antes e depois de uma reação química, ele concluiu que a massa total dos produtos é igual a massa dos reagentes.
A partir das informações sobre a Lei da Conservação da Massa, é correto afirmar: