(UNESP) O gráfico mostra o fluxo térmico do ser humano em função da temperatura ambiente em um experimento no qual o metabolismo basal foi mantido constante. A linha azul representa o calor trocado com o meio por evaporação (E) e a linha vermelha, o calor trocado com o meio por radiação e convecção (RC).
Sabendo que os valores positivos indicam calor recebido pelo corpo e os valores negativos indicam o calor perdido pelo corpo, conclui-se que:
Questões relacionadas
- Biologia | 14. Biotecnologia
(UFPA) A figura acima ilustra o conceito de células-tronco, que tem sido objeto de muita polêmica, principalmente no âmbito da justiça, da ética e da religião. Em relação ao que a figura representa e à luz dos conhecimentos atuais, considere as seguintes afirmativas:
I. Células-tronco são células indiferenciadas, com potencialidade para dar origem aos mais diversos tipos de células especializadas que formam os tecidos do organismo.
II. Células-tronco embrionárias ou pluripotentes têm a capacidade de se diferenciar em qualquer tipo de célula adulta.
III. Células-tronco multipotentes, que são menos plásticas e mais diferenciadas, dão origem a uma gama limitada de células dentro de um determinado tipo de tecido.
IV. As células-tronco embrionárias constituem a chamada massa celular interna da blástula (blastocisto), que dá origem ao embrião.
V. Células da medula óssea são exemplos de células-tronco pluripotentes.
É correto o que se afirma em:
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Com o objetivo de economizar papel na produção de bandeirinhas para festas juninas, Lucas pensou que, ao invés de utilizar duas folhas para criar as bandeiras, poderia usar uma folha mais comprida.
Para produzir a bandeirinha maior era necessária uma folha de 8 cm x 12 cm, e para a bandeirinha menor, uma folha de 8 cm x 8cm. Considere que as duas figuras anteriores formam, quando encaixadas, um único retângulo com medidas 8 cm x 16 cm. Utilizando folhas de 8 cm x 16 cm, a economia de pape na produção de 2000 pares de bandeirinhas corresponde a uma área de
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
No esporte-participação ou esporte popular, a manifestação ocorre no princípio do prazer lúdico, que tem como finalidade o bem-estar social dos seus praticantes. Está associado intimamente com o lazer e o tempo livre e ocorre em espaços não comprometidos com o tempo e fora das obrigações da vida diária. Tem como propósitos a descontração, a diversão, e desenvolvimento pessoal e o relacionamento com as pessoas. Pode-se afirmar que o esporte-participação, por ser a dimensão social do esporte mais inter-relacionada com os caminhos democráticos, equilibra o quadro de desigualdades de oportunidades esportivas encontrado na dimensão esporte-perfomance. Enquanto o esporte-performance só permite sucesso aos talentos ou àqueles que tiveram condições, o esporte-participação favorece o prazer a todos que dele desejarem tomar parte.
GODTSFRIEDT, J. Esporte e sua relação com a sociedade: uma síntese bibliográfica. EFDeportes, n. 142, mar. 2010.
O sentido de esporte-participação construído no texto está fundamentalmente presente:
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
As figuras apresentam diferentes mecanismos que um agricultor pode empregar para promover a propagação vegetativa de algumas espécies vegetais.
Sobre esses quatro métodos de propagação vegetativa, pode-se afirmar corretamente que:
- História | 2.3 Segundo Reinado
A imagem esta relacionada a situação social dos negros no Brasil após a abolição da escravidão, em 13 de maio de 1888, é reflexo de