(IFSUL) Duas esferas, A e B, com massas respectivamente iguais a ma e mb, colidem unidimensionalmente. A imagem abaixo ilustra a situação antes e depois dessa colisão.
Considerando que o movimento dessas esferas está livre da influência de quaisquer forças externas à colisão, para que a esfera A tenha velocidade de 1 cm/s após a colisão, a razão mA/mB deve ser igual a
Questões relacionadas
- Física | F. Circuitos Elétricos
(UEFS)
Considere um circuito elétrico composto por uma pilha, de força eletromotriz ε e resistência interna r, um amperímetro ideal, três lâmpadas incandescentes L1, L2 e L3 , com as resistências elétricas respectivamente iguais a R1, R2 e R3, sendo R1 > R2 > R3 , e os fios de ligação. Desprezando-se a resistência elétrica dos fios, é correto afirmar:
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(ESC. NAVAL) Analise a figura abaixo.
Uma fonte sonora isotrópica emite ondas numa dada potência. Dois detectores fazem a medida da intensidade do som em decibels. O detector A que está a uma distância de 2,0 m da fonte mede 10,0 dB e o detector B mede 5,0 dB, conforme indica a figura acima.
A distância, em metros, entre os detectores A e B, aproximadamente, vale
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
O Comissário apertou-lhe mais a mão, querendo transmitir-lhe o sopro de vida. Mas a vida de Sem Medo esvaía-se para o solo do Mayombe, misturando-se às folhas em decomposição.
[...]
Mas o Comissário não ouviu o que o Comandante disse. Os lábios já mal se moviam.
A amoreira gigante à sua frente. O tronco destaca-se do sincretismo da mata, mas se eu percorrer com os olhos o tronco para cima, a folhagem dele mistura-se à folhagem geral e é de novo o sincretismo. Só o tronco se destaca, se individualiza. Tal é o Mayombe, os gigantes só o são em parte, ao nível do tronco, o resto confunde-se na massa. Tal o homem. As impressões visuais são menos nítidas e a mancha verde predominante faz esbater progressivamente a claridade do tronco da amoreira gigante. As manchas verdes são cada vez mais sobrepostas, mas, num sobressalto, o tronco da amoreira ainda se afirma, debatendo-se. Tal é a vida.
[...]
Os olhos de Sem Medo ficaram abertos, contemplando o tronco já invisível do gigante que para sempre desaparecera no seu elemento verde.
Pepetela, Mayombe
(FUVEST 2017 1° FASE) Considerando-se o excerto no contexto de Mayombe, os paralelos que nele são estabelecidos entre aspectos da natureza e da vida humana podem ser interpretados como uma
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(UERJ) Durante a gestação humana, observa-se o aparecimento de anexos embrionários que desempenham funções importantes para o desenvolvimento do feto. Uma dessas estruturas é o saco vitelínico, destacado na imagem. A presença do saco vitelínico evidencia a descendência humana a partir do seguinte tipo de ancestrais:
- História | 5.2 Renascimento Cultural
(FUVEST) Em uma significativa passagem da tragédia Macbeth, de Shakespeare, seu personagem principal declara: “Ouso tudo o que é próprio de um homem; quem ousa fazer mais do que isso não o é”. De acordo com muitos intérpretes, essa postura revela, com extraordinária clareza, toda a audácia da experiência renascentista.
Com relação à cultura humanista, é correto afirmar que