(UFRGS) Duas barras metálica X e Y, mesmo comprimento (I) em temperatura ambiente To, são aquecidas uniformemente até uma temperatura T. Os materiais das barras têm coeficientes de dilatação linear, respectivamente αX e αY, que são positivos e podem ser considerados constantes no intervalo de temperatura ∆T= T - To.
Na figura abaixo, a reta tracejada X representa o acréscimo relativo ∆l/ l no comprimento da barra X, em função da variação da temperatura.
Sabendo que αY = 2αX , assinale a alternativa que indica a reta que melhor representa o acréscimo ∆l/ l no comprimento da barra Y, em função da variação da temperatura.
Questões relacionadas
- Filosofia | 4. Moderna
(UNICAMP) “O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais não deixa de ser mais escravo do que eles. (...) A ordem social, porém, é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. (...) Haverá sempre uma grande diferença entre subjugar uma multidão e reger uma sociedade. Sejam homens isolados, quantos possam ser submetidos sucessivamente a um só, e não verei nisso senão um senhor e escravos, de modo algum considerando-os um povo e seu chefe. Trata-se, caso se queira, de uma agregação, mas não de uma associação; nela não existe bem público, nem corpo político.”
(Jean-Jacques Rousseau, Do Contrato Social. [1762]. São Paulo: Ed. Abril, 1973, p. 28,36.)
Sobre Do Contrato Social, publicado em 1762, e seu autor, é correto afirmar que:
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(UEPA) Mesmo com o avanço da tecnologia em comunicação, o ser humano continua se debruçando sobre os registros fósseis para desvendar o mistério da criação do mundo e da notável biodiversidade, com milhões de espécies de seres vivendo nos mais variados ambientes que compõem a biosfera. A teoria da evolução biológica busca explicar o mecanismo que propiciou essa imensa variedade de seres vivos. Os principais argumentos científicos que explicam esse mecanismo são:
I. Órgãos vestigiais indicam a presença de um ancestral comum entre as espécies nas quais ocorrem.
II. A análise dos fósseis indica que a extinção de espécies faz parte do processo evolutivo.
III. Os fósseis permitem o estudo comparativo entre organismos ou estruturas de diferentes eras geológicas que demonstram mudanças ao longo do tempo.
IV. Desde Darwin, vários aspectos de sua teoria já foram revistos, o que demonstra sua falta de fundamentação.
V. Os órgãos homólogos indicam relações de parentesco entre espécies, por terem a mesma origem embrionária.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
(FUVEST 2011 1° FASE) Ao noticiar o desenvolvimento de mecanismos de prevenção contra a esquistossomose, um texto jornalístico trouxe a seguinte informação:
Proteína do parasita da doença “ensina” organismo a se defender dele.
Folha de S. Paulo, 06/08/2010.
Traduzindo a notícia em termos biológicos, é correto afirmar que uma proteína, presente
- Química | 2.4 Cinética Química
(FITS) Cotidianamente, convive-se com uma série de reações químicas que ocorrem a velocidades bastante diferentes. O petróleo leva séculos para se formar, porém a sua combustão se processa a uma velocidade muito grande. Em cada etapa da vida, as reações ocorrem com velocidades diferentes, medida que se envelhece, a digestão e a recomposição de uma fratura óssea vão se tornando mais lentas. Os medicamentos podem acelerar ou retardar reações específicas.
No estudo de certo medicamento, cuja reação é representada por A + B PRODUTOS, ao repetir esses experimentos três vezes, mantendo a temperatura constante, foram obtidos os seguintes resultados:
Esses dados indicam que, desse processo, a taxa de desenvolvimento e a ordem da reação em relação a A e a B, respectivamente, são:
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UNIME)
O coeficiente de solubilidade corresponde à máxima quantidade de soluto que se dissolve em uma determinada quantidade de solvente, a uma dada temperatura e pressão. A influência da temperatura na solubilidade é determinada por estudos experimentais e depende do estado físico e do tipo de substâncias químicas presentes na solução. A partir desses estudos é possível construir as curvas de solubilidade, a exemplo das apresentadas no gráfico, que mostram a variação da solubilidade do nitrato de chumbo(II) e do nitrato de potássio, do cloreto de sódio e do sulfato de cério, com o aumento da temperatura e pressão constante.
Com base na análise das informações do texto e do gráfico e admitindo-se a densidade da água igual a 1,0g ml−1, a 20°C, é correto concluir: