(PUCRJ) Sobre uma superfície horizontal sem atrito, duas partículas de massas m e 4m se movem, respectivamente, com velocidades 2v e v (em módulo) na mesma direção e em sentidos opostos. Após colidirem, as partículas ficam grudadas.
Calcule a energia cinética do conjunto após a colisão, em função de m e v.
Questões relacionadas
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
As intoxicações alimentares podem ocorrer devido a vários fatores, principalmente em decorrência da contaminação dos alimentos por bactérias, fungos, agrotóxicos, etc. e mais raramente pela toxicidade dos próprios alimentos. Os sintomas de intoxicação alimentar podem ser náusea, vômito, cólica e diarreia. O botulismo é uma das intoxicações mais graves, podendo levar à morte. Esta doença é causada por:
- Matemática - Fundamental | 4.4 Inequações do 1º Grau com Uma Incógnita
(CFTRJ) — Antes de iniciar o estudo das inequações do 1° grau, o professor de Matemática propôs a seguinte atividade para seus alunos:
“Observe a seguinte pergunta e a solução proposta:
Quais são os valores reais de x que tornam verdadeira a sentença ?
Solução:
1. Multiplicando ambos os membros por (-3) encontramos -2x ≥ (-3) · 4 → -2x ≥ -12.
2. Dividindo ambos os membros de -2x ≥ -12 por -2, obtemos x ≥ .
3. Os valores procurados são os que atendem à desigualdade x ≥ 6.
Discuta com seus colegas as afirmações 1, 2 e 3, analisando se cada uma delas é ou não verdadeira.”
O número de afirmações verdadeiras na discussão proposta pelo professor é:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Para comprar marcador para quadro branco, uma escola fez uma pesquisa entre cinco tipos de marcadores recarregáveis disponíveis no mercado. Cada marcador traz em sua embalagem a duração média de uma carga, em número de aula, e o número máximo de cargas possíveis durante a vida útil do marcador. Essas informações foram registradas na tabela a seguir junto com o preço de cada marcador e o da sua respectiva carga.
I
II
III
IV
V
Duração média de uma carga, em número de aula
6
8
9
10
11
Número máximo de cargas
10
8
2
6
5
Preço do marcador já com uma carga
R$ 6,00
R$ 6,70
R$ 4,56
R$ 8,60
R$ 7,05
Preço da carga
R$ 2,00
R$ 2,70
R$ 3,00
R$ 3,20
R$ 3,60
A escola comprará o tipo de marcador que apresentar o menor custo por aula, considerando a vida útil do produto.
Nessas condições, o tipo de marcador para quadro branco que a escola comprará será o
Nessas condições, o tipo de marcador para quadro branco que a escola comprará será o
- Matemática - Fundamental | 03. Razão e Proporção
Texto base:
A professora do 8° Ano do Ensino Fundamental II pediu a quatro de seus alunos um exemplo de um número decimal exato. Analise, a seguir, os exemplos fornecidos por seus alunos: Aluno I - Aluno II - Aluno III - Aluno IV -
Enunciado:
Marque a alternativa que contém a identificação do aluno que apresentou o número correto de acordo com a proposta da professora.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Analiza el gráfico a seguir. Disponible en: <https://hermannespagnol.files.wordpress.com/2012/05/el-tiempo-libre_prof.jpg> Acceso el: 9 dic. 2015.
Enunciado:
Con base en el grafico, compara las informaciones y pon las proporciones adecuadas en número (porcentaje) para representar que hacen los españoles jóvenes en su tiempo libre. Debes poner entre 10% y 90% por ciento. Enseguida contesta ¿Qué hacen la mayoría de los jóvenes españoles en el tiempo libre?