(UDESC) Uma placa de alumínio com um furo circular no centro foi utilizada para testes de dilatação térmica. Em um dos testes realizados, inseriu-se no furo da placa um cilindro maciço de aço. À temperatura ambiente, o cilindro ficou preso à placa, ajustando-se perfeitamente ao furo, conforme ilustra a figura abaixo.
O valor do coeficiente de dilatação do alumínio é, aproximadamente, duas vezes o valor do coeficiente de dilatação térmica do aço. Aquecendo-se o conjunto a 200°C, é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
A pintura de quatro triângulos foi feita em uma tela quadrada dividida em quadrinhos 1 × 1, conforme mostrado a seguir.
Qual a razão entre a área da tela e a área total dos quatro triângulos?
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(CPS) Há mais de um tipo de bafômetro, mas todos são baseados em reações químicas envolvendo o álcool etílico presente a baforada e um reagente – por isso, o nome técnico desses aparelhos é etilômetro. Nos dois mais comuns são utilizados dicromato de potássio (que muda de cor na presença do álcool) e célula de combustível (que gera uma corrente elétrica). Este último é o mais usado entre os policiais no Brasil. Com a nova legislação, o motorista que for flagrado com nível alcoólico acima do permitido (0,1 mg/L de sangue) terá que pagar uma multa de R$955,00 além de ter o carro apreendido e perder a habilitação. Se estiver embriagado (níveis acima de 0,3 mg/L de sangue), ainda corre o risco de ficar preso por 6 meses a 1 ano.
Acesso em: 10. 11. 2017. Adaptado.
Um adulto de 75 kg possui, em média, 5 litros de sangue. Esse adulto foi flagrado, no teste do bafômetro, com nível alcoólico exatamente igual ao limite máximo permitido. A massa de álcool contida no sangue desse adulto, em mg é igual a:
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
No Período Permiano, cerca de 250 milhões de anos atrás (250 m.a.a.), os continentes formavam uma única massa de terra conhecida como Pangeia. O lento e contínuo movimento das placas tectônicas resultou na separação das placas, de maneira que já no início do Período Terciário (cerca de 60 m.a.a.), diversos continentes se encontravam separados uns dos outros.
Uma das consequências dessa separação foi a formação de diferentes regiões biogeográficas, chamadas biomas. Devido ao isolamento reprodutivo, as espécies em cada bioma se diferenciaram por processos evolutivos distintos, novas espécies surgiram, outras se extinguiram, resultando na atual diversidade biológica do nosso planeta. A figura ilustra a deriva dos continentes e suas posições durante um período de 250 milhões de anos.
RICKLEFS, R. E. A economia da natureza. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2003. (adaptado).
De acordo com o texto, a atual diversidade biológica do planeta é resultado:
- História | 4.2 Baixa Idade Média
Para o homem europeu medieval, o referencial de todas as coisas era o sagrado, fenômeno comum de sociedades muito dependentes da natureza e, portanto, a mercê de forças desconhecidas e não controláveis. Isso gerava, compreensivelmente, um sentimento generalizado de insegurança. Temia-se pelo resultado, quase sempre pobre, das colheitas. Temia-se a presença frequente das epidemias, que não se sabia combater. Desamparado diante de uma natureza frequentemente hostil, o indivíduo procurava as origens disso, e as possíveis escapatórias, num mundo do Além.
Franco Junior, Hilário. A Idade Média, nascimento do Ocidente. Sao Paulo: Brasiliense, 2006, p. 139. Adaptado.
A mentalidade do homem medieval era compreensível graças ao:
- Física | B. Resistores
(UESB)
Foram realizados ensaios elétricos com três resistores de resistências elétricas R1, R2 e R3, e cada um foi submetido a uma tensão elétrica contínua U e mediu-se a correspondente corrente. Os resultados obtidos estão representados no gráfico. Quando os três resistores são ligados em paralelo, e essa associação é submetida a uma tensão de 100 V, a potência dissipada pelos resistores, em watts, é igual a