(UFV) A figura a seguir ilustra um arame rígido de aço, cujas extremidades estão distanciadas de "L".
Alterando-se sua temperatura, de 293K para 100 °C, pode-se afirmar que a distância "L":
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
Finally, Aisha finished with her customer and asked what colour Ifemelu wanted for her hair attachments.
“Colour four.”
“Not good colour,” Aisha said promptly.
“That’s what I use.”
“It look dirty. You don’t want colour one?”
“Colour one is too black, it looks fake,” Ifemelu said, loosening her headwrap. “Sometimes I use colour two, but colour four is closest to my natural colour.”
[...]
She touched Ifemelu’s hair. “Why you don’t have relaxer?”
“I like my hair the way God made it.”
“But how you comb it? Hard to comb,” Aisha said.
Ifemelu had brought her own comb. She gently combed her hair, dense, soft and tightly coiled, until it framed her head like a halo. “It’s not hard to comb if you moisturize it properly,” she said, slipping into the coaxing tone of the proselytizer that she used whenever she was trying to convince other black women about the merits of wearing their hair natural. Aisha snorted; she clearly could not understand why anybody would choose to suffer through combing natural hair, instead of simply relaxing it. She sectioned out Ifemelu’s hair, plucked a little attachment from the pile on the table and began deftly to twist.
ADICHIE, C. Americanah: A novel. New York: Anchor Books, 2013.
A passagem do romance da escritora nigeriana traz um diálogo entre duas mulheres negras: a cabeleireira, Aisha, e a cliente, Ifemelu. O posicionamento da cliente é sustentado por argumentos que
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
As reações químicas constituem importantes ferramentas utilizadas na elucidação de crimes. Para revelar numerações em chassi de veículos adulterados, utiliza-se uma solução aquosa alcalina de Ferricianeto de potássio – K3[Fe(CN)6], denominado reagente de Murikami. O processo consiste na aplicação da referida solução à superfície metálica adulterada (que sofre oxidação mais rapidamente) possibilitando a revelação da numeração original. As equações I e II (não balanceadas) representam as reações envolvidas no processo:
I. Fe+O2 ->Fe2O3
II.
(Extraído e adaptado de: OLIVEIRA, Marcelo Firmino. Química Forense: A utilização da Química
na pesquisa de vestígios de crime. In: Rev. Química nova na escola on-line, nº. 24. Disponível
em: http://qnesc.sbq.org.br/online/ qnesc24/ccd2.pdf. Acessado em: 08/09/11)
A soma dos coeficientes estequiométricos dos reagentes e produtos da equação II que promove a revelação dos números adulterados é:
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(IFBA) O fascinante processo de criação da vida
O interesse pelo desenvolvimento embrionário é antigo. Em seus estudos anatômicos, Leonardo da Vinci especulou sobre os mistérios da concepção: desenhou um feto dentro do útero e criou esboços de uma possível ligação entre a medula espinhal e os testículos. No século XVII, cientistas naturalistas acreditavam que o espermatozoide abrigaria um bebê em miniatura, pronto para usar o útero como incubadora. Hoje temos ao nosso alcance informações significativas, que esclarecem boa parte das nossas dúvidas. Recursos de ultrassonografia permitem acompanhar a evolução da gravidez desde os primeiros dias após a fecundação, e descobertas no campo da genética trouxeram revelações sobre hereditariedade.
Adaptado de: Mente & Cérebro, nº 222, julho de 2011, p. 12.
Sobre desenvolvimento humano, é correto afirmar que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Poema
Texto base: Textos para à questão. Texto 1 – poema verbal Soneto 14 tortuosas linhas, 13
labirintos sem fim e sem começo,
12 portas lacradas, 11 vezes
forçadas, talvez 10, até me esqueço. 9 questões de lógica celeste
ou 8 jogos de adivinhação,
7 ou 6 tentativas, todas vãs,
de escutar o que ainda não disseste. 5 metáforas jogadas fora
quando quero dizer-te que te adoro.
4 rimas rebeldes, 3 tropeços, 2 tombos e no entanto, finalmente,
nada que não pudesse resolver-se
em 1 simples bilhete adolescente. LEMOS, Tite de. Outros sonetos do caderno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. p. 11. Texto 2 – poema visual Nota:
Apartheid (palavra em africâner; significado: “separação”) foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 na África do Sul, no qual os direitos da maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.
Enunciado:
Os dois poemas fazem referência à forma (versos e estrofes) em que foram escritos. Leia as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O texto 1 considera a poesia e, sobretudo, o soneto como a melhor maneira de exprimir os sentimentos amorosos.
( ) No texto 1, as palavras “rebeldes”, “tropeços” e “tombos” referem-se às dificuldades para se compor um soneto perfeito.
( ) O texto 2 representa a inutilidade da poesia diante de questões sociais e políticas tão graves como as do sistema do apartheid.
Assinale a alternativa que apresenta as letras na sequência correta:
- Matemática | 3.1 Introdução
Um novo trecho de uma rodovia será inaugurado em breve. Estipula-se que o limite de velocidade desse novo trecho será de 80 km/h, o que irá depender do resultado de alguns testes de segurança. Um deles é um teste de pista no qual um piloto precisa dirigir, inclusive, com velocidade superior ao limite estipulado. O gráfico mostra a variação da velocidade do veículo do piloto ao longo do tempo de realização do teste.
No teste de pista realizado, durante quantos minutos o piloto dirigiu acima do limite de velocidade estipulado?