(UPE) Dois cilindros feitos de materiais A e B têm os mesmos comprimentos; os respectivos diâmetros estão relacionados por dA = 2 dB. Quando se mantém a mesma diferença de temperatura entre suas extremidades, eles conduzem calor à mesma taxa. As condutividades térmicas dos materiais estão relacionadas por:
Questões relacionadas
- História
Observemos apenas que o sistema dos feudos, a feudalidade, não é, como se tem dito frequentemente, um fermento de destruição do poder. A feudalidade surge, ao contrário, para responder aos poderes vacantes. Forma a unidade de base de uma profunda reorganização dos sistemas de autoridade […].
GOFF, Jacques Le. Em busca da Idade Média, 2008.
Segundo o texto, o sistema de feudos
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Até chegar a uma larga difusão, a língua portuguesa percorreu um longo caminho. Viu-se, nas décadas iniciais do século XVI, quase esquecida devido à indianização do colonizador português e, ao mesmo tempo, ameaçada pela presença frequente de outros falares europeus. Depois, curvou-se, com diferenças no tempo e no espaço, às “línguas gerais” de origem tupi-guarani; além disso, na parte meridional do país (no Extremo Sul e no Oeste do Paraná, territórios então jurisdiciados à Espanha, e também em São Paulo na época da União Ibérica), sofreu a concorrência do espanhol. Implacável com as línguas africanas, enfrentou o francês, quando das incursões fugazes na baía de Guanabara, entre 1555 e 1560, e no Maranhão, entre 1611 e 1615, no Nordeste, entre 1630 e 1654.
VILLALTA, L. C. O que se fala e o que se lê: Língua, instrução e leitura. História da Vida Privada no
Brasil. Org. SOUZA, Laura de Mello e. SP: Companhia das Letras, 1997. No processo de difusão da língua portuguesa no Brasil, há sinais de que o idioma predominante entre os brasileiros na atualidade conseguiu
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto.
As duas mulheres e o céu
No começo dos tempos, a distância entre o céu e a terra era bem pequena: não passava da altura de uma girafa.
Certo dia, numa aldeia africana, duas mulheres estavam com os seus pilões amassando grãos de trigo. As duas não paravam de falar. Era uma fofoca atrás da outra. Uma delas, empolgando-se muito com o falatório, levantou o pilão tão alto que fez um furo no céu.
— Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! – gritou o céu.
Tão animadas com a conversa estavam as duas mulheres, que não ouviram o grito. Acontece que não parou por aí.
O espaço celeste começava a ganhar furos e mais furos porque as duas mulheres, de tão empolgadas com a conversa, não perceberam que seus pilões rasgavam o céu, que continuava a gritar.
Lá em cima, o tapete azulado chorou, berrou e nada adiantou. Finalmente, tomou uma decisão:
— Assim não dá mais, vou me afastar da terra o máximo que puder.
Subiu, subiu o mais alto que pôde. Quando chegou lá no topo do mundo, sossegou:
— Aqui está bom. Ninguém mais vai conseguir me furar.
Todos os furos que as duas mulheres fizeram nunca mais foram fechados. Os africanos dizem que esses furos podem ser vistos diariamente durante a noite: são as estrelas do céu.
BRENMAN, Ilan. As narrativas preferidas de um contador de histórias.
Difusão Cultural do Livro, 2005.
O céu “subiu, subiu o mais alto que pôde”, porque
- Espanhol - Fundamental | 3. Gramática
Cepíllese al menos dos veces al día con una crema dental con flúor como mínimo durante dos minutos, sobre todo a primera hora de la mañana y antes de irse a dormir.
Disponible en: <http://www.colgate.com.ar/es/ar/oc/oral-health/basics/brushing-and-flossing/article/how-to-brush>. Acceso el: 09 jul. 2016. Fragmento.
Los verbos reflexivos “Cepíllese” e “ irse” cambiados para la primera persona del singular se quedan
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
Uma manifestação natural muito interessante de ser observada ocorre no topo de grandes montanhas, onde podemos perceber neve em seu cume. O que intriga os observadores é o fato de haver ocorrência desse fenômeno mesmo em locais de climas muito quentes, como é o caso do monte Kilimanjaro na Tanzânia, África.
O gráfico a seguir representa o diagrama de fases da água, que mostra como ocorrem as mudanças de estados físicos dependendo da pressão e da temperatura locais.
A transformação que pode explicar o fenômeno citado anteriormente é representada pela seta