(UNESP) Um professor de física propôs aos seus alunos que idealizassem uma experiência relativa ao fenômeno luminoso. Pediu para que eles se imaginassem numa sala completamente escura, sem qualquer material em suspensão no ar e cujas paredes foram pintadas com uma tinta preta ideal, capaz de absorver toda a luz que incidisse sobre ela. Em uma das paredes da sala, os alunos deveriam imaginar uma fonte de luz emitindo um único raio de luz branca que incidisse obliquamente em um extenso espelho plano ideal, capaz de refletir toda a luz nele incidente, fixado na parede oposta àquela na qual o estudante estaria encostado (observe a figura).

Se tal experiência pudesse ser realizada nas condições ideais propostas pelo professor, o estudante dentro da sala
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- Matemática - Fundamental | 04. Expressões Algébricas
Alguns professores combinaram de dividir entre si a tarefa de analisar 120 avaliações. Dois deles, porém, não puderam cumprir suas partes e, consequentemente, coube a cada um dos outros analisar 5 avaliações a mais do que o previsto. O número que representa a quantidade de professores que executaram a tarefa é
- Filosofia - Fundamental | 4. O Mundo em Transformação
(ESPM-ADAPTADO) Cícero e os humanistas afirmavam que "nada é mais eficaz para defender e manter o poder do que ser amado e nada é mais danoso do que ser temido”. Um importante pensador moderno contrapôs: "Seria desejável ser uma coisa e outra (amado e temido), mas, como é quase impossível obter ambas as coisas ao mesmo tempo, é muito mais seguro ser temido que amado, quando se deve escolher uma dessas condições."
Eugenio Garin. Dal Rinascimento all Illuminismo.
O importante pensador moderno mencionado no enunciado é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto base: Texto para a questão. Uma educação com mais sentido para os jovens Mais um passo importante para construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi dado esta semana, com a entrega pelo MEC do documento proposto para o ensino médio. A proposta tem potencial para contribuir no avanço desta etapa da Educação Básica, tão desafiadora quanto urgente. [...] 72,5% dos alunos concluem o ensino médio sem níveis adequados de aprendizagem em língua portuguesa, de acordo com relatório do Movimento Todos pela Educação. Em matemática, a situação é ainda mais dramática: 92,7% não alcançam níveis satisfatórios. A BNCC do ensino médio começa a abrir caminhos para uma educação com mais sentido para os jovens, oferecendo escolhas e permitindo que eles assumam o protagonismo de sua própria aprendizagem. O documento organiza as aprendizagens essenciais por áreas de conhecimentos, que são: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. [...] Vale lembrar que a BNCC diz respeito à parte comum e obrigatória dos futuros currículos; para a outra parte, as escolas oferecerão itinerários formativos, ou seja, os alunos escolherão o que estudar. [...] O documento começou a ser elaborado em 2015, em um processo democrático que abriu espaços para ouvir toda a sociedade em diversas consultas públicas. E a entrega do texto para o Ensino Médio é mais um passo significativo desse caminho. PEREIRA, Camila Cardoso; REPULHO, Cleuza; HENRIQUES, Ricardo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/
artigo-uma-educacao-com-mais-sentido-para-os-jovens-22553401>. Acesso em: 24 jul. 2018. Adaptado.
Enunciado:
No artigo, o trecho que expressa uma opinião dos autores sobre a BNCC é:
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(PUCRS) Para responder à questão, leia as informações e as afirmativas que seguem.
A água é o componente mais abundante do corpo humano, sendo responsável por aproximadamente 70% do peso total do corpo. Durante o exercício físico, o calor gerado pelo metabolismo aumenta a temperatura do corpo. O sistema nervoso detecta esse aumento de temperatura e desencadeia a liberação de suor, constituído principalmente de água. A água presente no suor carrega eletrólitos dissolvidos e esfria o corpo ao evaporar, por isso deve ser reposta para a manutenção da homeostase do organismo e para o funcionamento normal dos órgãos, dos tecidos e das células.
Sobre o metabolismo da água no corpo humano, considere as afirmativas:
I. O corpo, durante o exercício físico, perde água proveniente de fluidos extra e intracelulares.
II. A hiper-hidratação pode ser danosa para o corpo, já que pode ocorrer uma diluição excessiva dos eletrólitos se o rim não excretar o excesso de fluidos.
III. A ingestão de bebidas isotônicas tem como finalidade reduzir a queima de substâncias energéticas no organismo, provocando a diminuição da temperatura corporal.
Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe um trecho da entrevista cedida por Andres Sanchez a Folha de São Paulo e responda à questão.
FOLHA - O sigilo foi o maior mérito do projeto até agora?
Andres Sanchez - Esse projeto só sairá por causa do silêncio. Porque agora acabam as especulações, as maldades. Fizemos um comitê pequeno para manter o sigilo.
Mas vazou.
Infelizmente. Mas não foi pelo Corinthians.
Qual foi o papel do governo federal nisso?
Como tudo, o governo federal se preocupa com o país. A Copa do Mundo quem trouxe foi a CBF e o governo federal, então nada mais justo do que apoiar. Não vai apoiar apenas São Paulo, mas a Bahia e todos os outros Estados.
Mas nessa operação com a Odebrecht, o Lula teve alguma participação?
Não, nada de decisivo. Simplesmente ele, o governo do Estado e a prefeitura davam opiniões, tinha várias opções. E o Ricardo Teixeira [presidente da CBF] se reuniu com ele constantemente, com o governo, tudo, e chegou à conclusão que nosso projeto é o mais pronto.
Teixeira viu o projeto?
Não.
Ninguém da CBF viu?
Não. Nem dos governos federal, estadual e municipal.
Quem viu?
O Corinthians, a Odebrecht e os arquitetos.
E por que a CBF acha o projeto corintiano o mais pronto?
Porque nós temos credibilidade. Vocês podem não acreditar, mas nós temos. E eu não vou fazer como algumas pessoas fizeram e brincar com coisa muito séria. A partir do momento que eu falei, internamente, que o Corinthians tinha um projeto muito bom, todo mundo acreditou. Eu não vou ficar jogando pra lá e pra cá e daqui a seis meses falar que infelizmente não era como foi dito. Não sou irresponsável.
(http://www1.folha.uol.com.br/esporte/790806-cbf-governos-e-prefeitura-nao-viram-projeto-do-estadio-corintiano-revela-andres-sanchez.shtml, acessada em 30⁄08⁄10).
O presidente do Corinthians afirma, em vários momentos na entrevista, que o projeto do novo estádio não foi visto pelo presidente da república – Lula; pelo presidente da CBF – Ricardo Teixeira; e nem pelos governos municipal e estadual. Como ele justifica a escolha do estádio de seu time para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 em São Paulo pela CBF, sem que a mesma nunca tenha visto ou analisado o projeto?