(UPF) Uma pessoa com visão perfeita observa um adesivo, de tamanho igual a 6 mm, grudado na parede na altura de seus olhos. A distância entre o cristalino do olho e o adesivo é de 3 m. Supondo que a distância entre esse cristalino e a retina, onde se forma a imagem, é igual a 20 mm, o tamanho da imagem do adesivo formada na retina é:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
a) Enumere os aspectos que revelam a modernização das cidades (serviços, meios de transporte, construções, dentre outros).
b) Cite as mudanças sociais ocorridas pelo desenvolvimento econômico no século XIX.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: .
Enunciado:
Leia o texto a seguir.
O Estatuto da Criança e do Adolescente é conhecido pela sociedade brasileira por ECA (as primeiras letras das palavras Estatuto Criança e Adolescente). A Lei que deu vida ao ECA é de Nº 8.069, de 13 de julho de 1990 e esta foi sancionada pelo ex-Presidente do Brasil, Fernando Collor de Mello.
O ECA nada mais é do que um instrumento de cidadania. Na verdade o ECA é uma lei, fruto da luta de movimentos sociais, profissionais e de pessoas preocupadas com as condições e os direitos infanto-juvenis no Brasil.
Disponível em:< https://www.eca.claretianas.br/=> Acesso em: 06 maio 2014. (Fragmento)
Argumente por que a criação do ECA representou um avanço para o reconhecimento das crianças e dos adolescentes como sujeitos de direitos.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto base: Leia o texto. Os 10 livros infantojuvenis de 2016 Por Bruno Molinero Pode-se dizer que o ano de 2016 foi difícil para a literatura infantojuvenil no Brasil. Até então o principal jeito de as editoras ganharem dinheiro, as compras do governo minguaram e não foram retomadas – o que fez muitas empresas fecharem as portas e um outro tanto de autores perderem contratos. Mas, por outro lado, o volume de lançamentos para crianças e adolescentes segue a todo vapor, entupindo as livrarias. Por isso, mesmo não sendo um grande fã de listas, decidi fazer uma com os dez livros infantojuvenis de 2016. Como todo ranking é arbitrário e revela muito mais sobre o crítico (e o seu gosto e as suas leituras) do que efetivamente sobre as obras escolhidas, esta seleção tem mais um ar de retrospectiva: são os dez livros mais legais sobre os quais escrevi por aqui neste ano. É uma boa maneira também de comemorar os seis meses de vida do blog . E, claro, agradecer aos leitores que acompanham as histórias publicadas por aqui. A lista está abaixo. Mas antes desejo a todos um ótimo 2017. Se cheio de livros, melhor ainda! Disponível em: <http://eraoutravez.blogfolha.uol.com.br/2016/12/30/
os-10-livros-infantojuvenis-de-2016/>. Acesso em: 15 jan. 2017.
Enunciado:
O trecho que revela o critério adotado pelo autor para selecionar os 10 livros infantojuvenis mais legais de 2016 é:
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UEPA) Testes com a utilização de cebolas têm sido recomendados por agências internacionais de proteção ambiental para verificação do nível de toxicidade de misturas complexas como resíduos de uma indústria, pois a cebola é sensível mesmo em concentrações consideradas aceitáveis aos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS). Um estudo realizado, em águas, mostrou que uma concentração de 0,03 mg/L de cobre (Cu) dissolvido provoca uma inibição de 40% no crescimento das raízes de cebolas.
Para o experimento da toxidade de metal frente a um organismo (a cebola) o pesquisador preparou 100 mL de uma solução de sulfato de cobre (CuSO4 . 5H2O) para obter a concentração de 0,1 mol/L (desprezar as possíveis diluições). Assim, a massa utilizada no preparo desta é:
Dados: (Cu = 63; S = 32; O = 16 e H = 1g . mol-1)
- Língua Portuguesa | B. Pontuação
A civilização 2“pós-moderna” culminou em um progresso inegável, que não foi percebido antecipadamente, em sua inteireza. Ao mesmo tempo, sob o 3“mau uso” da ciência, da tecnologia e da capacidade de invenção nos precipitou na miséria moral inexorável. Os que condenam a ciência, a tecnologia e a invenção criativa por essa miséria ignoram os desafios que explodiram com o capitalismo monopolista de sua terceira fase.
Em páginas secas premonitórias, E. Mandel* apontara tais riscos. O 4“livre jogo do mercado” (que não é e nunca foi 5“livre”) rasgou o ventre das vítimas: milhões de seres humanos nos países ricos e uma carrada maior de milhões nos países pobres. O centro acabou fabricando a sua periferia intrínseca e apossou-se, como não sucedeu nem sob o regime colonial direto, das outras periferias externas, que abrangem quase todo o 6“resto do mundo”.
Florestan Fernandes, Folha de S. Paulo, 27/12/1993.
(FUVEST 2014 1° FASE) O emprego de aspas em uma dada expressão pode servir, inclusive, para indicar que ela
I. foi utilizada pelo autor com algum tipo de restrição;
II. pertence ao jargão de uma determinada área do conhecimento;
III. contém sentido pejorativo, não assumido pelo autor.
Considere as seguintes ocorrências de emprego de aspas presentes no texto:
A. “pós-moderna” (ref. 2);
B. “mau uso” (ref. 3);
C. “livre jogo do mercado” (ref. 4);
D. “livre” (ref. 5);
E. “resto do mundo” (ref. 6).
As modalidades I, II e III de uso de aspas, elencadas acima, verificam-se, respectivamente, em