(IFSUL) Duas esferas, A e B, com massas respectivamente iguais a ma e mb, colidem unidimensionalmente. A imagem abaixo ilustra a situação antes e depois dessa colisão.
Considerando que o movimento dessas esferas está livre da influência de quaisquer forças externas à colisão, para que a esfera A tenha velocidade de 1 cm/s após a colisão, a razão mA/mB deve ser igual a
Questões relacionadas
- Química | 2.4 Cinética Química
(UESB)
NO2(g) + CO (g) → NO (g) + CO2 (g)
A determinação experimental da velocidade da reação química representada mostra que essa velocidade depende apenas do quadrado da concentração de NO2(g).
A análise desse resultado permite corretamente concluir:
- Química | 2.4 Cinética Química
Colocamos um pedaço de palha de aço em cima de uma pia e a seu lado um prego de mesma massa. Notamos que a palha de aço enferruja com relativa rapidez enquanto que o prego, nas mesmas condições, enferrujará mais lentamente. Os dois materiais têm praticamente a mesma composição, mas enferrujam com velocidades diferentes. Isso ocorre devido a um fator que influencia na velocidade dessa reação, que é:
- Língua Portuguesa | C. Concordância
(UERJ) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
O passado anda atrás de nós
como os detetives os cobradores os ladrões
o futuro anda na frente
como as crianças os guias de montanha
os maratonistas melhores
do que nós
salvo engano o futuro não se imprime
como o passado nas pedras nos móveis no rosto
das pessoas que conhecemos
o passado ao contrário dos gatos
não se limpa a si mesmo
aos cães domesticados se ensina
a andar sempre atrás do dono
mas os cães o passado só aparentemente nos pertencem
pense em como do lodo primeiro surgiu esta poltrona este livro
este besouro este vulcão este despenhadeiro
à frente de nós à frente deles
corre o cão
ANA MARTINS MARQUES
O livro das semelhanças. São Paulo: Companhia das Letras, 2015
No poema, há marcas de linguagem que remetem tanto à poeta quanto a seus leitores. Uma dessas marcas, referindo-se unicamente ao leitor, está presente no seguinte verso:
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(FITS) O potássio é um mineral essencial na dieta e participa de importantes funções e regulações endógenas de inúmeras células. Ele desempenha um papel importante na maioria das funções vitais, dentre elas a do balanço hidroeletrolítico (Regulação da concentração do líquido intracelular). Junto com o cálcio e o magnésio, o potássio ajuda a regular todas as funções celulares e, especialmente, a excitabilidade do coração, músculos e sistema nervoso, além de ser essencial para o movimento do miocárdio e ativar os sistemas enzimáticos. Outra função importante do potássio está associada à prática de atividades físicas, ao desempenho e até mesmo à recuperação muscular. Participa no mecanismo de contração e relaxamento dos músculos, e sua manutenção saudável. Normalmente, todos os alimentos de baixo teor de sódio é rico em potássio, e, para ambos, os legumes e frutas, principalmente as bananas são ricas em potássio, como o tomate. O potássio também pode ser encontrado em grãos, carnes, leguminosas, como lentilhas, grão de bico e feijão e, também, nas nozes, café e cacau, embora em menor quantidade.
Sobre o potássio, pode-se afirmar:
- História | A. Grécia
Considere o texto abaixo.
“Do ponto de vista territorial, uma pólis se divide em duas partes: a acrópole [...] e a ágora [...]. No entanto, se perguntássemos a um grego da época clássica o que era a pólis, provavelmente esta não seria sua definição: para ele a pólis não designava um lugar geográfico, mas uma prática política exercida pela comunidade de seus cidadãos. [...] Se no caso da pólis o conceito de cidade não se referia à dimensão espacial da cidade e sim à sua dimensão política, o conceito de cidadão não se refere ao morador da cidade, mas ao indivíduo que, pode participar da vida política.”
(ROLNIK, Raquel. O que é cidade. In: PETTA, Nicolina L. e OJEDA, A. B. História, uma abordagem integrada. São Paulo: Moderna, s\d, p. 17)
O conhecimento histórico e o texto permitem afirmar que na Grécia Antiga: