(IFSUL) Um atiçador é uma barra rija e não inflamável usada para empurrar lenha ardente em uma lareira. Para segurança e conforto durante o uso, o atiçador deveria ser feito de um material com
Questões relacionadas
- Biologia | 10.2 Platelmintos e Nematelmintos
A esquistossomose intestinal é uma doença parasitária causada pelo Schistosoma mansoni (Platyhelminthes, Trematoda, Digenea), também conhecida como “xistose” ou “barriga-d’água”. O Brasil é um foco endêmico da esquistossomose, com mais de seis milhões de pessoas infectadas.
O ciclo do Schistosoma mansoni envolve dois hospedeiros; o homem é o hospedeiro definitivo e os caramujos aquáticos do gênero Biomphalaria são os hospedeiros intermediários.
As formas de controle da doença envolvem o tratamento das pessoas doentes, a implantação de medidas de saneamento básico e a eliminação dos moluscos hospedeiros intermediários.
Sobre as formas de controle da doença mencionadas acima, leia as seguintes afirmativas:
I. O tratamento das pessoas doentes por meio do uso de medicação anti-helmíntica visa à eliminação das formas adultas do parasito, as quais só estão presentes no hospedeiro definitivo.
II. O tratamento das pessoas doentes por meio do uso de medicação anti-helmíntica visa à eliminação das formas larvais do parasito, que só estão presentes no hospedeiro definitivo.
III. A implantação de medidas de saneamento básico impede que os ovos do parasito, eliminados com as fezes do hospedeiro definitivo, cheguem aos corpos de água (rios, açudes, córregos) e liberem os miracídios, que são larvas infectantes para os hospedeiros intermediários.
IV. A eliminação dos moluscos visa à interrupção do ciclo do parasito, uma vez que as cercárias, que são as formas infectantes para os humanos, só se desenvolvem nos moluscos hospedeiros intermediários.
V. A eliminação dos moluscos visa à interrupção do ciclo do parasito, uma vez que os ovos do Schistosoma mansoni, que são as formas infectantes para os humanos, são eliminados com as fezes dos moluscos.
Estão corretas:
- Química | 1.1 Introdução à Química
A destilação é o modo de separação baseado no fenômeno de equilíbrio líquido-vapor de misturas. Em termos práticos, quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida, a destilação pode ser um método para separá-las. Basta apenas que tenham volatilidades razoavelmente diferentes entre si. A temperatura de ebulição de um líquido é a temperatura na qual a pressão de seus vapores atinge a pressão atuante sobre a superfície do mesmo, caracterizando um movimento tumultuoso do líquido e acarretando a explosão das bolhas de vapor.
Reduzindo a pressão, isto é, fazendo-se vácuo no sistema, a temperatura de ebulição diminuirá característica da destilação a vácuo ou destilação a baixa pressão. Algumas frações do petróleo só conseguem ser isoladas por esse método especial de destilação.
Nas refinarias de petróleo o método especial de separação das suas frações é utilizado para se obter a fração
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: Analise o texto publicitário a seguir, para responder às questões 1,2 e 3.. Revista Veja, Ed. 2328, p. 89, 03 jul. 2013.
Enunciado:
Os verbos alugue, colecione, escreva e viaje estão flexionados no modo verbal imperativo afirmativo. Esse recurso é comum em textos publicitários, pois se trata de uma estratégia de
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Vinícius ganhou uma caixa com sólidos geométricos de madeira. Ele fez um desenho da vista superior dos sólidos que estão abaixo, desenhando-as na posição que estão
a seguir.
Enunciado:
Qual foi a sequência de figuras que ele desenhou?
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UPE) Para explicar os fenômenos naturais, a ciência precisa de um bom observador e de experimentos que reproduzam, em parte, tais fenômenos. E foi o que Francesco Redi (1626-1698) fez para provar a Teoria da Biogênese. Nessa mesma época, havia outros cientistas que reforçavam a Hipótese da Geração Espontânea com diferentes experimentos.
Assinale a alternativa que relaciona CORRETAMENTE o primeiro experimento de Redi, para provar a Biogênese, com o segundo experimento que sustentava a Abiogênese.